Srta. Austen

Srta. Austen Gill Hornby

Resenhas - Srta. Austen

Sil 01/04/2023

A história como foi...
Um romance (quase) biográfico sobre Jane Austen e sua família.
Jane morreu no colo da irmã Cassandra que, depois da morte de Eliza, vai em busca das cartas trocadas por elas para manter apenas a parte boa da história.
Manu 01/04/2023minha estante
Nunca tinha visto esse livro!

Lêticia Lopes 08/03/2023

Queria saber mais da irmãs Austen
Esse livro é como uma ficção biográfica. Muitos dos fatos apresentados aconteceram de verdade, assim como as pessoas retratadas existiram. Isso faz com que cresça uma enorme curiosidade para saber sobre o comportamento dessas pessoas e tudo que está relacionado a elas, até porque Jane Austen é uma das maiores escritoras da literatura inglesa (e eu amo seus livros!).

Reparei em cada passagem que demonstrava como era o comportamento das mulheres que não casavam. É angustiante ver como elas sofriam, quando ficavam à própria sorte. Como se o casamento fosse o único fim possível para a vida de uma mulher. Mas Cassy, Jane e ainda outras, como Elizabeth Fowle, eram mulheres fortes e determinadas a serem felizes a seu modo, mesmo sem nunca casar.

Fiquei triste, mesmo assim, porque Cassy (pelo menos na história do livro) teve a chance de encontrar o amor e fugiu dela. Ainda assim, é bom que ela tenha sido feliz de qualquer modo.

Uma boa leitura para fãs da Jane Austen, recomendo!

BrunaNasc 11/03/2023

Caixinha 01/23 do Clube da Carina.
Esse livro foi uma surpresa muito boa, com uma narrativa leve e fluida vc se apaixona aos poucos pela estória.
Foi sem dúvidas uma das melhoras leituras que fiz, leia e se surpreenda com a estória das irmãs Austen. ?

Kelly.Christinne 18/03/2023

Sem muitos acontecimentos surpreendentes. Uma biografia diferente, como se contasse através de Srta. Austen sobre a sua vida.

Priscila Alves 22/03/2023

Para os fãs de Jane Aisten é leitura obrigatória. Uma nova perspectiva da vida da autora pelos olhos a sua queria irmã. Uma ideia de como deve ter sido viver ao lado dessa mulher incrível enquanto a mesma escrevia suas obras prima. Super recomendo!!

Bruna 29/03/2023

Cassandra Austen descobre que um amigo da família, reverendo de uma paróquia faleceu recentemente, e, que sua irmã Jane, costumava se corresponder com a esposa dele, também falecida. Com o intuito de preservar a memória da irmã ela parte a fim de recuperar as cartas, antes que a privacidade de Jane possa ser exposta. Mas ao ler as cartas acaba descobrindo mais sobre a irmã que tanto amava.
Cassandra se dedicou a vida inteira a família, e após perder o noivo antes do casamento e por uma promessa feita a ele ela decide nunca mais se casar.

Como nunca li nenhuma obra de Jane Austen esse livro foi uma surpresa em toda a sua essência. Obviamente grande parte do livro é ficção, mas é interessante ver a familia Austen ser retratada.
A dedicação de Cassandra pela família é louvável, porém achei muito triste em solitária em algumas partes.
A escrita da autora é bem fluida, tornando essa uma leitura rápida.

Gostei bastante da história, apesar de não ser muito fã de literatura biográfica (apesar de a maioria da história ser ficção).

leiturasdabiaprado 06/04/2023

Um livro para os fãs de Jane Austen!
O livro nos conta sobre a vida familiar, sobre o dia a dia da família Austen!
Cassandra é a protagonista, ela nos leva de volta ao passado, à mocidade das irmãs Austen. Ela e Jane eram mais que irmãs, eram amigas, eram cúmplices, eram o grande amor uma da outra, um amor puro, uma verdadeira parceria fraternal!
O livro se passa em 1840 quando Cassandra, já idosa, precisa recuperar uma série de cartas suas e de Jane escritas para Eliza, uma grande amiga de ambas.
Nessa busca voltamos no tempo, acompanhamos o noivado de Cassandra, o casamento dos irmãos, a morte do pai e o enorme elo entro Jane e Cassandra!
Um bom livro, baseado no mistério literário sobre a vida de Jane Austen, sua família, sua escrita e sua morte precoce!
O final achei mais arrastado, mas de um modo geral não comprometeu o livro e a história!

Adarita 07/04/2023

Recebi este livro pelo clube da Carina, já era esperado visto que Carina Rissi ama Jane Austen.
O livro pra mim no entanto não foi uma história que me prendeu tanto, apesar de ser uma leitura muito fluida e rápida de ler.
A história se passa no presente com flashes do passado, e confesso que gostei mais das cenas contadas no passado, quando Cass reviveu através das cartas um pouco do que foi a vida dela e da irmã Jane no passado.
Pra quem ama Jane Austen vai amar com certeza.

Jane.Mello 09/04/2023

Se é sobre Jane Austen leio até sua lista de compras ?...
Confesso que o começo dessa leitura foi pra mim muito devagar, mas no decorrer da estória fui pegando a narrativa e tudo fluiu...

Uma (quase biografia) de nossa querida Jane Austen... como adorei ver ela sendo retrata escrevendo seus romances ...

Cassandra sua irmã tão apegada a Jane, e também a todos ao seu redor. Tento pela frente sua missão de achar as cartas de sua irmã para poder destruir e assim proteger o legado de sua dela... Mas o que ela não esperava que também iria encontrar cartas a seu respeito, e reviver tudo aquilo talvez fosse mais que ela pudesse suportar...

Como nas estória não pode faltar pessoas detestáveis aqui nessa temos mais de uma... Mary sua cunhada é a pessoa mais insensível da face da terra...

Achei tão lindo a amizade e o companheirismo das irmãs e fiquei com o coração partido quando Jane morreu nos braços da irmã ...

Fato é que mesmo sendo em uma época diferente de agora, pouca coisa mudou sobre como as mulheres tem que viverem sobre o tabu que a sociedade estabeleceu ...
Casar, cuidar do marido, ter filhos, netos etc ... Só que muitas vezes a felicidade não depende de seguir esse padrão, Jane, Cassandra na estória deixam bem claro isso ...

?Quote?
"Finais felizes estão à nossa disposição, em algum lugar, trançados no tecido da vida."

@universoliterariodajuju 10/04/2023

Um pouco da história de Austen
Comecei o livro achando que a história era 100% real e tava chocada com os detalhes que as pessoas tiveram acesso, mas depois percebi que era uma mescla. Foi uma mescla bem legal, mas não me prendeu tanto. Livro leve, sem se prender a dramas terríveis.

Tercya 11/04/2023

Uma leitura fluida, e também um pouco triste. A vida da familia Austen é fascinante, ainda despertando mais curiosidade, porém um final triste.

Julie 17/04/2023

Chato ?
Jane Austen foi uma escritora brilhante, mas não gostei da personalidade retratada na história. Relação familiar de cuidado e cumplicidade são intensos. Mas a história foi cansativa, sem novidades e a falta de romance também foi estranha.