O último membro Bruno Rodrigues

Resenhas - O último membro

Andre 01/05/2024

O conto é uma alegoria bastante explícita sobre a futilidade da sociedade atual e a nossa incapacidade de lidar com questões pessoais como ego, inveja, masculinidade frágil e soberba, ainda mais quando temos todo a influência das redes sociais potencializando esses sentimentos sem nenhum tipo de freio.

É curtinho e vale a pena ler.
Bruno.Rodrigues 01/05/2024minha estante
Obrigado por ter lido!

Rauecker 30/03/2024

O último membro
Ótimo conto distópico passado em algum lugar do Brasil pós pandemia da COVID-19, basicamente terminado todo o terror proporcionado pela COVID um novo vírus surge em 2022, porém, esse afeta apenas os homens.

A narrativa é toda contada por Orlando para seu filho Orlando Júnior, muitos anos após os acontecimentos, onde Orlando decidiu se isolar no interior e Júnior quer obter respostas sobre a época. Respostas essas que só poderiam ser dadas pelo pai, pois após o ocorrido a internet foi fortemente controlada e a verdade já se perdeu a tempos.

A ideia do conto é genial e passa uma mensagem necessária e poderosa, a analogia de Bruno é precisa e cirúrgica. Vale muito a pena a leitura e disseminação desse conto. A literatura brasileira é ótima e é sempre um prazer ler algo novo.

Citação preferida:

?A terra continuava girando no seu incansável movimento de translação enquanto nós aqui embaixo, estávamos parados no mesmo lugar, como se a evolução natural da espécie estivesse em um ano sabático.?
Bruno.Rodrigues 30/03/2024minha estante
????

benji.by 07/03/2024

Ego e Inveja
Uma ficção que não tem tanta ficção em si, pois tem muita verdade. As pessoas dão muito valor à coisas estúpidas como status social, riqueza material e beleza física.

Aqui vemos como o Ego e a Inveja andam lado a lado, e são dois dos piores defeitos do ser humano.

Escrita muito boa e de fácil compreensão.
Bruno.Rodrigues 07/03/2024minha estante
Valeu demais por ter lido! ?

Lena 21/02/2024

Terror com reflexão
Gostei tanto dos temas tratados no conto (redes sociais e etc.) que pra mim o terror ficou em segundo plano, trás a reflexão da nossa realidade, sobre como a internet e a ideia de comparação afeta nossa vida de uma forma muitas vezes irreversível... Leitura rápida, ótima escrita, e maravilhosos pontos de reflexão. Adorei a experiência.
Bruno.Rodrigues 22/02/2024minha estante
Muito obrigado por ter lido ????

Maria 20/02/2024

2022 foi um ano e tanto?
Foi uma leitura rápida e muito boa. Possui um ar ficcional, com muitos elementos atuais e reais.
Amei a crítica em relação a superficialidade das redes sociais.
O autor tem muito potencial.
Só leiam!!
Bruno.Rodrigues 20/02/2024minha estante
Muito obrigado por ter lido!!! ??

Maria 20/02/2024minha estante
??

jbueno2023 22/01/2024

Uma história diferente
Uma leitura rápida e fluída. A história é atual, com um realismo fantástico. O autor é brasileiro e tem um grande potencial. Recomendo a leitura.
Bruno.Rodrigues 22/01/2024minha estante
Muito obrigado!!

Wendy Coutinho 26/12/2023

O último membro
A leitura foi rapida, eu gostei do livro, entendi a proposta, mas nao me pegou muito, achei um pouco extremo as mortes
Bruno.Rodrigues 27/12/2023minha estante
Obrigado por ter lido!

Chimp 18/12/2023

Eguinho, Zezinho e Luisinho
Nesse conto, é apresentada uma narração de um pai para o filho, à respeito de uma epidemia sinistra e desconhecida, que atingiu apenas os homens cis (nascidos com genitália masculina e identificados com tal).
A história pode, inicialmente, parecer um apanhado de loucuragens fantasiosas, mas entrega lições muito importantes e reflexivas acerca de sentimentos, como inveja e manutenção do ego, impulsionados pela tecnologia, em uma sociedade que vive à luz das aparências e claro, do patriarcado.
A alegoria utilizada para transmitir a mensagem foi muito criativa, por isso, recomendo muito a leitura.
Bruno.Rodrigues 18/12/2023minha estante
????

Clau Melo 20/11/2023

Criativo
Literatura nacional/MG, 2023. Conto.
Um conto que traz reflexões.
Quando entendi o título do conto ri alto, imaginando uma pandemia com a variante "dinamite". Hahaha
Também fiquei imaginando uma variante afetando as mulheres.
Adorei!
Bruno.Rodrigues 20/11/2023minha estante
Muito obg ????

Iohana.Gama 07/11/2023

Extremamente criativo
É um conto, mas pela capacidade de escrita e criatividade do autor, poderia se tornar um livro facilmente.

Adorei as palavras escolhidas e a escrita é fluida, me prendeu de maneira muito rápida e fácil.

Sobre os personagens e a estória, achei extremamente interessante, criativo, e uma boa crítica aos costumes e culturas da última década, que se intensificaram ainda mais pós pandemia.

Eu, particularmente, senti que também passa uma mensagem importante sobre a proporção/intensidade que alguns costumes na internet vem tomando no dia a dia das pessoas, levando-as a agirem de forma superficial, quando na verdade, deveriam usá-la para fins mais produtivos, e dar vazão à outras coisas também, que são mais importantes pra vida.

