O Trono de Jasmim (eBook)

O Trono de Jasmim (eBook) Tasha Suri

Resenhas - O Trono de Jasmim

1 | 2 | 3 | 4

Naiara Paixao 19/06/2024

Te prende do início ao fim
Desde o começo me apaixonei pela história, mesmo não entendendo muita coisa inicialmente e tendo muitos personagens. O livro é riquíssimo em cultura e mitologia indiana,que é o ponto forte do livro, muito interessante! Além de ter uma ótima representatividade de um casal sáfico! A magia das flores é linda e perigosa, como uma rosa com espinhos. O sistema de magia é bem diferente de tudo que já li. Tem vários pontos de vistas que pode confundir um pouco, mas tem no final uma lista de todos os personagens e quem são eles, e mesmo assim não me atrapalhou em gostar da história, curtia cada capítulo da mesma forma. Estão ansiosa pela continuação e desejando que seja tão boa quanto está!!!

Mahuucp 02/06/2024

Esse livro me chamou atenção por ser um romance sáfico e por abordar as culturas indiana e paquistanesa, misturando magia, romance, guerra e política.

Foi um livro que me conquistou, com história e sua magia de plantas. E com os seus personagens em conflito consigo mesmos, uns com os outros e com o mundo.

Meu conhecimento sobre cultura sul asiática é muito raso, logo só posso falar que eu amei esse universo; e acreditar que as descrições ficaram longe de uma caricatura orientalista. Considerando a origem da autora, acho que é seguro afirmar isso.

Confesso que, no começo, fiquei com medo da história ir para um lado “pocahontas”, afinal Priya é parte do povo oprimido pelo império de Parijatdvipa, do qual Malini é a princesa, porém o livro passa longe dessa premissa.

O romance Priya e Malini nasce e se desenvolve lentamente, é envolto em desconfiança, manipulações e promessas - que são mais políticas do que amorosas. As duas têm consciência de sua origem, e por causa disso há sempre muita hesitação em abraçar esse novo amor.

Eu gostei bastante disso, essas duas ainda têm muito o que conversar e muito o que lutar antes de poder dizer “eu te amo”.

As duas fazem escolhas, que as levam a caminhos diferentes. Priya escolhe sua família e Ahiranya, enquanto Malini escolhe a guerra e a destruição do irmão. São caminhos que podem fortalecer esse amor ou destruí-lo. O que deixa uma dúvida deliciosa, me fazendo pensar que ao se encontrarem novamente elas serão aliadas ou inimigas.

A resistência é violenta e cheia de ódio e vingança, e em certos pontos a autora quase derrapa acabando por vilanizar eles. Quase. Embora o líder da resistência tenha sido um dos antagonistas do livro, ele não é nenhum vilão.

Sim, Ashok fez coisas terríveis, e Priya tem direito de se sentir machucada. As ações dele, porém, não podem ser classificadas como do mal ou do bem. Ele está lutando pela liberdade e sobrevivência do povo dele e isso é o que vale.

Por outro lado, Bhumika busca proteger o povo de Ahiranya através da assimilação. Esse caminho também não é a resposta. Talvez um pouco tarde, mas ela percebe que Parijatdvipa nunca vai ver ela com o igual e nunca vai aceitar suas tradições, não importa o quão comportada e inteligente ela seja.

Bhumika e Ashok querem a mesma coisa, proteger Ahiranya e suas tradições e pessoas, mas eles escolhem fazer isso de maneiras diferentes. O que nos leva a perguntar: se Parijatdvipa apagar a história, se Ahiranya abrir mão de sua cultura e tradição, e acreditar nos deuses de Parijatdvipa, cantar as canções de Parijatdvipa, eles poderão viver em paz? Se eles forem completamente assimilados, Ahiranya terá os mesmo direitos?

