O Causo De Sá Perêra

O Causo De Sá Perêra Lucas Freitas

Resenhas - O Causo De Sá Perêra

@poesiacomchocolate 31/08/2022

Um conto extraordinário
Essa história me prendeu de um jeito muito marcante porque me lembrei muito da minha cidadezinha no interior, onde o povo tem a língua pequena! Kkkkkkkkkk Mas voltando ao livro, esse conto é extremamente fácil de ler, leitura rápida e inspirado no folclore brasileiro, aborda temas como intolerância, fanatismo religioso e amizade!

Jackelline2 29/08/2022

Um conto bem curtinho te prende do início ao fim a história e muito cativante, gostei de conhecer a história da Sá Pereira, e bem história do folclore, me lembrou muitos contos folclóricos que minha mãe lia para mim quando eu era pequena, amei a história recomendo a todos.

Cristina 25/08/2022

Um conto bem curtinho com uma leitura rápida, mas muito emocionante.

Duas crianças que conseguem ver, sem as amarras do preconceito, uma senhora viúva que vivia sozinha na mata, que desejava apenas ajudar o próximo com seu conhecimento da natureza, mas para toda a comunidade ela era uma bruxa.

Uma história que nós faz refletir sobre o olhar que temos para o outro, nossas atitudes e preconceitos.

Bia | @bia_bookstagram 24/08/2022

Indico demais!
Resenha/Opinião
?O Causo de Sá Perêra ?

É um conto nacional leve e fluido. Conta a história de Jamil e Tonha que são duas crianças que amam brincar, em um desses dias acabam perdendo a hora e começa uma chuva fortíssima que acaba causando amizades.
Eu gostei muito desse conto. Ele aborda preconceito, intolerância religiosa e o medo do desconhecido e o que um ser humano pode fazer por conta disso.
As crianças foram os únicos que acolheram a pobre senhora que foi taxada como bruxa na cidade pequena. Essa foi uma história sobre o pior lado do ser humano e a inocência e bondade das crianças em serem mais compreensíveis e empáticas para irem até a senhora descobrir o seu lado da história diferente dos adultos tolos que só foram conforme a maioria.
Esse é o tipo de conto que deveria ter em livros didáticos para ser apresentados para crianças e adolescentes. Indico demais.

Lets 23/08/2022

AVISAAA
Um conto bem curtinho de apenas 28 páginas proporciona uma leitura bem fluída, você vai lendo e nem sente, e aí quando ver... já terminou!
Senti muito forte uma pegada folclórica na obra que a enriqueceu demais.
Achei genial uso de variações linguísticas, nas falas dos personagens, por parte do autor, foi de uma representatividade natural e necessária.
Todo o ambiente e a linguagem gritam BRASIL, isso, pra mim, foi incrível demais.
Ele aborta temas como intolerância religiosa e preconceitos de uma forma super responsável e necessária.
Se algum professor pedisse indicações de leitura simples para expor na sala de aula, esse conto com certeza seria a minha indicação!

Mylena136 22/08/2022

A narrativa de Lucas Freitas tem somente 28 páginas, mas é tão rica no que tem a dizer que parece ter muito mais.

O autor faz uso da variação linguística para expressar quem os personagens são, de onde a história parte e nos torna tão próximos deles e do lugar que senti como se ouvisse a narrativa de um ancião enquanto tomo café no interior. Esse é o poder de transportar que as palavras têm.

"O causo de Sá Perêra" é o tipo de conto que deveríamos encontrar em livros didáticos, que deveria ser lido em sala de aula, pois além de possuir várias das características que essas narrativas costumam ter é rico na sua brasilidade e ainda cheia de ensinamentos.

Habilmente, Freitas aborda a intolerância religiosa, como temos receio do que é diferente e como nos deixamos levar pela verdade dos outros, sem buscar o que de fato é verdadeiro.

Eis uma leitura que deveria ser obrigatória.