Manifesto:

Manifesto: Maria Adailza Martins de Albuquerque...

Resenhas - Manifesto:

beatrxste 22/02/2023

(leitura acadêmica para disciplina de ATM de Geografia)

O neoliberalismo é um modelo no qual as empresas controlam a economia e que o Estado detém um papel mínimo e indireto. Assim como, ele tem também como características a privatização das empresas estatais, a livre circulação de capitais internacionais com ênfase na globalização, a abertura econômica para multinacionais, a fundamentação da economia formada por empresas privadas, a lei de oferta e da demanda como regulamentação dos preços e a redução de impostos e tributos cobrados indiretamente. Além disso, o neoliberalismo também defende o desenvolvimento tecnológico e a economia competitiva.
Contudo, inferimos que o neoliberalismo tem instaurado e disseminado perspectivas que vão de contra a fase democrática educacional, justamente porque ela visa uma educação que venha a beneficiar a mão-de-obra e que cada dia mais se distancia de uma conscientização coletiva acerca de uma educação inclusiva, libertária e também popular.
Ao final desse trabalho, nós conseguimos explicitar a BNCC, a Reforma do Ensino Médio e os cortes de verbas das universidades federais como um claro exemplo das modificações neoliberais que estão constantemente sendo instaladas na educação, tudo isso com o fito de impor sua ideologia aos sujeitos que frequentam a educação básica. Entrando numa perspectiva mais geográfica podemos constatar que essas reformas acabam por reduzir o espaço da disciplina nos currículos escolares, a transformar os seus conteúdos para um modelo mais técnico o qual não leve os alunos a refletir acerca da sociedade que estão inseridos e também a controlar o livre arbítrio dos professores em sala de aula.