Carcosa

Carcosa Edgar Allan Poe...

Resenhas - Carcosa: Contos do Rei de Amarelo

Sakurazuka 31/10/2023

Acho muito difícil dar cinco estrelas para livros de contos, sempre vai ter uns bons e uns não tão bons...

John.Spectrum 12/09/2023

Nas Brumas de Carcosa
- Antologia que reúne 9 contos de 4 mestres do horror. As narrativas são essas: A Máscara da Morte Vermelha, de Edgar Allan Poe; Um Habitante de Carcosa e Haita, o Pastor, de Ambrose Bierce; O Rei de Amarelo, O Reparador de Reputações, A Máscara, No Adro do Dragão e O Signo Amarelo, de Robert Chambers; e Um Sussurro nas Trevas, de H. P. Lovecraft.

- A obra apresenta narrativas que se ligam entre si por conterem traços do chamado "horror cósmico", um horror causado por seres ou situações inomináveis, muito além da compreensão humana. A antologia se abre com o mais perfeito conto de terror já escrito, que apresenta um baile medieval com uma intrusa de gelar o sangue. Em seguida, surgem o conto que inspirou o título do livro, sobre uma cidade assombrosa, e uma narrativa a respeito de um deus obscuro. Os cinco contos posteriores giram em torno de uma peça maldita e de um personagem-rei, que levam à loucura quem entra em contato com eles. Aqui, cabe dizer que a cor amarela desse rei representa a degradação física e mental, numa tradição que remonta à Idade Média. Por último, tem lugar uma história lovecraftiana sobre criaturas vindas do "planeta X", nome dado pelo autor a Plutão. Todos esses contos reunidos (e traduzidos com esmero) fazem de tal antologia uma verdadeira joia, que merece ocupar um lugar de destaque na estante dos fãs de horror.

Thainá - @osonharliterario 12/05/2023

E se você ficasse louco ao ler um livro?
Porém, a curiosidade e o desejo são tão intensos que é impossível não se render ao fascínio das páginas d’O Rei de Amarelo, independente de quantos relatos de insanidade existam ou possam existir.

Escritos pelos autores clássicos e já conhecidos Edgar Allan Poe, Ambrose Bierce, Robert Chambers e H.P. Lovecraft, os 9 contos que temos nesta coletânea versam exatamente sobre esse mito da literatura e como o contato com tais páginas pode ser o fim para muitos. Aqui, as narrações intercalam entre curtas e longas, mas sempre com foco na paranoia, medo, aflição, curiosidade e, por mim, tragédia.

Eu nunca havia lido nada sobre o rei de amarelo, mas a curiosidade sempre foi grande, pois eu adoro histórias que envolvam a loucura humana, a insanidade, a perda do equilíbrio mental.

Pra mim, tem algo de fascinante na proposta de alguém que não pode mais confiar em sua própria mente e em seus pensamentos, em alguém que perde o controle de si mesmo. Gosto disso, principalmente por ser tão crível, tão fácil de acontecer com qualquer um de nós.

Nessa coletânea encontrei contos um pouco confusos, mas que pareciam ter essa proposta exatamente para nos deixar tão paranoicos e vulneráveis quanto os protagonistas. Também encontrei contos e trechos mais melancólicos que abordavam o sentido da felicidade, ou a angústia da pós vida. Encontrei, em suma, contos com visões assustadoras, mas também poéticas, principalmente quando havia questões sociais que tanto se aproximavam com a nossa realidade atual.

Porém, por serem autores clássicos e histórias criadas há muito, a escrita nem sempre flui bem. Mas nem por isso pensei em desistir. Forcei a leitura e me sinto grata por isso, pois, de alguma forma, gostei e aproveitei todos os contos.

No fim, foi uma leitura que supriu as minhas expectativas e me deixou com ainda mais vontade de mergulhar no mundo do rei de amarelo. Desfrutei cada momento e me permiti enlouquecer em cada conto. Para os fãs do gênero, é quase uma leitura obrigatória, perfeita para ser estudada, lida e sentida (e um pouco amaldiçoada também).

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2023/05/12/resenha-carcosa-contos-do-rei-de-amarelo-varios-autores/