Hope

Hope Tom Parker

Resenhas - Hope

Thata 05/06/2024

Eu demorei muito pra ler o livro, não que ele seja ruim, mas eu precisava de um tempo para mim após cada capítulo.

Fui fã do Tom desde meus 10 anos e nos últimos 14 anos eu tenho ele constantemente em minha vida através de suas músicas. Ler sua história, ler sobre suas batalhas e ler sobre sua família sabendo k desfecho de tudo se tornou bem difícil.

Eu amava o Tom e tenho muito nítido na minha memória que ele estava sempre rindo e brincando muito nos vídeos e nos shows e lembrar que essa alma sorridente não está mais entre nós é triste, ainda mais sabendo que deixou dois filhos pequenos aqui conosco.

Eu amo biografias e essa é uma das que vou guardar sempre comigo. Apesar de ser bem sobre a vida dele, tem alguns relatos sobre o câncer que ele teve e como funciona o sistema de saúde britânico que eu achei interessantíssimo de aprender

Flávia Menezes 08/04/2023

SABIA QUE TODO MUNDO QUER SER LEMBRADO?
?HOPE: My inspiration life? é uma autobiografia de publicação póstuma, lançada em maio de 2022, e que conforme seu próprio autor, o cantor britânico Tom Parker, descreve: ?não é um livro sobre morrer, é sobre viver. É um livro sobre encontrar esperança em qualquer situação que você esteja lidando e viver sua melhor vida, não importa o que aconteça?.

Thomas Anthony Parker era apenas um jovem de 20 anos quando recebeu uma ligação para participar de uma seletiva para compor uma nova boy band britânica-irlandesa, logo após uma audição nada bem sucedida para entrar no programa "The X Factor" e tentar sua carreira como cantor. Que chamado de sorte a desse garoto de Bolton, no Reino Unido, que da noite para o dia viu sua vida mudar completamente.

Poucos anos após sua formação, a The Wanted alcançou sucesso mundial, tendo lançado 3 álbuns, e ainda estrelando seu próprio reality show chamado ?The Wanted Life?, produzido por Ryan Seacrest, e que foi transmitido pelo canal ?E!? com sua estreia em junho de 2013. Após a turnê do último álbum ?Word of Mouth?, a banda anunciou no início de 2014 um hiato, onde os rapazes, Tom Parker, Max George, Siva Kaneswaran, Jay McGuiness e Nathan Sykes, se dedicariam a projetos individuais.

Mas essa não seria a única grande reviravolta que a vida traria para a vida de Tom, e a sua segunda mudança seria muito mais difícil, e infelizmente definitiva.

Nesse momento de hiato da banda, Tom Parker se dedicou a uma carreira como DJ, chegando a lançar um single solo, e a participar de programas como o "Masterchef Celebrity" (versão britânica).

Mas uma nova carreira não foi a única coisa para a qual o Tom se dedicou. Sua vida pessoal, nesse período, também teve um grande passo sendo dado, quando em 2018 ele se casou com sua namorada há anos, Kelsey Hardwick. O casal lançou um canal no Youtube onde trouxeram conteúdos divertidos e cheio da energia gostosa que havia entre eles, sobre casamento, e pouco tempo depois, sobre a chegada da primeira filha, Aurelia.

De todos os membros da The Wanted, confesso que a vida do Tom Parker foi a que mais chamava a minha atenção, e seu conteúdo nas mídias sociais eram ricos e cheios de vida. Sendo assim, ficou bastante claro que algo muito sério havia acontecido quando o casal ficou 1 mês sem postar nada no Instagram. Como era o auge da pandemia da Covid 19, é claro que, inicialmente, acreditava-se que fosse algo voltado para esse momento em que o mundo passava por grandes dificuldades. Mas logo eles vieram a público, e a notícia caiu com uma bomba tanto para a imprensa quanto para os fãs do cantor (e do casal!).

Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre a The Wanted (embora seja impossível que, em algum momento, não tenha ouvido a música "Glad you came" tocando em algum lugar), e nem faça ideia de quem seja Tom Parker. Mas a menos que sofra de algo muito grave que lhe impeça de sentir empatia, é impossível não se comover com a história dele, que foi documentada pelo Canal 4, com o título "Tom Parker: Inside My Head", onde ele conta (e mostra) um pouco da sua vida após, aos 32 anos, ser diagnosticado com um tumor inoperável no cérebro.

Um homem jovem, cheio de vida, casado com a mulher dos seus sonhos, com uma filha pequena e um filho à caminho, e um trágico prognóstico de que só teria mais alguns meses de vida. No começo, nas entrevistas e fotos para revistas para contar sua história, era visível todo o abalo que algo tão assustador causou na vida de um homem que era pura energia. Mas com o passar do tempo, e com a ajuda dessa grande mulher que ele tinha ao seu lado, ao invés de sofrer dia após dia pensando na morte e se fechando para aproveitar cada segundo que ainda tinha com a sua família, Tom decidiu que seguiria um propósito de vida e faria uma importante contribuição ao mundo no tempo que lhe restasse.

Glioblastoma é um severo câncer que ataca o cérebro, e se alastra com tanta agilidade, que provoca a morte daquele que foi acometido com a doença em poucos meses. E apesar de tamanha severidade da doença, os estudos sobre possibilidades de novos tratamentos que possam aumentar a expectativa de vida de quem possui a doença não avançaram muito nos últimos anos exatamente por falta de recursos. E essa foi a causa pela qual Tom lutou até o final da sua vida: angariar fundos para ajudar nas pesquisas e no tratamento (que é muito caro!) para pessoas que sofrem com o glioblastoma.

