Diário de um Homem Supérfluo

Diário de um Homem Supérfluo Ivan Turguêniev

Resenhas - Diário de um Homem Supérfluo

Débora 21/05/2024

O livro envelheceu mal e a tradução é das piores.

Arrisco dizer que esse é o pior livro do Turgueniev.

E que costume, hem, de casar adolescentes com homens com o dobro de sua idade.

moonyz 13/05/2024

Um homem supérfluo
O livro retrata o desconsolo e o sofrimento de um coração vazio e carente de amor de Tchulkatúrin, que vê a morte se aproximar a passos largos, "como um crescente estrondo", descrito no livro.

É uma obra envolvente que me fez ter uma ideia totalmente diferente de um "homem supérfluo". Além disso, é interessante como há um paralelo com tensões políticas que permeavam a sociedade russa daquele período. No livro, tal termo, retrata os homens da classe nobre que, por mais capital cultural que tivessem, eram incapazes de tomar as rédeas da própria vida para mudá-la como ansiavam. Assim, esse seria o homem supérfluo, um ser envolvido por um vazio, falta de sentido na vida e desilusão com os valores e normas vigentes. Um homem paralisado com a própria ideia da insignificância.

Professor_estudante 14/04/2024

Pessimismo em poucas páginas
Gostei bastante. Em poucas páginas o autor nós oferece uma degustação do pessimismo típico da literatura russa do Século XIX. O enredo é narrado em primeira pessoa, porém de uma inconstante, causa uma sensação de incerteza se haverá um desfecho ou um final inacabado para a trama.

Alda.Lorenn 20/03/2024

Vou tentar outra tradução posteriormente
Todos que conheço amam esse livro mas eu lutei pra terminar... Foi apenas ok bra baixo rsrs
Peguei outra tradução e pelo início achei bemmm melhor.
Vou tentar ainda esse ano relê-lo.