Achegas sobre movimentos e ideias em Alagoas: protestantismo, espiritismo e maçonaria (III) Luiz Sávio de Almeida

Resenhas - Achegas sobre movimentos e ideias em Alagoas: protestantismo, espiritismo e maçonaria (III)

@bibliotecagrimoria 30/04/2023

Confederados no sul do Brasil
Apesar de procurar trazer a análise da presença protestante em Alagoas, o autor faz uma importante introdução sobre os interesses conflitantes entre os sulistas dos Estados Unidos que vieram estabelecer colônias no sul do país. Como perdedores da guerra civil americana, muitos foram motivados a procurar o Brasil em busca da continuidade do sistema escravista que, extinto nos Estados Unidos, ainda se mantinha no Brasil.
Chama atenção também as posições dos abolicionistas da américa do norte desejarem enviar os negros libertos para o Brasil, para colonizarem o Amazonas. Tese que, segundo apresenta o autor, também recebeu aprovação de Lincoln.
No mais, a presença dos capuchinhos é apresentada pelo autor como um empecilho à esse projeto colonizador. Pois, uma vez que estavam à frente da criação e administração de casas de caridade e eram participantes das comunidades interioranas (principalmente indígenas) ocupavam um lugar na referência do sagrado que impedia a penetração protestante.