Salvar o fogo Itamar Vieira Junior

Resenhas - Salvar o Fogo

Bárbara 18/06/2023

Itamar Vieira Júnior como sempre entregando tudo! Amo o regionalismo presente em seus livros! Ele tem o dom de dar voz aos que são ignorados pela sociedade!

JAnior 20/06/2023

Sensível e cruel . Mais um favoritado de 2023
Nossa, durante a leitura foi impossível não me colocar no lugar de Luzia e de Moisés. Pra quem mora em zona rural e cresceu nesses espaços vai sentir o mesmo.
Amei a sensibilidade e fluidez da escrita.

Ana Val 28/01/2024

O que o Itamar consegue escrever de maneira muito genuína, sob o ponto de vista de uma mulher tão complexa, é realmente de impressionar. O livro é rico em história e em bagagem, reúne discussões históricas e contemporâneas, e consegue cativar a empatia e a curiosidade do leitor em relação a família e a vida na Tapera. Um retrato da realidade de milhares de nordestinos, que nem sempre aparece na literatura com as devidas atenções. As pitadas de realismo fantástico dão um toque especial, principalmente no capítulo final. É muito satisfatório ter um livro nacional desse nível de qualidade nos holofotes, com reconhecimento mais que merecido ao autor.

Icaro 21/07/2023

Gostei!
Gostei do livro. Achei bem escrito, uma história bem pensada, com começo meio e fim.

Ao mesmo tempo, achei menos trabalhado que Torto Arado. No livro de estréia do autor, me pareceu que a prosa era mais poética e profunda. Salvar o fogo, publicado pela Editora Todavia, parece-me mais seco, narrado de forma mais direta, sem a poesia do primeiro livro.

Talvez a demanda por escrever um segundo romance tenha pesado na elaboração do livro. Ainda assim é uma excelente obra!

Tice 31/01/2024

Salvar o fogo
Nem sempre aquilo que foi feito para destruir, tem somente essa função. Quando pensamos em fogo, pensamos também em tragédias: incêndios destruidores, acidentes domésticos, vegetação dilacerada, paisagens desfeitas. Acontece, sim. Mas na obra de Itamar Vieira Júnior, escritor baiano que a tem a natural capacidade de triturar seu leitor em partículas minúsculas e quase inviáveis, o fogo é tratado como o salvador de histórias humanas.
A narrativa relata o cotidiano de uma comunidade de negros pobres, vivendo numa comunidade cercada de mistérios e sob o domínio do proletariado e da religião dominadora, dando um especial destaque à família de Luzia.
A obra aborda situações antigas e muito atuais acerca da desigualdade social, domínio de terras e classes, êxodo rural, crenças questão de gênero e resistência humana.
É de leitura fácil, embora reflexiva.

Beatriz343 29/01/2024

Salvar o fogo
Gostei muito do livro, a escrita foi no mesmo estilo de torto arado, e é uma forma de montar a história que me agrada muito.
A ancestralidade preta e indígena está presente ao longo do livro e sempre de forma forte e potente. Ele escreve sobre mulheres de uma forma tão bonita que as vezes até esqueço que o autor é homem rs.
Algumas coisas do final não me agradaram tanto, mas nada que tire a qualidade do livro como um todo.
Vale muito a pena a leitura, recomendo demais!

jsscmaria 26/07/2023

Ancestralidade.
Mais uma vez sou tomada pelas palavras e ancestralidade do Itamar. Fico emocionada demais em poder estar lendo tudo isso no meu presente, ter o privilégio de ver e viver essas estórias/histórias, pois isso é Brasil.

Salvar o fogo é bonito. Toca a gente, ainda mais pra quem é nordestino, pra quem enxerga tudo como parte de sua história de vida.

Não há dúvidas do brilhantismo de Itamar e suas mulheres de força e coragem. Mais um livro que marca. Gratidão por isso.

Leiam.

Laiza 27/07/2023

2/3
Dando sequência a Torto Arado, Itamar Vieira Júnior nos apresenta mais personagens fortes, corajosas e cativantes. Histórias de vida, de terra, sangue e suor. Uma história que parece viva, quase biográfica, por isso dói tanto ler.

Lara BL 30/07/2023

Vingança tupinambá
O novo romance de Itamar Vieira Jr. além de novamente muito bem escrito, explora de forma sensível e detalhada as dores e feridas ainda abertas da origem afroindígena do Brasil. Sem medo de responsabilizar os verdadeiros responsáveis pelo genocídio dos povos originários e escravizados, Itamar traz o que de melhor a literatura brasileira contemporânea tem a oferecer: o acerto de contas com os verdadeiros donos desta terra.

luizdgv 01/08/2023

Vamos dizer que eu fui com muita sede ao pote quando comecei a ler "Salvar o fogo", por motivos que nem preciso dizer. Muitas vezes achei confuso o modo de narrar do Itamar. No início, por exemplo, pensei que o personagem principal fosse Moisés, mas depois o foco é dado para Luzia. Na minha percepção, isso quebrou um pouco meu raciocínio, mas tudo bem. Durante muitos momentos, achei uma leitura cansativa e isso me fez postergar várias vezes. Entretanto, há muitos outros em que fiquei fascinado e não tenho dúvidas das inúmeras habilidades de Itamar de contar uma história, ainda mais do nosso Brasil.

"O tempo pode ser um adversário implacável, mas também ajuda a criar couraça nos resilientes."

LuanGabs 04/08/2023

Depois de ter lido ?Torto Arado? e ter sido surpreendido de tantas formas diferentes em tantos aspectos daquela leitura eu achei que fosse impossível o mesmo autor conseguir se aproximar do que foi feito anteriormente.
O Itamar simplesmente mandou alguém segurar a bolsa dele e entregou mais uma obra prima grandiosa e fenomenal.

Utilizando de uma escrita bem caracteristica sua, com poesia e lirismo nas escolhas das palavras na medida certa, Salvar o Fogo envolve, impacta, dilacera, surpreende, choca, emociona e te arranca diferentes suspiros de diferentes sentimentos.

A construção de personagens desse livro é incrível, as temáticas que vão perpassar o arco narrativo são dolorosas, pesadas ao tempo que são extremamente pertinentes de serem faladas.

Com certeza estarei esperando pela proxima obra de Itamar. Sem dúvidas será algo envolvente e grandioso.

Luzia do Paraguaçu você é a MAIORAL

Luciano74 31/01/2024

Belíssima história
Mais uma vez Itamar Vieira Júnior nos presenteia com uma obra prima. Conta a história de uma família que, ao longo do tempo, revisita sua história tentando dar sentido as suas vivências e heranças.

A forma como os acontecimentos são narrados nos prende, nos deixa curiosos, emotivos e reflexivos. Alguns deles são dolorosos e vale a pena ver como se desenrolam.

Sem dúvida, mais um livro que eu recomendo sem medo.

arantxa 25/08/2023

Soco no estômago
O início do livro já começa causando extremo desconforto, me senti muito incomodada lendo as partes do menino na escola.
A leitura causa um misto de sensações e nos tira da zona de conforto, ainda prefiro torto arado, mas esse livro é tão marcante quanto.
Só o final que eu não gostei tanto, mas não anulou toda experiência.