E não. A resposta é não. Todos sabem disso Bhumika, Ashok e Pryia. Parijatdvipa sempre saberá quem é Ahiranya e sempre os tratará como inferiores. E isso não vale a pena. Não vale a pena jogar fora a tradição de um povo, trair a própria cultura apenas para receber migalhas de dignidade vindas do opressor.

Pode parecer uma escolha fácil. Lutar contra o opressor e conquistar a liberdade e dignidade que tanto tempo foram negados, mas não é. Isso fica bem claro nos dilemas e hesitações de Pryia ao longo do livro. Não é uma questão de certo ou errado, mas sim de que isso vale a pena. Vale a pena lutar e sacrificar o pouco que eles têm em troca de uma promessa de liberdade?

No fim, todos sabemos que a violência é a resposta, e que o imperador Chandra merece a morte. Apenas esperando pra ver esse desgraçado sofrendo. Livro super recomendado.

Alexandra85 11/05/2024

O livro que me fez voltar a gostar de fantasia
Fazia muito tempo que eu não sentia gosto em ler fantasia, parecia tudo tão igual, comecei a ler esse livro pela premissa sáfica mas todo o universo me cativou de uma maneira única.

Clara 06/05/2024

Livro muito bem escrito com construção e desenvolvimento muito bons. Tive um pouco de dificuldade de engatar na história de inicio, mas com o desenrolar fui me interessando muito mais, enredo super interessante e bem desenvolvido, não vejo a hora de ter a trilogia completa publicada no Brasil, quero muito a continuação!

Yara 04/05/2024

Como esse livro ainda não se tornou um "famosinho"?
No começo eu achei meio chatinho, mas depois que peguei o embalo da leitura foi só maravilhas ??

Nenhum personagem na história tá ali de enfeite, cada um tem um propósito, achei tudo tão bem construído. Meu Deus eu preciso do 2 livro.

elisamel 03/05/2024

Leiam!!!
Seria eufemismo eu dizer que estava doida para ler esse. Passei noites sonhando em como seria a história e posso afirmar, nada que sonhei chegou aos pés.
Como já é costume desse pefil, eu comecei a ler esperando uma coisa e recebendo algo completamente diferente: a capa me fez pensar que seria um mero romance sáfico, não um novo universo fantástico e mitológico.
Embora não tenha sido apenas um romance, nunca irei superar a história de Malini e Priya( elas são minhas filhas agora), nem de seus irmãos do templo e irmãs de consideração.

Dedela :)) 23/04/2024

Ai que luxoooooo
Amei amei amei amei! Muito luxo, muito lacre, coisa boa demaisssss. Ainda bem que a minha esposa linda me indicou szsz te amo meu amor
juju 23/04/2024minha estante
te amo bebezao

Gabriela 20/04/2024

O Trono de Jasmim
Esse foi um livro que pela sinopse já me chamou bastante a atenção!
Tive pouco contato com arte e cultura indiana, então quando soube da existência desse livro que não apenas tem isso, como também um protagonismo SÁFICO!!!, achei que era a chance perfeita!
Mas, acabei me decepcionando um pouco...

A história começou muito bem, gostei MUITO da ambientação e da estruturação desse universo!
Achei muito interessante a história política e o jeito com que estruturaram os reinos e tal.

Mas o que mais me chamou a atenção mesmo foi o sistema de magia.
Nunca tinha visto algo parecido antes, foi MUITO surpreendente e SUPER intrigante. Atiçou completamente minha curiosidade pra saber mais e mais e mais e mais!!!!

E meio que parou por aí....
Conforme a história foi se desdobrando, achei que ela foi ficando cada vez mais sem graça...

As coisas demoravam muuuuito pra acontecer, e quando finalmente iam acontecendo eu já tava TÃO cansada de esperar.
Até então, eram só pequenos incidentes que não exerciam nenhum impacto real na história e muito menos em mim enquanto leitora, que não conseguia entender completamente o porquê daquilo estar acontecendo.

