Enquanto Paris dormia

Enquanto Paris dormia Ruth Druart

Resenhas - ENQUANTO PARIS DORMIA

brunafonsecar 16/12/2023

Emocionante
Enquanto Paris Dormia vai contar o ponto de vista de cinco pessoas que tiveram suas vidas entrelaçadas pelo Holocausto, a linha temporal do livro é dividida entre presente e passado, os capítulos são nomeados por datas e locais para que nos situemos dos acontecimentos que levaram os personagens para onde estão.

Enquanto Paris Dormia é uma história forte, onde vemos o pior lado do ser humano, toda a crueldade que os homens são capazes, tem uma frase de William Shakespeare que diz "o inferno está vazio e todos os demônios estão aqui na terra" e ela resume o que foi Auschwitz, o livro retrata não só como começou o Holocausto, mas também durante e após. O livro também fala sobre o amor de mãe e como ele é capaz de tudo para salvar a vida do seu filho, inclusive sacrificar sua própria felicidade.

Gostei muito do livro ser dividido entre vários pontos de vista, de ver o que cada um estava passando, principalmente do ponto de vista do Sam, agregou muito na história ver o que ele estava pensando e sentindo.

Chorei muito ao longo de toda a história, é muito revoltante lembrar que muitas coisas que aconteceram nesse livro aconteceram na vida de muitas pessoas, porém é muito importante que histórias como essa seja escritas e repassadas para que a humanidade não se esqueça e repita os mesmos erros cometidos.

Gostei muito dos agradecimentos da autora, ela trouxe um pouco da sua história com Paris e do seu processo de escrita, junto da recomendação de livros que ela leu para escrever essa história.

O epilogo do livro foi um sopro de esperança, me emocionei muito com a última cena.

Bruna.Caroline 27/06/2023

A autora traz um dilema muito intrigante e que eu ainda não havia pensando. O livro é interessante quando traz a voz de todos os personagens, dando-lhes a oportunidade de mostrar seus sentimentos e pensamentos.

Christian Homem de Melo 14/06/2023

Lindo
O livro tem a narrativa entre passado e presente e vai contando assim, os dramas vividos por quatro jovens franceses que viviam na Paris ocupada pelos nazistas.

O destino deles é entrelaçado por uma entrega dolorosa, pelo amor e pela dor!

Eu me surpreendi muito com esta leitura e recomendo.

Dani @oslivrosdadani 14/05/2023

PENSATIVO, COMOVENTE E PERSPICAZ!
Paris 1944: O futuro de uma jovem judia é devastado em um piscar de olhos. Conduzida a um trem com destino a Auschwitz, em um ato de desespero, ela confia seu filho, o seu bem mais precioso a um estranho. Tudo o que resta agora é esperança.
Santa Cruz 1953: Jean-Luc pensou que tinha deixado tudo para trás. A cicatriz em seu rosto é um pequeno preço a pagar por sobreviver aos horrores da ocupação nazista. Agora, ele tem uma nova vida na Califórnia, uma família. Ele nunca esperou que o passado batesse em sua porta.

Em uma plataforma escura, dois destinos se enredam. A escolha deles mudará o futuro de maneiras que nenhum dos dois poderia imaginar.

?Enquanto Paris Dormia? retrata a devastação resultante de uma guerra, ao mesmo tempo que justapõe o poder do amor, resiliência e coragem quando tudo parece perdido. Explorando a força dos laços familiares e o que realmente significa amar alguém incondicionalmente.

Uma história forte em personagens, tempo e dinâmica. O romance é multifacetado, contado a partir de diferentes vozes e linhas de tempo duplas. Há Jean-Luc e sua esposa, Charlotte, na Califórnia em 1953, onde tentam viver uma vida americana normal enquanto buscam esquecer os horrores que testemunharam durante a ocupação nazista. E então há Sarah, uma jovem judia a caminho de Auschwitz. Três personagens vividamente desenhados e lindamente bem construídos, ao qual certamente seu coração irá se compadecer quando eles se deparam com escolhas impossíveis que mudarão suas vidas para sempre.

Perfeitamente ritmado, traçado, e escrito de forma sugestiva, ?Enquanto Paris Dormia? é um retrato impressionante da brutalidade da guerra e da tenacidade do amor.
Um enredo engenhoso com personagens e suas histórias críveis, este livro me proporcionou um misto de sentimentos e me fez refletir sobre a capacidade da humanidade tanto no que diz respeito ao amor quanto a crueldade.

Prepare-se para ficar completamente absorto neste livro fascinante.

lelecanales 07/05/2023

Neste romance sensível e potente, sucesso de vendas no mundo, uma mulher deve tomar a decisão mais difícil de sua vida nesta história de resistência e de fé durante um dos momentos mais tristes do século XX.

