Operação Capitu

Operação Capitu Henrique Melo

Resenhas - Operação Capitu

Marines.zorzi 13/05/2024

Surpreendente!!
Com uma narrativa bem divertida e fluida, o leitor vai nos envolvendo nos dramas vivenciados por : Otávio, Anderson e companhia.

Entre gírias e delírios da juventude, a história aborda temas importantes como bullying, traição, alcoolismo, entre outros. Parabéns ao autor!

Luana 28/04/2024

Operação!
Uma história narrada por um adolescente, onde descreve suas insegurança e alguns problemas que acabam se envolvendo junto com outros adolescentes.
A narrativa é bem descritiva, tem romance, um mistério a ser desvendando e sempre ao início de cada capítulo, o autor colocou trechos de Machado de Assis.

Nicholas.Peres 24/04/2024

Eu AMEI esse livro, AMEI
Desde que comecei a minha vida de leitor, eu buscava aquele livro LGBT perfeito. Tô aprendendo muito a apreciar a literatura nacional também, e quando vi a premissa do livro, que se apropriava de uma questão tão clássica na nossa literatura, eu achei o máximo!

E que livro INCRÍVEL.

Acho que Operação Capitu é uma mescla perfeita entre vários gêneros distintos - romance, drama, mistério e outros - que me passou uma série de sensações, me lembrou diversos momentos meus, me fez torcer por cada um dos personagens. Um plot atrás do outro, e eu mais chocado que o próprio protagonista com as revelações hahahaha

Leitura recomendadíssimo, em todos os sentidos!

Jhonatan Zati 24/04/2024

Romance de formação ideal para fãs de dark academia e Heartstopper
O livro "Operação Capitu", de Henrique Melo, traz à contemporaneidade questões de clássicos da Literatura mundial, o mais óbvio sendo "Dom Casmurro", de Machado de Assis. Se você gosta de Donna Tartt e Pedro Bandeira, este livro é para você. 😉

Esse livro tem suspense, tem paixão adolescente, tem erotismo e tem SURPRESAS. Eu estou chocado até agora. E vocês sabem que se eu não gostasse teria dito.

Então fica a dica!

@loop.literario 24/04/2024

Operação Capitu Henrique Melo - 2023 / 372 páginas - Publicação independente
Imagina um livro com personagens adolescentes, inspirado pelo eterno enigma da traição de Capitu em relação a Bentinho? É com esse enredo que o autor tece uma trama envolvente onde Otávio, um adolescente que busca aceitação e proteção, se vê no centro de uma intriga emocionante. A proposta de fingir amizade para investigar Alana, a namorada de Anderson, desencadeia uma sequência de eventos que desafia não apenas as percepções dos personagens, mas também os limites da confiança e da lealdade.

A escrita fluida do autor não apenas prende o leitor, mas também o surpreende com uma profusão de referências literárias que desmistificam a ideia de que a literatura é entediante ou antiquada. Ao trazer à tona nomes como Machado de Assis, Ligia Fagundes Teles, Pagu, Jorge Amado e Aluísio de Azevedo, o livro enriquece sua narrativa, não deixem de ler atentamente as frases que ele inicia todos os capítulos, hein?

Além disso, o autor não hesita em abordar temas relevantes para os adolescentes contemporâneos, como automutilação, transtornos alimentares, saúde mental e sexualidade. Esses elementos, embora não sejam o foco principal, são muito bem integrados ao cenário da história, enriquecendo ainda mais a experiência de leitura.

A comédia romântica se desenvolve de maneira envolvente, com personagens adolescentes que enfrentam desafios e situações ousadas, apresentadas de forma autêntica e realista. Mesmo com cenas mais adultas, o livro mantém sua sensibilidade juvenil, explorando o amadurecimento emocional dos protagonistas.

Um dos pontos altos da narrativa são os devaneios do protagonista, Otávio, que oferecem momentos de humor e reflexão. A inclusão de Xicó, um personagem icônico, adiciona um toque especial à trama, conectando o livro ao imaginário literário brasileiro de forma única. Poxa, eu queria uma adaptação desse livro só para ver esses devaneios…

Apesar de um desfecho um pouco confuso devido à avalanche de informações, esse é um livro envolvente e cativante, que combina mistério, romance e reflexão de forma equilibrada e marcante.