Olhar para todo o relato do Tom tanto nesta sua autobiografia quanto no documentário, é pensar na brevidade da vida. Vivemos como se fôssemos imortais, mas a verdade é que nossa vida é frágil, e nunca sabemos o que nos espera amanhã. Por isso, e se nada dessa vida podemos levar, por mais esforços que façamos para ter uma vida financeira de conforto, uma coisa é certa: da vida nada podemos levar, mas podemos sim deixar. E mesmo que não seja uma grande marca no mundo, não devemos (nunca!) deixar de fazer o bem (especialmente nesse mundo mentalmente instável, e de tanta crueldade, em que vivemos!) a todos os que cruzam o nosso caminho. Afinal, não existem acasos, e cada um que cruza nosso caminho, tem uma importante missão para conosco, e nós para com eles.

Acho triste que por conta do excesso dos modismos da atualidade, as pessoas acreditem que o único propósito da vida seja o de respirar. Isso é uma dádiva que lhe foi concedida, um presente para lhe lembrar a cada segundo que você está vivo, mas também uma advertência de que você não está aqui a passeio.

Não é preciso pensar em propósitos grandiosos. A vida não é sobre isso. Mas sobre fazer, mesmo no silêncio, um grande bem para retribuir esse grande presente que é viver. Já pensou que quando você faz o bem a uma única pessoa que seja, em um momento qualquer de necessidade dela (e não falo aqui só de uma situação financeira), isso é algo que pode transformar a vida dessa única pessoa para sempre, e ainda trazer frutos muito mais significativos do que você imagina? Então! Foi isso que o Tom fez.

O legado que ele deixou foi sobre ajudar as pessoas acometidas pelo glioblastoma a terem mais esperança de que novos estudos, e novos (e mais eficazes!) tratamentos possam ser uma realidade na vida de quem sofre com essa doença para que desfrutem de mais tempo de vida com aqueles que amam. De ver os filhos crescer (o que o Tom infelizmente não poderá fazer), de brincar com eles, vê-los ir para a escola, namorar, casar, ter netos e até cometer seus erros. Quer algo mais importante na vida de alguém que é pai ou mãe do que poder acompanhar e cuidar da vida daqueles que eles trouxeram ao mundo?

Uma das coisas mais tocantes para mim na história do Tom Parker, é a sua esposa, Kelsey. Antes da banda fazer um hiato, ela era conhecida como apenas a namorada maluquinha do Tom, que gostava de festejar, e era atacada pela mídia por questões tão banais como sua celulite e seu corpo nada em forma. O casal sempre era exposto ao ridículo em fotos em que eram flagrados na praia, ou saindo de algum bar totalmente alcoolizados. Mas quer saber? Essa mesma garota que parecia não ter nada na cabeça, foi a mulher que com uma barriga de 35 semanas de gestação teve que ajudar o marido a levantar da cama, após um diagnóstico que já lhe indicava que perderia para sempre a sua alma gêmea, e teria que cuidar desses dois filhos sozinha.

Já pensou se o Tom tivesse dado atenção ao que diziam, e tivesse se separado dela para encontrar uma garota mais bonita (uma dessas modelos da Victoria Secret com corpos perfeitos, por exemplo), e menos polêmica, só para poder posar para fotos de casal perfeitas? Será que essa garota perfeita teria estado ao lado dele em um momento tão difícil como o que ele viveu? É claro que não!

Como o próprio Tom relatou na sua autobiografia, e por vezes a Kelsey desabafou em seu Instagram, não foi só ele que sofreu com o câncer, mas toda a sua família. O que faz da Kelsey uma verdadeira heroína. E ela realmente é até hoje, dando continuidade ao legado dele de trabalhar para arrecadar fundos para os estudos sobre o glioblastoma, e ajudar pessoas sem condições financeiras que não tem como pagar pelo tratamento. Sem contar o fato de viver o luto, e ter que se dedicar aos seus filhos pequenos, os lembrando sempre do grande homem que foi o pai deles.

Como diz aquela frase famosa na internet: ?Valorize as pessoas que ficam com você durante a tempestade, porque em dias de sol, qualquer praia fica cheia?. Está aí um bom parâmetro para ver quem é capaz de ficar ao seu lado seja no momento que for, e te amar do jeitinho que você é (incluindo os seus muitos defeitos). Porque prometer nos momentos bons é fácil. Mas não soltar a sua mão quando a situação fica complicada, isso é o que realmente mostra quem verdadeiramente ama, e aquele que só está apaixonado.

Tom Parker deixou esse mundo em 30 de março de 2022, e esse é um livro que nos lembra de como a nossa vida é frágil, e não devemos deixar de viver as coisas boas, e nem de fazer o bem. Para que a gente possa olhar para trás, e ver como foi bom não ter hesitado em tomar decisões sem medos e sem demoras. Porque a vida passa rápido, e precisamos aproveitar cada momento dela da melhor forma possível.

?Sempre que nos deparamos com um momento difícil, podemos nos lembrar de que é apenas uma questão de tempo até que as coisas comecem a melhorar novamente. Da mesma forma, momentos de felicidade ou celebração devem ser valorizados e vivenciados da forma mais presente possível. Porque, sejam bons ou ruins, todos os momentos passam. A vida nos lança todos os tipos de desafios que nos ajudam a nos tornarmos pessoas melhores, mais fortes e mais resilientes?, Tom Parker (1988-2022) RIP????
Yorgos 08/04/2023minha estante
Que resenha maravilhosa. Agora quero ler

Flávia Menezes 08/04/2023minha estante
Obrigada, Cristina! ? Leia sim. É um livro bem curtinho, mas que nos faz refletir sobre a vida. Espero que goste!