Micro Macro

Micro Macro Marcelo Gleiser

Resenhas - Micro Macro

Kaique.Nunes 26/03/2019

Micro Macro é uma compilação de escritos do físico Marcelo Gleiser, originalmente escritos para o jornal Folha de S. Paulo publicados nos anos de 1999 a 2004.

Neste livro encontramos relatos dos avanços da ciência, além de reflexões sobre as mais diversas temáticas, dentre elas: espiritualidade e a relação desta com a ciência, sobre a relatividade do tempo, aquecimento global, os buracos negros, sobre as reações termonucleares das estrelas, a matéria no universo, sobre óvnis, e as dimensões do espaço.

Gleiser sempre nos traz uma visão bem poética da ciência, pois esta é nossa homenagem a Natureza, nossa tentativa de capturar uma pequena fração que seja da magia que nos rodeia e da qual fazemos parte. “Ser cientista é ser um tradutor, é tornar humana a realidade em que vivemos, aquela visível e a outra que se esconde por trás de nossa limitada percepção do que existe”. Porém, a poesia da realidade muitas vezes se revela de forma cristalina pela expressão matemática.

Nem todos entendem tanto de matemática, e seria inaceitável privar as pessoas que não compreendem essa linguagem de seus ensinamentos e de seu lirismo. Imagina nunca ser capaz de ler Shakespeare só por não dominar o inglês, ou um não falante da língua portuguesa de ficar sem ler Fernando Pessoa. Se o cientista, como o poeta, é um tradutor de realidades, a voz que traz essas realidades escondidas, o divulgador da ciência é um segundo tradutor, a voz que traz essas realidades para a sociedade como um todo.

site: https://www.instagram.com/leredespertar/

Yussif 16/05/2012

Reflexões Sobre o Homem, o Tempo e o Espaço!

Seleção variada e ampla das colunas de Marcelo Gleiser, publicadas no caderno "Mais!" da Folha de S.Paulo de 1999 a 2004, este livro realiza como poucos um ideal de divulgação científica. É voltado, ao mesmo tempo, para os que já sabem muito e para os que não sabem nada sobre o assunto.

João Carlos 17/09/2010

Ótimo livro!
“Como foi possível, em um universo dominado por matéria inerte, que átomos destituídos de consciência ou objetivo tenham se organizado em seres conscientes?" (Artigo “O Homem, esse ser improvável” de 16 de Junho de 2002, Folha de São Paulo).

Esta e outras reflexões a respeito do Homem, do Tempo e do Espaço, são a tônica da obra Micro Macro do físico Marcelo Gleiser. O Livro é uma coletânea dos artigos escritos para a coluna homônima da Folha de São Paulo, de 1999 a 2004, realizando como poucos um ideal de divulgação cientifica: ele fala, ao mesmo tempo, para os que já sabem muito e para os que nada sabem sobre os temas.

Alguns pensamentos merecem destaque, tais como: “A Ciência nos aproxima da natureza e nos transporta a uma percepção do mundo que pode, com certa liberdade, ser chamada de profundamente espiritual”. Este artigo aborda o tema ciência e espiritualidade no final do milênio. Gleiser relata como a sociedade encarou o final do primeiro milênio e do segundo. O final do primeiro foi cercado de crenças a respeito do fim do mundo a partir de uma visão puramente espiritual. Já no final do segundo, tivemos a mesma crença de fim do mundo, mas com uma visão muito mais cientifica e tecnológica.

“O essencial é invisível aos olhos” (Fala da Raposa ao Pequeno Príncipe na fábula de Antoine de Saint-Exupéry). Gleiser escreve como chegamos ao mundo do muito pequeno, através dos estudos quânticos e como estes estudos têm agregado subsídios para a evolução da ciência e tecnologia na história recente da humanidade.

A leitura da obra é fácil e prazerosa. Os conteúdos são excelentes para debates em sala de aula. Certamente, o autor atinge seu objetivo principal de divulgação científica.