Salvar o fogo

Salvar o fogo Itamar Vieira Junior




Resenhas - Salvar o Fogo


397 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Thais.Carvalho 02/04/2024

Gostei muito do livro. As histórias da família são contadas com uma crueza sincera. Faz sentir a dureza da vida vivida pelos excluídos, que são constantemente abusados, usados e injustiçados.
comentários(0)comente



Thalita12 02/04/2024

Aproveitem, leiam de mente aberta.
Cara, não consigo fazer uma resenha sem da spoiler, mas vou tentar foi uma experiência maravilhosa acompanhar essa família e triste ao mesmo tempo pelo o está sendo relatado é devastador e está impresso em nosso país e esquecido.
Sem me prolongar muito leiam vocês não vão se arrepender, e esquece um pouquinho ? Torto Arado? porque achei a leitura desse livro um pouquinho mais arrastada mais é tão valioso quanto. ????
comentários(0)comente



Let Carvalho 31/03/2024

"Para a certeza da desgraça de sua gente, a terra não apenas estava em todo canto, em todo lugar; a terra era o canto, era o lugar, e sem este chão não haveria vida para ninguém"
comentários(0)comente



Leticia.Moura 29/03/2024

Um triunfo
"A ira do corpo se torna mais violenta em noite de lua cheia." Salvar o fogo já pode ser considerado um marco triunfal da literatura brasileira contemporânea. É uma preciosidade ter Itamar Vieira Jr. no topo da literatura nacional atualmente. Ele tem muito a dizer. E eu quero ler muito.
comentários(0)comente



Cintia326 29/03/2024

Ufa? terminei. Leitura densa e de pausas.Segredos velados, abusos, pobreza,sofrimento e a vida que segue.
Gosto do autor mas preferi o Torto Arado.
A leitura foi muito cansativa.
comentários(0)comente



Susan.Kelle 29/03/2024

Desafio 12 livros - @clube.da.may
https://www.instagram.com/p/C2jXhAhMhHz/?igsh=c3RzenByOGYwdzEx

Apesar de ser mais pesado que torto arado, Salvar o Fogo traz a delicadeza de uma história que se confunde muito com a realidade. Amei as referências aos costumes ianomamis. Também gostei muito do crossover com Torto Arado. Luzia é uma personagem de força incomparável, que mesmo enfrentando traumas enormes segue em frente. Foi muito triste ver seus próprios conterrâneos tirando tanto dela do início ao fim da vida. Maria Cabocla também me tocou profundamente com sua esperança de fugir da vida sofrida e sua luta sobretudo por seus filhos. Moisés também merece destaque por representar tantos meninos que passam pela mesma violência mas acabam sendo invisibilizados. Mas para mim, assim como Torto Arado, essa é mais uma história de força feminina, com mulheres que erram e são imperfeitas mas que carregam com coragem as consequências de seus traumas e escolhas.
comentários(0)comente



Ariadne 28/03/2024

Se tem uma coisa que eu acho que a maioria de nós concorda é que o Itamar escreve muito bem né? Assim como em Torto Arado, novamente acompanhamos uma saga familiar. Dessa vez, o período de tempo em que a história acontece é maior, o que eu particularmente gostei, pois pude entender melhor a motivação de vários personagens da história. Porém, eu senti que por trabalhar a mesma estrutura narrativa do outro livro, o autor não apresentou nada de inovador. É um livro bom sim, mas só.

site: https://www.instagram.com/p/C4bRp7SPx5x/?img_index=1
comentários(0)comente



Luciana 27/03/2024

Diferente de tudo que já li. Retrata como vivem as famílias sem instrução, que vivem da terra, simples, exploradas de todos os lados por políticos, igrejas, fazendeiros. Um pequeno pedacinho do Brasil.
comentários(0)comente



Marina 24/03/2024

Luzia não sabia, mas intuía
Somos muito carentes de boa literatura que retrate o que Graciliano Ramos chamou de ?vidas secas?.

O que mais gostei desse livro foi a sutileza de demonstrar a profundidade e o amor em relações familiares forjadas em experiências de privações e sofrimentos coletivos.

Vi tanta gente na relação entre Luzia e Moisés. Esse livro traz uma série de aprendizados, e nos permite revisitar a nossa história e as narrativas que tecemos sobre ela.

Como críticas construtivas, acho que ainda falta uma habilidade no autor de narrar de forma individualizada a perspectiva de cada personagem - muda o personagem narrador, mas o modo de pensar permanece o mesmo.

