Check & Mate

Check & Mate Ali Hazelwood

Resenhas - Check & Mate

Madu 06/02/2024

This was a really cute and nice book, but I was expecting a lot more from it since I heard lots of good things about it.

Bruna Coicev 06/02/2024

Livro com potencial, porém fraco
Talvez por ter gostado tanto dos outros livros da Ali Hazelwood, esse tenha sido uma decepção maior. O tom divertido da escrita da Ali continua presente no livro, e foi um dos principais fatores que fizeram com que eu lesse o livro rapidamente e quisesse finalizá-lo. O que me decepcionou, no entanto, foi o desenvolvimento fraco do relacionamento dos protagonistas – tive a impressão de que não houve interações suficientes entre a Mallory e o Nolan, de modo que não pudemos acompanhar realmente as etapas do relacionamento dos dois. O Nolan é um personagem cativante e fofo, no estilo que estamos acostumados a esperar da Ali – e que eu adoro! Apesar disso, com os poucos diálogos que temos entre ele e a Mal, temos a impressão de que o amor e a adoração que ele sente por ela são forçados, especialmente no início. Já em relação à Mallory, acredito que a personagem não foi tão cativante, apesar de gostar de como é abordado o desenvolvimento dela e de suas relações familiares. Acredito que faria total sentido a construção da personagem ao abordar a paixão que ela sentia pelo xadrez, e como ela tem dificuldade de conciliar este lado de sua vida com as experiências que passou com a família e as responsabilidades que ela assumiu desde então. Entretanto, essas questões perdem força quando consideramos as atitudes e reações da própria Mal e de seus familiares. Sinto que não há uma justificativa forte para a Mal agir do jeito que age, ainda mais considerando sua idade e suposta maturidade, o que fez com que eu não me envolvesse tanto com a personagem.

Nandawonderly 05/02/2024

Esse é mais fofinho
O que gostei desse livro é que, apesar de os livros da Ali Hazelwood serem conhecidos por terem aquele hot no meio, esse não teve tanto... O foco na construção dos personagens me pegou bastante. Consegui me colocar no lugar da Mallory, apesar de as vezes achar ela meio idiota, mas aí lembrava que ela só tinha 18 anos e adolescentes são assim mesmo kkkkk

Me senti lendo aquela série da Netflix, o hábito da rainha, só que com um romance lindinho no meio.

Ana Flávia 04/02/2024

Depois de me apaixonar por A Hipótese do Amor e passar raiva com A Razão do Amor, esse foi o terceiro livro que li da Ali Hazelwood.
No começo achei que seria apenas mais um romancinho com final previsível, o que não é inteiramente mentira, mas o livro tem seus plots que me surpreenderam.
A história é leve, divertida e apropriada para adolescentes - infelizmente esse livro não tem hot.
Fiquei presa nesse livro, amei os personagens e me diverti muito. Vale a pena a leitura!

NakasaHime 03/02/2024

Ali diva quem concorda respira
Ali Hazelwood, sem dúvida, é uma das autoras atuais de romance que mais admiro. Já li 'A Hipótese do Amor' e 'A Razão do Amor', e admito que não são revolucionários em sua escrita ou trama, mas cumprem seu papel de entreter e proporcionar um romance que aquece o coração. E não é diferente com esta obra. Optei por ler em inglês, pois estou tentando expandir meu vocabulário e compreensão, e admito que para quem está aprendendo o idioma, é uma boa escolha ler esse tipo de livro, pois não achei muito difícil e é bastante envolvente. Agora, falando sobre esta história, ela se diferencia das outras obras da Ali por não ser voltada para a área da ciência, mas sim para o xadrez, o que achei uma sacada genial da autora, e ela soube explorar bem esse tema neste livro. Gosto da sensação que todos os livros dela têm, rivals to lovers, é maravilhosamente bem executado.
O livro sempre traz as marcas registradas dela, como temas diferenciados, geralmente relacionados à ciência, mas, neste caso, o xadrez. É um romance que te mantém na ponta do sofá, esperando pelas reviravoltas. No entanto, algo que me surpreendeu neste livro foi a ausência de um "vilão". Claro, há um personagem X com atitudes estranhas e suspeitas que irritam, mas ele não é o vilão da história. Eu acredito que as problemáticas, são culpa dos próprios protagonistas e seus desafios, o que achei muito original. Eles não agem de certa forma no climax por causa de terceiros, mas sim por suas próprias questões. Meu veredito é que, como todos os livros de Ali, este também deve ser lido obrigatoriamente, porque a mulher é uma diva.

mari 03/02/2024

É difícil associar esse livro à Ali Hazelwood.
Foge bastante da receita padrão dela e, mesmo assim, é muito bom!!!
É, como os outros, de nerds para nerds, mas diferente de A hipótese do amor, Amor teoricamente e A razão do amor, esse livro traz uma intelectualidade diferente e interessante.

