Salvar o fogo Itamar Vieira Junior

Resenhas - Salvar o Fogo

luizdgv 01/08/2023

Vamos dizer que eu fui com muita sede ao pote quando comecei a ler "Salvar o fogo", por motivos que nem preciso dizer. Muitas vezes achei confuso o modo de narrar do Itamar. No início, por exemplo, pensei que o personagem principal fosse Moisés, mas depois o foco é dado para Luzia. Na minha percepção, isso quebrou um pouco meu raciocínio, mas tudo bem. Durante muitos momentos, achei uma leitura cansativa e isso me fez postergar várias vezes. Entretanto, há muitos outros em que fiquei fascinado e não tenho dúvidas das inúmeras habilidades de Itamar de contar uma história, ainda mais do nosso Brasil.

"O tempo pode ser um adversário implacável, mas também ajuda a criar couraça nos resilientes."

LuanGabs 04/08/2023

Depois de ter lido ?Torto Arado? e ter sido surpreendido de tantas formas diferentes em tantos aspectos daquela leitura eu achei que fosse impossível o mesmo autor conseguir se aproximar do que foi feito anteriormente.
O Itamar simplesmente mandou alguém segurar a bolsa dele e entregou mais uma obra prima grandiosa e fenomenal.

Utilizando de uma escrita bem caracteristica sua, com poesia e lirismo nas escolhas das palavras na medida certa, Salvar o Fogo envolve, impacta, dilacera, surpreende, choca, emociona e te arranca diferentes suspiros de diferentes sentimentos.

A construção de personagens desse livro é incrível, as temáticas que vão perpassar o arco narrativo são dolorosas, pesadas ao tempo que são extremamente pertinentes de serem faladas.

Com certeza estarei esperando pela proxima obra de Itamar. Sem dúvidas será algo envolvente e grandioso.

Luzia do Paraguaçu você é a MAIORAL

Leomar.Schwartzhau 11/03/2024

Mais uma vez, o autor nos surpreende com esta narrativa, relatando as raizes da nossa gente e suas tradições. Assim como Torto Arado, excelente livro!

arantxa 25/08/2023

Soco no estômago
O início do livro já começa causando extremo desconforto, me senti muito incomodada lendo as partes do menino na escola.
A leitura causa um misto de sensações e nos tira da zona de conforto, ainda prefiro torto arado, mas esse livro é tão marcante quanto.
Só o final que eu não gostei tanto, mas não anulou toda experiência.

Rodrigo 21/03/2024

?Não havia meio-termo na teologia do medo.?
Uma narrativa que ultrapassa o tempo e brinca com as noções de bem/mal e real/fantasia. Isso tudo atravessado por ancestralidade, família, raça e justiça. Itamar consegue mais uma vez nos prender em uma narrativa complexa e com muitas camadas entre as relações de seus personagens. Trabalhando o peso do estigma e as reverberações de todos esses outros elementos na vida de pessoas que lutam pela vida - e que desejam algo mais do que sobrevivência - acho incrível a forma com que o autor aborda tudo isso fazendo o leitor sentir cada palavra lida. Sigo apaixonado por ele e essa leitura entra na minha estante com boas recordações à Luzia, Mariinha, Moisés, Zazau, Edite e todos os outros ?

Ana Val 28/01/2024

O que o Itamar consegue escrever de maneira muito genuína, sob o ponto de vista de uma mulher tão complexa, é realmente de impressionar. O livro é rico em história e em bagagem, reúne discussões históricas e contemporâneas, e consegue cativar a empatia e a curiosidade do leitor em relação a família e a vida na Tapera. Um retrato da realidade de milhares de nordestinos, que nem sempre aparece na literatura com as devidas atenções. As pitadas de realismo fantástico dão um toque especial, principalmente no capítulo final. É muito satisfatório ter um livro nacional desse nível de qualidade nos holofotes, com reconhecimento mais que merecido ao autor.

natalia 25/11/2023

Salvar o fogo
Amo a escrita do Itamar e como as histórias dos livros dele se conectam.
Amei o livro e indico para todos !!!