Fora isso, as mudanças de perspectiva, local e tempo no final deixaram ele confuso. Sinto que houve uma espécie de anticlímax nos últimos capítulos, tudo se resolveu um pouco antes da hora.

Enfim, nada disso compromete a leitura. Recomendo muito.
comentários(0)comente



Cleto_48 24/03/2024

Começou muito bem, mas "se perdeu no final"

Ao terminar a leitura, não compreendi onl motivo do título, sem contar os momentos em que poderia ter desenvolvido um das tramas apresebtadas, mas optou por fazer em momento posterior (e quando o fez, não a desenvolveu)
comentários(0)comente



Aninha 24/03/2024

Muitas camadas
Tenho profunda admiração pela riqueza que o Itamar constrói seus livros. São personagens carregados de história e de tradição, e isso se reflete na historia e todos seus elementos.
Talvez esse livro em especial tenha me perdido em alguns aspectos, talvez pela escolha de múltiplos narradores mas o fim do livro é de uma magia muito especial que me conquistou de maneira especial.
comentários(0)comente



lolô 24/03/2024

Itamar Vieira sempre o maioral!!!!
Simplesmente a melhor leitura de 2024 até agora!
já tinha lido um livro desse ícone e é incrível o quanto a escrita dele permanece tão boa. eu amo o quanto ele consegue passar problemáticas tão reais e profundas do nosso Brasil de uma forma sútil e ao mesmo tempo pesada.
ao longo do livro são várias descobertas que fazem tu querer devorar o livro de tão imersivas.
obrigada Itamar por continuar sendo o maior do Brasil, Carla madeira porfa aprenda um pouco mais!
comentários(0)comente



diliterando 22/03/2024

Salvar o ????
Livro: Salvar o Fogo
Autor: ?Itamar Vieira Junior
Ed: todavia
Pg:  329
?
" Mas não se sentiam derrotadas. Pelo contrário sem que dissessem palavra experimentaram a força sem nome que só os que se consideram vivos conseguem sentir."
.
.
Sem dúvidas Salvar o fogo vai trazer comparações com torto arado romance de maior sucesso do autor, por abordar a realidade brasileira, o regionalismo, personagens de mulheres fortes.
Vieira Junior consegue emocionar e trazer reflexões mais uma vez brilhantemente.
Luiza é uma protagonista mulher ribeirinha que passou por diversos traumas ao longo se sua vida nesse romance de formação. Sua família um por um vai indo embora em busca de algo melhor e ela se vê sozinha presa a Tapera, em meio a pobreza e sem perspectivas futuras.
Um retrato de um Brasil característicos de pobreza, críticas a igreja, relatos de abusos, sofrimento, desamparo, luta fundiária entre outros temas relatados na leitura.

" meu corpo foi mudando junto com tudo a minha volta: ora era rio, ora era vento, ora era mato e tudo junto crescendo nos decampados."
.
" A imagem de Luiza equilibrando a trouxa na cabeça, resistindo às zombarias, suportando o fardo da vida nas costas e sem nunca deixar de se levantar quando levada ao chão, era a única a perdurar."
comentários(0)comente



Rodrigo 21/03/2024

?Não havia meio-termo na teologia do medo.?
Uma narrativa que ultrapassa o tempo e brinca com as noções de bem/mal e real/fantasia. Isso tudo atravessado por ancestralidade, família, raça e justiça. Itamar consegue mais uma vez nos prender em uma narrativa complexa e com muitas camadas entre as relações de seus personagens. Trabalhando o peso do estigma e as reverberações de todos esses outros elementos na vida de pessoas que lutam pela vida - e que desejam algo mais do que sobrevivência - acho incrível a forma com que o autor aborda tudo isso fazendo o leitor sentir cada palavra lida. Sigo apaixonado por ele e essa leitura entra na minha estante com boas recordações à Luzia, Mariinha, Moisés, Zazau, Edite e todos os outros ?
comentários(0)comente



lara 20/03/2024

Confesso que Salvar o Fogo" me prendeu muuuito mais que Torto Arado.
a história retrata a herança indígena, afriacana e o violento processo de colonização e miscigenação. o exercício do domínio e escravização de mentes e crenças, sendo muito relevante as críticas à igreja e ao poder branco e masculino, repetindo uma história de invasão e resistência.
aborda temas como a família, nossas limitações geradas por traumas e a potência que há no perdão (do outro e de nós mesmos).
foi uma leitura super fluida e com várias camadas.
comentários(0)comente



397 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR