Harmonização Mental

Harmonização Mental Guilherme Tavares

Resenhas - Harmonização Mental

Raiane.moraes 15/02/2023

Maravilhoso
"O importante não é saber quem está com a razão, e sim entender que, se você não estiver aberto para a realização de uma revisão nos seus sistemas de crenças, ficará preso em um jogo mental que só fará mal a você mesmo."

Harmonização mental
É um livro que nos apresenta Beatriz, uma mulher casada, e com uma filha que passou por um trauma em sua infância que transformou seu modo de ver a vida.
Vindo de uma família rural, sua mãe uma imigrante italiana, católica e muito humilde, vendia doces para ajudar no sustento de todos.
Conheceu seu marido na igreja onde criou e educou seus filhos segundo sua religião, Beatriz era uma garotinha que sempre gostava de estar ao lado da mãe na produção de doces. E por ser tão esperta, sua mãe a colocou para começar a fazer entregas.

Em uma dessas entregas, ao se ver sozinha com o padre da região acontece algo inusitado na vida da pequena Beatriz. O padre faz perguntas maldosas, e a toca no ombro. O que faz com que nossa protagonista fique desesperada e saia correndo chorando para sua mãe.
Ao chegar em casa ela conta tudo o que aconteceu para a sua mãe, e pede que conte ao pai. Porém como eles são uma família humilde, e que precisam do trabalho do pai (que presta serviços a paróquia da cidade) e as vendas dos doces de sua mãe (que tem medo de ficar "mal falada" ). Ela não o faz.
Beatriz então cresce distante do pai, achando que o mesmo sabia de tudo o que aconteceu naquele fatídico domingo e não fez nada. Ela cresce com uma imagem distorcida de homens em geral. Tanto que casa, constrói uma família sem ter amor e a confiança que um relacionamento precisa para se sustentar.

Seu marido se apaixonou por algo que ele criou, pois como Beatriz lembra sua mãe uma mulher forte e decidida ele se viu acolhido e protegido por Beatriz.
Após alguns anos de casamento, nossa protagonista descobre uma traição o que a faz perder total confiança em homens e não conseguir consolidar um novo relacionamento. Vivendo assim somente para sua filha.

O autor Guilherme Tavares, é um administrador de empresas, analista de computadores e psicanalista. Que tem uma abordagem no assunto com primor.
Ele consegue apontar vários pontos de vista na história, contando a história de vida de cada personagem e explicando o pq a vida de Beatriz virou essa bola de neve.

Achei fantástica essa leitura, a escrita do autor é envolvente e seu modo de abordar o assunto é genial.
Leeeiam!!

cinnamon1 22/01/2023

Gostei que o livro mesclou a história com as explicações que por sinal foram muito bem feitas, super recomendo a leitura desse livro.