Livia.Souza 30/09/2023

Simples e genial
Ele conseguiu escrever, novamente, um livro tão bom quanto Torto Arado.
Para quem leu o premiado livro e, assim como eu, se apaixonou pelo estilo literário, não vai se arrepender de ler Salvar O Fogo.
O estilo é muito parecido (o que me lembra um pouco a escrita de Jorge Amado), uma história atemporal, que escancara problemáticas de forma sutil e ao mesmo tempo paralisante.

O livro conta a história de Luzia, uma mulher humilde e com diversos dramas pessoais e nunca contados. A relação de Luzia com a comunidade, com a família, com suas terras e sua religião, é cuidadosamente contada e tudo faz sentido. Não há como não aprender um tanto com Luzia.

Para quem gosta de livros clássicos com início, meio e fim, não recomendo este tipo de leitura. Salvar o Fogo vai e vem no tempo e a história é ?costurada? delicadamente e você chega ao final sem as respostas que você espera, mas com as respostas que a vida costuma dar..

NETO 01/10/2023

Magia
Bibiana e Belonisia estão a sorrir após ouvir mais uma bela história do Criador. Bahiano arretado, esse Itamar. Mais uma história que remonta as origens de povos roubado, sequestrado, escravizados, contada com lirismo caboclo, angústia e redenção costuradas com magia ancestral.

Beatriz343 29/01/2024

Salvar o fogo
Gostei muito do livro, a escrita foi no mesmo estilo de torto arado, e é uma forma de montar a história que me agrada muito.
A ancestralidade preta e indígena está presente ao longo do livro e sempre de forma forte e potente. Ele escreve sobre mulheres de uma forma tão bonita que as vezes até esqueço que o autor é homem rs.
Algumas coisas do final não me agradaram tanto, mas nada que tire a qualidade do livro como um todo.
Vale muito a pena a leitura, recomendo demais!

snufkncore 28/01/2024

Te amo itamar vieira junior
Ele nunca falha !!!! mais uma obra de arte.
sou muito grata por itamar vieira junior ser o futuro da literatura brasileira.

Luciano74 31/01/2024

Belíssima história
Mais uma vez Itamar Vieira Júnior nos presenteia com uma obra prima. Conta a história de uma família que, ao longo do tempo, revisita sua história tentando dar sentido as suas vivências e heranças.

A forma como os acontecimentos são narrados nos prende, nos deixa curiosos, emotivos e reflexivos. Alguns deles são dolorosos e vale a pena ver como se desenrolam.

Sem dúvida, mais um livro que eu recomendo sem medo.

mariana.vargas.lima 19/10/2023

Salvar o fogo - 7/10
A narrativa se passa na Tapera, nas margens do Rio Paraguaçu, e conta as histórias de Luzia, a feiticeira e de Moisés, o menino.
A primeira parte, ainda que narrado em terceira pessoa, mostra mais sobre o ponto de vista do Menino, sua infância, sua criação pela Luzia, sua educação pelos Padres do Mosteiro até sua saída da Tapera para ir pra cidade.
Eu achei que foi a parte mais fluida do livro, foi interessante e cativante.
Já a segunda parte, acompanhamos Luzia vivendo o luto por seu pai Mundinho, reencontrando a família e o Menino, relembrando de sua infância, de seus traumas, de ser taxada como o Mal. A parte de Luzia é mais arrastada.
E finaliza completando as lacunas. Gostei da conexão com uma das histórias de Torto Arado.

Bárbara 22/10/2023

Entre os livros do autor gostei mais do Torto Arado. A narrativa é bem parecida, o clima criado um pouco também. Mas não sei porque, não consegui me envolver tanto com a história.

A história em si é bem pesada e trás diversas reflexões. As histórias do Itamar falam de realidades que infelizmente ainda existem, mas não são muito contadas, alguém precisa falar disso e ele faz isso bem.