Sonhos e Amores

Sonhos e Amores Johnny Souza

Resenhas - Sonhos e Amores

Alinne Morais @sistersbookaholic 12/11/2023

UM LIVRO REALISTA E ENCANTADOR!
Em Sonhos e Amores vamos conhecer a história de José que desde pequeno não teve uma vida fácil. Quando ainda era um garoto, ele vai para São Paulo, a partir daí vamos conhecer um pouco mais sobre a sua jornada em meio um destino solitário. Uma jornada de descoberta, sonhos, lutas e redenção.

"A solidão era o contínuo fluxo de sua vida."

ESSE LIVRO FOI UMA GRATA SURPRESA PARA MIM!

Desde sempre José foi uma pessoa muito solitária, tinha um carinho muito grande pela mãe e ressentimento por ser pai. Quando ainda era um garoto vai para São Paulo e em nenhum momento esquece de sua mãe tão querida. Ele vai conquistando a sua vida aos poucos, sozinho e com poucos amigos.

A história dele é semelhante a de muitos brasileiros que vão para cidade grande em busca de uma vida melhor. Com certeza já conhecemos muitos "Josés" por aí.

Sonhos e Amores é um livro bem escrito, simples e direto, que vai te fazer sentir empatia por esse personagem tão complexo e tão humano, que teve sua vida marcada por percalços, solidão, fé e questionamentos.

Uma história identificável que mostra a realidade vivida por muitos!

IG: @sistersbookaholic

site: https://www.instagram.com/p/CzJcwwWrvLP/?igshid=MTNzMDh4ZzhyN3ZkZQ==

Leonardo 13/06/2023

Um retrato sensível e doloroso
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Sonhos e amores lançado pela editora Novos Ases. O livro é de autoria de Johnny Souza e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.

Em "Sonhos e amores" nós desbravamos a vida de José, um homem que nasceu em uma cidade pequena e que vive sua infância em um lar instável e demarcado por violência por conta de seu pai, um agressor com problemas de alcoolismo e que torna a vida de José e de sua mãe, Rosa, extremamente difícil.

Em uma situação limite, José é enviado para a casa de sua tia, que mora na capital. E dali o rapaz começa a viver sua jornada pelas estradas de um Brasil que acaba de sair do regime da ditadura e passa por mudanças constantes. Essas mudanças, são singelas em comparação com aquelas que acontecem com Zé.

Após um tempo trabalhando com caminhoneiros, é oferecido ao jovem uma oportunidade de ir para São Paulo trabalhar em uma fábrica. É no litoral paulista que Zé tem sua primeira experiência com o mar e com o amor, ao conhecer uma mulher chamada Margarida.

É com Francisca, no entanto, que Zé acaba tendo uma relação mais duradoura. Enquanto trabalha como taxista, o rapaz acaba por se aprofundar em novas experiências, conhecer novas pessoas (como o argentino chamado Martín), e revisitar traumas de seu passado.

Que leitura incrível. Em poucas páginas, Johnny Souza consegue reconstruir em seu livro um Brasil em plena mudança e um personagem extremamente complexo e bem desenvolvido. Acredito que a história de Zé possa ser relacionada com a de muitas pessoas (por isso o nome mais 'comum' para o personagem), no entanto, ela não deixa de ser intensa e visceral.

O livro é divido em duas partes, sendo que na primeira nós temos Zé como protagonista; tudo é narrado a partir de seu ponto de vista. Essa parte aborda muito bem questões como o êxodo em pequenas cidades por situações complicadas ou falta de oportunidades, o preconceito que muitas pessoas vindas do norte e nordeste brasileiro sofreram ao tentar uma nova vida de São Paulo, além de tecer habilmente as primeiras experiências de um personagem marcado por uma infância difícil.

A segunda parte do livro apresenta uma outra narradora, e a partir daí vemos José por outra perspectiva. Me surpreendi muito com a mudança do ponto de vista e isso acabou acrescentando muito a obra. O que temos nessa segunda parte é uma desconstrução daquilo que vimos, fiquei realmente impactado com essa parte da história e tudo que aconteceu no ato final do livro.

Uma história emocionante, crua e bem visceral, "Sonhos e amores" traz um personagem incrivelmente humano em um cenário muito complexo e volátil. Indico muito a leitura desse livro a todos vocês!

Monique.Machado 04/04/2023

Leitura Finalizada
Livro: Sonhos e Amores
Autor: Johnny Souza

O autor nos traz um personagem chamado José um peregrino, e com ele seus desafios em relação a vida e relacionamentos.

A narrativa leva os leitores para uma jornada de descoberta, dxando cada página mais emocionante e evocativa.

O enredo tem uma fácil identificação em relação aos temas abordados, o que traz ainda mais realidade ao longo da leitura, ou seja, nos conectamos emocionalmente através de reflexões significativas como amor, sonhos, solidão.

O livro está a venda no site da amazon e vc pode le-o pelo KU