Julia 02/02/2024

Check & Mate
Achei uma leitura bem boa, bem escrita! tenho algumas questões, mas são mais gostos pessoais do que outra coisa? Não li livros suficiente da autora para entrar em alguns debates que existem sobre os temas/personagens, estão isso é para o futuro!
Mas fiquei surpresa, por ser um tema que eu entendo bulhufas, que me fez ficar perdida as vezes, mas mesmo assim, foi bem leve e bom!

luisa972 02/02/2024

Nada de novo
Reconheço a importância do que a Ali Hazelwood vem fazendo. Escrevendo sobre mulheres se destacando em espaços tradicionalmente dominados por homens, mostrando para meninas jovens que elas podem seguir esse caminho, mesmo com as dificuldades que elas certamente vão encontrar. Também não ignoro que, quanto mais sucesso o livro faz, maior é o impacto de toda essa iniciativa e, para que um livro de romance venda, é preciso seguir uma fórmula, a qual eu não posso descrever com precisão, mas posso dizer que sempre envolve problemas que poderiam facilmente ser resolvidos por uma conversa de 15 minutos e cerca de 10 páginas de sexo explícito na segunda metade do livro. No entanto, por mais que eu enxergue a importância desses elementos para o "objetivo maior", não acho errado apontar que a narrativa deixou muito a desejar. Acredito que, no total, eu deva ter lido 3 livros da autora e em todos a protagonista, seja ela uma bióloga, seja uma engenheira, seja uma jogadora de xadrez, não apresenta nada de novo na personalidade. Os livros dela são sobre as mesmas pessoas em áreas de atuação diferentes. A protagonista é uma menina insegura e "esquisita" e o interesse amoroso é alguém que tem fama de rabugento. E no que isso sempre resulta? Na necessidade de uma dose IRRITANTEMENTE alta de dissonância cognitiva por parte da protagonista para que o livro tenha mais de 20 páginas. É tão exagerado que chega a ser ridículo. "Nossa ele me odeia (nenhum motivo para sustentar essa conclusão), então por que será que ele está olhando para a minha bunda? Eu só posso ter me cagado...". Isso acaba evidenciando muito o quanto a narrativa é fraca. Agora, falando sobre esse livro em particular, achei interessante a escolha da autora em cortar o sexo explícito, por mais que não tenha certeza se posso realmente dar crédito a ela por isso, porque parece que a Internet finalmente está vendo que toda essa loucura por livros "apimentados" é um pouco doentia.
luisa972 02/02/2024minha estante
ai esqueci de escrever as coisas boas mas tudo bem, ta na minha mente

gihA 31/01/2024

Fofinho e leve
O livro perfeito para quem quer apenas ler e distrair a mente sem pensar em nada. Amei a história, e a trajetória da Mal foi muito linda. Gostei MUITO do contexto do xadrez, nunca soube a grandiosidade disso e agora quero aprender a jogar KKKKk.
Só queria um pouco mais do Nolan e da Mal, mas no geral eu amei muito a história!!

Sarah.Cristina 31/01/2024

"xadrez, romance, traumas e medos."
Esse livro continua a essência dos livros da Ali, mocinho retraído, sério e um senso de humor duvidoso e um passado meio sombrio, mocinha carismática, com traumas, fechada e engraçada, e nos livros dela o cara sempre se apaixona primeiro e a mocinha sempre acha que ele odeia ela, aí o cara começa a mudar por que se apaixona pela menina.
A maior mudança do livro é que os protagonistas não são em PhD em alguma área das exatas, mas ainda assim o livro mexe com matemática, pois a história gira em torno do xadrez, entretanto a história se estrutura muito bem em outros pontos, abordando muito bem os traumas e mágoas dos protagonistas.
O romance do casal é meio vago, não tirei estrelas por causa disso, por que eu achei que o livro explica o romance raso do casal.
Como eu já conheço essa autora não estranho os livros dela serem iguais só mudar os nomes dos personagens, mas eu gostei do livro, só espero que os próximos livros sejam diferentes.

RafaellaSantos 30/01/2024

ADOREI
Eu gostei do livro ? é alegre, fácil de ler, mas tem personagens com falhas verdadeiras e histórias de fundo que os tornam tridimensionais. Como alguém que tem apenas um pequeno interesse no jogo de xadrez, eu gostei muito, até mesmo das partes do xadrez. E eu adoro como Hazelwood sempre encontra uma maneira de discutir a diferença de gênero.

Lune 30/01/2024

Surpresa
Pela primeira vez um livro da Ali não pareceu uma fanfic reylo ou um control c + control v de todos os livros dela, dito isso: finalmente!!!!

luma pessoa 29/01/2024

Uma surpresa boa
Não estava esperando muito dessa autora, pois já tinha me decepcionado anteriormente com The Love Hypothesis. Me interessei pelo livro porque gosto de acompanhar o cenário enxadrista e alguns streamers, inclusive as duas pessoais nas quais a história foi aparentemente inspirada (Magnus Carlsen e Anna Cramling).
Não costumo ler romances contemporâneos, mas este aqui, um belo clichê com cenário quadriculado preto e branco, me prendeu bastante e arrancou várias risadas.