Santa Cruz, 1953. Jean-Luc foge de seu passado. A cicatriz em seu rosto foi um tributo mínimo face ter sobrevivido os horrores da ocupação nazista na França. Sua vida com a família na Califórnia finalmente é o que ele sonhou ? até que o passado bate à porta.

Paris, 1944. Uma jovem judia tem seu passado estraçalhado e seu futuro ameaçado em um piscar de olhos. Em desespero após ser forçada para dentro de um trem em direção a Auschwitz, ela confia seu bem mais precioso a um completo estranho. Só lhe resta a esperança.

Em uma plataforma mal iluminada, dois destinos se entrelaçam, e as escolhas futuras dessas personagens podem mudar o futuro de maneiras inimagináveis.

Contada por diferentes perspectivas, Enquanto Paris dormia é uma história sobre amor incondicional, sobre resiliência e sobre manter a coragem mesmo quando tudo parece perdido.

Paty 13/04/2023

Ótimo
Livro perfeito.. amei a história, os relatos d guerra e campo de concentração...
História totalmente envolvente, repleta de emoção, tristezas, lutas, sofrimentoo e amor incondicional..
Talvez amar verdadeiramente seja isso, colocar a felicidade do outro acima da sua.

Cah. 09/04/2023

Um dos melhores livros que eu já li e devastador também ...
Fico me perguntando, como esse livro não tem milhares de avaliações?!

Segunda Guerra Mundial, um casal Francês que se conhecem em meio a devastação da guerra em 1944 ...Charlotte e Jean-Luc, Jean -Luc trabalha na linha ferroviária, assistindo os trens embarcarem levando milhares de passageiros por dia para o campo de Auschwitz, onde seu caminho se cruza com Sarah, onde ela deixa seu bebê recém nascido aos cuidados de Jean-Luc o implorando para salvar seu filho Samuel ...

Jean-Luc e Charlotte arriscam a sua vida para salvar o pequeno Samuel, e nove anos depois os pais de Samuel o querem de volta ... O que causa um choque enorme a Jean-Luc e Charlotte, virando o mundo deles e do pequeno Samuel de pernas para o ar ...Tendo que se adaptar a vida na França, com dois desconhecidos, o sofrimento do Samuel transborda pelas páginas do livro.

Sarah e David ( seus pais biológicos) sofrem também diante da rejeição do Samuel, e resolvem colocar a felicidade do Samuel acima da deles, tomando uma difícil decisão ...

E que final foi esse?! Se eu fosse chorona, teria derretido de tanto chorar ...

leiturasdaursula 08/04/2023

Tocante
Enquanto Paris dormia é um romance histórico emocionante cuja história é contada através da perspectiva de três personagens principais: Jean-Luc, Charlotte e Sarah. Além disso, a história é dividida em quatro partes e alterna entre capítulos que se passam no passado (1944) e no presente (1953). À frente, na quarta parte do livro será inserido um quarto narrador.

A trama aborda sobre a Segunda Guerra Mundial quando a França foi tomada pelas forças armadas alemãs. Jean-Luc e Charlotte são parisienses obrigados a seguir as regras dos alemães. Sarah é uma jovem judia, que sofrerá com o holocausto.

O livro é bem escrito e a história é muito envolvente. Ruth Druart apresenta as emoções e conflitos dos personagens de uma forma realista, criando uma atmosfera de tensão e ansiedade, que deixa @ leitor@ instigad@ para descobrir o desfecho.

Além disso, Enquanto Paris dormia aborda temas importantes e atuais, como a guerra, o preconceito e a busca pela liberdade, mesclando romance, drama e reviravoltas. A autora trata desses temas com muita sensibilidade e os personagens são bem desenvolvidos e cativantes, o que faz a gente torcer pela felicidade deles. Por vezes, me senti angustiada e me emocionei com os temas abordados!

Recomendo a leitura para quem se interessa por romances históricos e dramas emocionantes, onde os temas pesados são suavizados com uma dose de romantismo e esperança.

Jaqueline637 25/03/2023

Gosta de livros sobre o holocausto???
Enquanto Paris Dormia é uma ótima leitura!!!
É um livro sensível, emocionante e cruel..
Vale muito a leitura!!!!

books.karla 20/03/2023

Necessariamente cruel
Que livro, que história? é impossível ler e não sentir tudo.

Não tenho nem palavras para descrever a importância dessa história, principalmente por saber que coisas tão cruéis e até mesmo bem mais cruéis que as descritas aconteceram de verdade.

É um livro triste, doloroso e necessário. Todos deveriam ler. É um assunto que jamais deveria ser superado, tratar sobre esses fatos é fundamental, porque infelizmente fez e faz parte da história de muitas famílias.

E não tem nota suficiente que descreva a grandeza dessa história. 5?? com toda certeza.