Coisas que eram pra ser impactantes acabaram ficando banais, não conseguia entender o impacto delas na história. As implicações não ficavam claras em nenhum momento.
A todo momento os personagens comentando que tava acontecendo como se EU soubesse e entendesse o porquê, mas tava mais perdida que todo mundo ali.

E quando FINALMENTE as coisas aconteceram, eu só fiquei nhe. Foi divertido ver o circo pegando fogo, mas foi tão no finalzinho e as coisas se resolveram de certa forma até.... facilmente? sei lá. Tava com grandes expectativas a respeito do que aconteceria no final e acho que elas foram grandiosas demais em comparação com o que a história acabou entregando.

Também achei o romance muito água com açúcar. Não consegui em momento algum ver essa atração e esse carinho que as protagonistas nutriam uma pela outra.
Senti falta daqueles momentos de criação de um laço, pra além das implicações políticas na trama. Momentos onde a gente consegue enxergar o que as protagonistas estão sentindo uma pela outra, e não só entendendo as movimentações delas, sabe?

A escrita da autora é muito gostosa, e foi ela que tornou essa história realmente proveitosa pra mim de alguma forma.
Senti falta de muitas coisas, conforme abordei, mas o estilo de narrativa dela tornou tudo isso suportável KKKKKKKK.

Não sei se estou investida o suficiente pra ler as continuações, e talvez o faça apenas pra ter contato novamente com a escrita da autora e ver o rumo que as coisas vão tomar.
Mas, por hora, estarei encerrando por aqui essa história.

may.4 20/04/2024

Esperava mais
Primeiramente, Bhumika linda, maravilhosa, entre na minha casa, entre na minha vida ???

Todo o plot da história era muito legal e interessante mas não sei se foi desenvolvido da melhor forma, acho que em várias partes tinham muitos detalhes que se fossem descartados não fariam muita falta para a construção da narrativa, então chegou em um ponto que eu queria continuar lendo pra descobrir o iria acontecer mas tava difícil de progredir por ser maçante.

Agora sobre o romance, achei que o desenvolvimento delas como casal foi péssimo, em um certo momento eu até achei que não iria acontecer mais nada (acho que se não tivesse acontecido mesmo não teria feito diferença pra história) e quando aconteceu soou como uma coisa forçada, ficou parecendo que elas ficaram
juntas apenas por consequência das coisas que passaram e não porquê realmente sentiam algo uma pela outra.

Sobre os capítulos que cada hora eram sobre um personagem diferente, não sei se gostei ou não dessa dinâmica, no início eu fiquei bem confusa mas acho que no fim, fez sentido, foi uma maneira de entender tudo o que acontecia em cada parte do reino ao mesmo tempo.

Jess 23/03/2024

Após se recusar a ser queimada viva como um sacrifício, Malini é mandada para o exílio pelo seu irmão, o imperador de Parijatdvipa, um tirano a quem ela pretende destronar.

Confinada em Hirana, um templo ancestral que é fonte de uma magia misteriosa, o caminho de Malini acaba cruzando com o de Priya, uma criada cheia de segredos e um poder latente.

Apesar de terem objetivos diferentes, de alguma forma, Malini e Priya se conectam e juntas elas podem ter uma chance real de abalar o império. Isso é, se resolverem trabalhar juntas.

Adorei a forma como a autora construiu a narrativa de "O Trono de Jasmim", sob diferentes pontos de vista podemos nos aprofundar nas diversas camadas desse império e nas motivações de cada personagem. Apesar de ser um elemento importante na história, a magia não ofusca toda a situação política da trama, que, ao meu ver, funcionaria bem mesmo sem esse artifício. Gostei bastante.

clara1052 21/03/2024

INCRIVEL DEMAIS
Meu deus TASHA SURI voce é muito INCRIVEL!!!!!!!! EU QUERO LER OS OUTROS AGORAAAA!!! que saga envolvente e incrivel!!! que ar fresco mergulhar nas lendas dessa cultura tao rica que pouco se fala e que romance PERFEITO nossa to obcecada juro todo mundo tem que ler isso
tatipimen 22/03/2024minha estante
É bom demais!!!! Passei meses falando sobre esse livro, e quem me da 1 seg de chance já tô falando de novo!