Paula823 02/02/2024

Resenha do Livro "Operação Capitu" do Autor Henrique Melo.

Otávio, um rapaz desinibido e grande amigo de algumas meninas, seguia normalmente sua rotina, até Anderson, um MDF (menino do futsal), lhe fazer uma proposta: Tavinho deveria virar amigo de sua namorada, Alana, para descobrir se ela o está traindo, em troca ganharia proteção dos valentões da escola. Logo, este pequeno acordo é intitulado de "Operação Capitu", que rapidamente toma proporções maiores, saindo completamente do controle.

O livro é inspirado na história clássica de "Dom Casmurro de Machado de Assis". Um ponto muito interessante que notei já no início, é na forma aprazível e bem elucidada que referencia o livro em questão, facilitando inclusive a compreensão deste.
Trata-se de uma comédia romântica teen LGBTQIAPN+, digna dos cinemas, que vem acompanhada de algumas cenas mais p1cant3s. É bem humorada, tem conflitos internos dos personagem, bem comuns da adolescência.
O enredo é bem divercificado, e rico em temáticas importantíssimas como: d3pre$$ão, 4ut0mut1laçã0, bullyng e preconceito.
O melhor do enredo, é nos inserir em uma teia de mistérios, que vai além de somente desvendar o segredo de Alana.
A escrita do Autor é sensacional, transmitindo a lembrança de duas situações: de estar assistindo um filme; e de estar escutando aquele amigo contando uma grande história de sua vida.
É um livro imersivo, excepcional e com um Plot Twist melhor que o outro.

*Livro Físico pela UICLAP:
*E-book disponível pela plataforma DREAME:
*Degustação gratuita no WATTPAD:

site: https://listlink.bio/vivifrrz

Karla.Cassol 28/11/2023

Diferente e muito bom!
Esse é um livro dentro de um livro. Aqui temos o Otávio (protagonista) narrando sua vida no ensino médio, com todas as suas dificuldades, amizades, amores e tramas mirabolantes, tudo isso temperado com muita ?viagem na maionese? como ele mesmo diz?haha

Só posso dizer que amei! A estrutura desse livro é totalmente diferente de tudo que já li, mas apesar da estranheza, isso não me prejudicou em nada na leitura.

Acontece tanta coisa aqui, que essas quase quatrocentas páginas parecem quase oitocentas? Temos também uma infinidade de personagens, bizarrices, e uma escrita muito fluida que me prendeu do início ao fim.

As referências a livros clássicos e a ícones da cultura pop são sensacionais!

Mesmo sendo uma história divertidíssima, o livro também aborda assuntos seríssimos, como automutilaçã*, transtornos alimentares, homofobia e afins, e bate muito na tecla da TERAPIA, algo extremamente necessário, principalmente na adolescência.

Infelizmente o ebook não está mais disponível na Amazon, embora eu tenha encontrado a versão física dele à venda na Uiclap.

Se você gosta de fofoca e drama adolescente, bem escrito e divertido, recomendo a leitura!

Vale lembrar: não existe nenhuma variação da frase ?levantei e fiz minha higiene matinal? nesse livro, e isso é pra glorificar de pé! hahahah

PS: os personagens são adolescentes ali nos seus dezessete anos, mas acredito que a leitura é 18+.

crohnsono 02/07/2023

Vim aqui pela fofoca
Olha, vou ter q ser sincera aqui que eu achei muito difícil acompanhar o ritmo de escrita desse livro.
confesso que eu terminei ele por apenas dois motivos:
1 - eu dificilmente abandono um livro
2 - eu queria muito saber o resto da fofoca

depois que vc pega o jeito, o resto da leitura fica um pouco mais fácil.
sinceramente eu achei irrelevante ter capítulo próprio de alguns personagens, e a entrega de informações ficou um tanto quanto confusa (inclusive eu tinha entendido uma dessas informações de forma totalmente errônea, e fiquei bilu tetéia qnd mais tarde eu percebi o que tinha acontecido)

enfim, não é um livro ruim, mas também não é um dos meus favoritos.
se vc é fofoqueiro vai gostar.