Super recomendo, e leria mais obras do autor.
Bruno.Rodrigues 07/11/2023minha estante
???? Feliz demais por ter lido! Muito obrigado!

Iohana.Gama 07/11/2023minha estante
Por nada, Bruno! ?? Escreva mais, por favooor!! ??

Bruno.Rodrigues 07/11/2023minha estante
Pode deixar ?

Raissa 10/10/2023

Filosófico
Tava afim de uma leitura curtinha e peguei essa aqui, resultado: não larguei até acabar! Adorei o fato de que acontecimentos não tão distantes foram citados na história, nos fazendo refletir a seriedade das coisas que andam acontecendo no mundo. Confesso que senti falta de um desenvolvimento maior, afinal, a história em si é bem curtinha, mas a escrita do autor acaba sendo bem cativante, acolhedora... Enfim, recomendo e anseio por mais obras do autor ??
Bruno.Rodrigues 10/10/2023minha estante
Obrigado! Teremos sim!

VK 99 24/09/2023

Uma Grande Surpresa Nacional
Bruno Rodrigues está de parabéns pela obra aqui apresentada. Sinto que li vários livros sobre a nossa realidade em apenas um só, de 46 páginas.

Primeiramente começa com um grande drama mais do que comum no mundo de hoje, o de pai e filho tentando encontrar uma maneira de se aproximar/conectar.
Apresenta também uma situação real que aconteceu há pouco tempo no nosso mundo adicionando um pouco de ficção, que carrega ainda outra realidade que nos cerca: a vaidade, ganância, inveja, ego, ignorância e a perversidade humana.
Aborda de forma surpreendentemente cômica toda uma história em volta do órgão masculino que representa muito a masculinidade frágil ou extremamente arrogante da nossa sociedade doente.
Esse livro usou poucas páginas e conseguiu resumir perfeitamente o mundo em que vivemos, de forma séria, cômica e também um pouco assustadora quando paramos para observar o que nos rodeia.
Não falou nem demais e nem de menos. Foi preciso! Recomendo à todos!

Bruno.Rodrigues 24/09/2023minha estante
???? valeu!!!

Renata1004 23/09/2023

Intrigante & Reflexivo
Uma leitura que me deixou super curiosa sobre o que tinha acontecido e o que era a epidemia que o Orlando tanto tinha receio de contar ao filho, caramba e quando ele começa a dizer é surreal e me deixou surpresa, mas a forma que ele narra o que aconteceu me deixou pensativa e super envolvida.
Esse conto trás assuntos sobre a forma como o "mundo digital" teve uma influência e trouxe a tona através do ego, ganância e inveja consequências bizarras nos homens, mas fiquei intrigada do por quê não afetou as mulheres essa epidemia... enfim, gostei dessa distopia, fiquei com gostinho de quero mais pra uma continuação.
Bruno.Rodrigues 23/09/2023minha estante
?? Obrigado por ler!

Letícia.Forte 07/09/2023

Problemática contemporânea com pitada cômica & suspense
O livro foi totalmente uma surpresa pra mim.

A começar com o convite do próprio autor a conhecer sua obra: por que não ler mais conteúdos pequenos e nacionais? Gostei de poder estar na posição de contribuir com o convite de ler a sua obra.

A leitura é deliciosa. Cativante, bem descrita com muitos detalhes, mas todos muito importantes. Algo que é sempre um motivo de crítica pra mim, desde que a grande maioria dos últimos livros que tive contato, os detalhes eram tantos, mas que no fim da leitura eu tinha uma sensação de ?perda de tempo? com a quantidade de detalhes irrelevantes.
Já aqui, pode ter certeza que cada detalhe conta. E o autor deixa isso claro.
Adorei também que com eles, pude me sentir presente na história.

Além da fluidez da escrita e dos detalhes cativantes, a maneira como a história é contada, conte com um gostinho de quero mais com o suspense da história.

Sobre a problematica abordada na história: era BINGO, atrás de BINGO. Papos que abordamos atualmente sobre a superficialidade da humanidade em era digital (mais precisamente, a farsa da vida instagramável). Adorei poder ler um livro que aborda sobre um tópico tão atual.
Minha única dúvida, enquanto mulher, era então saber o que aconteceria com as mulheres nesse cenário? Desde que a -cômica- fatalidade só ocorre com os homens (que foi na verdade a única coisa que achei meio ?? hahaha wtf?.) E as mulheres, na minha opinião, são as mais afetadas com o impacto da perfeição inalcançável ?ditada pelas redes sociais?.

Gostei também da abordagem dos pais, enquanto seres humanos com suas imperfeições. Algo que falamos bastante hoje em dia também, como os pais narcisistas e etc?

Enfim? o tipo de livro que pode ter uma continuação (parte 2), já que deixa um gostinho de quero mais (o que aconteceu depois disso)?
Bruno.Rodrigues 07/09/2023minha estante
Muito obrigado Letícia! Adorei sua resenha!! ????

Letícia.Forte 08/09/2023minha estante
Muitos erros de concordância e redundância porque fiz numa pausa de um dia corrido, mas tá feito! ?? hahah obrigada pelo convite de leitura.

Bruno.Rodrigues 08/09/2023minha estante
Mas super sincero ??

DearieSarah 01/09/2023

O último membro
Não é o tipo de livro que eu leio, então não gostei muito. De início foi bem envolvente a história, mas foi ficando meio assustadora a ideia em si. Pode ser aprimorada.