clara1052 22/03/2024minha estante
eu to obcecada!!! vo ficar panfletando ele pra todo mundo juro que incrivel

Lua 17/03/2024

Acho que comecei o livro muito empolgada pq vi algumas pessoas comentando muito bem sobre, mas pra mim, já começou muito confuso com todos os personagens e pontos de vista.
confesso que demorei demais para ler e talvez isso tenha atrapalhado ( e muito) o meu entendimento e apego pela história.
sei que o romance da Priya e da Malini é slow burn, mas não senti a química, sabe? achei fofo os momentos delas, mas me pareceu meio aleatório.
gostei do desenvolvimento das duas como personagens, ambas tem histórias complicadas.
gostei muito da parte política, apesar de muito confusa, o livro é mais sobre os "reinos" e seus povos, achei super interessante.
meus personagens preferidos sem dúvidas são a Bhumika, Rukh e Rao.
enfim, estou ansiosa para o próximo livro, espero senti mais química entre elas!!!
may.4 20/04/2024minha estante
SIM MEU DEUS, concordo com tudo

Nicollyzzzz. 14/03/2024

FAÇAM FICAR FAMOSINHO PRA TER O 2 NO BR LOGO !!!!!!!!!
Eu AMEI o livro, muito.
Não sou de ler fantasia, mas o livro estava em promoção e tinha casal safico, então decidi dar uma chance e foi A MELHOR COISA QUE FIZ.

A capa engana, a história não é sobre as duas, é sobre todo um país, sobre desigualdade, sobre a tentativa de aniquilar todo um povo.
Pode parecer um tema batido pra fantasia, mas a autora traz tudo isso de uma forma muito única, com toda uma cultura e diferentes crenças que enriquecem muito o universo.

É um livro extenso, afinal são mais de 500 páginas, mas eu não tiraria nada, pelo contrário, estou ansiosa para a publicação do segundo volume no Brasil.

Sily 12/03/2024

O ano nem terminou mas eu posso considerar esse livro um dos melhores que eu li. O mundo, as tramas, a construção das personagens, a forma como a autora busca mostrar o ponto de vista de varios personagens diante uma situação, simplesmente uma obra de arte.

Lorena 04/03/2024

Bhumika, eu estarei nas trincheiras por você!!!!
O Trono de Jasmim é, com certeza, uma das melhores fantasias atualmente. Um livro que une as melhores coisas de uma fantasia: uma construção de mundo impecável, um embate político viciante, protagonistas femininas poderosas, ambiciosas e implacáveis, e um pouquinho de romance só pra dar um gostinho.

Normalmente, um livro de 532 páginas seria algo maçante, mas O Trono de Jasmim não. Eu passei horas e horas lendo, ansiosa pra saber o que vinha a seguir porque a história te prende de um jeito que você não consegue parar.

A autora conseguiu criar uma das melhores ambientações de fantasia que eu já vi. O império de Parijatdvipa é tão bem construído e o mapa ainda é num formato de flor, o que é ainda mais interessante se analisar por todo o contexto do livro. A cultura, a fé e o mundo de O Trono de Jasmim foi perfeitamente moldado.

Os personagens então nem se fala. Temos protagonistas femininas fortes como Priya e Malini, cada uma com seu objetivo e sua própria força. E não posso deixar de citar a Bhumika, que mulher é essa meu Deus. O verdadeiro significado de poder, força e liderança é ela. Eu entraria em milhares de guerra se fosse no nome de Bhumika.

Recomendo demais esse livro a todos que amam uma fantasia bem escrita e a todos que se interessam pela cultura indiana.

1 | 2 | 3 | 4