Os detetives da Linha Púrpura

Os detetives da Linha Púrpura Deepa Anappara

Resenhas - Os Detetives da Linha Púrpura

Ellen Rayane 07/03/2024

É tão interessante ler sobre um lugar diferente...
Uma realidade tão distinta da minha, ele me fez lembrar sobre um livro que se chama a outra face que se passa no Iraque ou Afeganistão, que me deixou tão impactada uns 15 anos atrás...
Eu amo muito esse tipo de história, sobre a realidade e inocência que só temos quando crianças... É um livro favorito pra mim, por me transportar para a índia e me relembrar a minha infância, recomendo essa leitura.

Mari Briese 29/12/2023

Nesse mundo tão estranho ...
Os Detetives da Linha Púrpura é um romance baseado em incidentes reais, a jornalista Deepa Anappara, descreve a realidade nua e crua na Índia, onde o desaparecimento de crianças vindas de famílias humildes são recorrentes, sendo negligenciados até que uma prisão fosse feita em flagrante, apenas assim, para ganhar os noticiários. Estimativas nos dizem que em torno de cento e oitenta crianças desaparecem na Índia todos os dias.

" Entrevistei crianças que trabalhavam casando lixo ou que pediam esmola em cruzamentos, que sofriam para estudar em casa por conta de circunstâncias domésticas difíceis, e que precisavam abandonar os estudos depois de serem desalojadas pela violência religiosa. Mas a maior parte delas não se apresentava para mim como vítimas; eram sorridentes e engraçadas e se mostravam muitas vezes impacientes com minhas perguntas. Nós, enquanto sociedade, e os governos que elegemos, havíamos abandonado essas crianças, como minhas matérias inevitavelmente aprontavam mas, escrevendo sob o jugo dos prazos e do número restrito de palavras, eu era incapaz de comunicar seu humor, sarcasmo e energia".

Foi então em 2016, que Anappara retornou à história que há muito ansiava contar e havia deixado de lado. Ao pensar nas crianças que costumava entrevistar, e pensando na determinação que mostravam com o intuito de sobreviver numa sociedade que muitas vezes as negligenciava deliberadamente, nesse momento, a aurora entendeu que era preciso contar essa história pela visão das crianças.

"Escrevi este romance para combater a ideia de que elas [as crianças] poderiam ser reduzidas a estatísticas. Escrevi-o para recordarmos os rostos por trás dos números".

Um livro real, triste, mas que nos deixa apegado às crianças que são narradoras da trama.

Lurdes 14/12/2023

Cinco dias... até a família, colegas e escola darem falta de Bahadur, de 10 anos.

Bahadur era muito quieto, devido a timidez e gagueira. Apesar de esperto, passava despercebido e costumava se ausentar sem que ninguém percebesse. Sua mãe precisou ficar alguns dias fora e, quando retorna, não o encontra. Começa, então uma busca pelo menino.
Mas não pensem que a polícia se mobiliza na busca. Bahadur vive em uma favela com sua família e a polícia não está preocupada com eles.
Não só Bahadur era invisível, mas toda a comunidade e, se reclamarem muito, ainda correm o risco de serem expulsos de suas casas precárias.
O menino Jai, então, resolve formar uma força tarefa com Pari e Faiz, seus colegas de escola, para investigarem o desaparecimento. Eles se acham preparados já que adoram acompanhar estórias policiais pela TV. Mas encontram muito mais dificuldades do que esperavam.
E pior, começam a acontecer outros desaparecimentos, todos de crianças e adolescentes da favela.
E a polícia?
Nem ai.

O início do livro demorou um pouquinho para engrenar, mas foi ganhando força narrativa e me envolvi cada vez mais.
A autora nos apresenta um belo contexto cultural da Índia, com suas contradições, desigualdades sociais, a sombra das castas, o preconceito, muito voltado aos muçulmanos, o descaso com as comunidades mais desfavorecidas e a reverência das autoridades aos mais privilegiados, considerados acima de qualquer suspeita pois, afinal, são ricos e educados.

Me emocionei muito com as crianças e suas famílias, tão esquecidos, tão frágeis e, ao mesmo tempo, tão fortes.

Recomendo muito a ?eitura, porque é uma estória profunda, com muitas camadas e porque nos dá a oportunidade de conhecer um pouco mais deste país, tão fascinante.

Atualmente a Índia é o país mais populoso do mundo e é um trabalho hercúleo (mas necessário) oferecer condições dignas a todos.

JoAo366 27/10/2023

O que dizer sobre esse livro ?
Terminei agora mesmo e me encontro em choque. A genialidade dessa obra é absurda. Um livro inocente e bárbaro ao mesmo tempo, uma aventura e uma luta pela liberdade, um relato e um pedido de ajuda.
A história é narrada na voz de uma criança indiana que nos conta as dificuldades enfrentadas pelo seu basti, comunidade, que está tendo suas crianças sequestradas.
Ao ter essas informações proclamadas por uma voz infantil, percebemos a visão de mundo de uma criança acerca das situações desumanas vivenciadas por ela, sua inocência e seu espírito permanecem relativos a sua idade, mesmo ao presenciar seus amigos desaparecendo a cada dia que passa.
É um texto marcado por questões socioculturais, suas páginas abordam o trabalho e tráfico infantil, abuso sexual, negligência policial e política, violência religiosa, xenofobia, precariedade, desigualdade, e além disso tudo evidencia também como a ação midiática, voltada apenas para o interesse público divulgando notícias com intenção de ganhar notoriedade e audiência, esqueceu o verdadeiro papel de trazer visibilidade para as questões importantes.
É um livro digno de leitura e reflexão. Muitos não irão gostar do desfecho, mas entendam que a história contada ali não é uma mera ficção, é a dura e fria realidade e que a história termina assim como a esperança e a busca por resposta de muitos terminam.

"Sinto como se cem borboletas se agitassem dentro do meu peito. O que é uma vida inteira? Se você morre quando ainda é criança, essa foi sua vida inteira, ou só metade, ou nada?"

S. K. 27/09/2023

Envolvente e profundamente humano
Escrevi uma resenha para a Jornalismo Júnior para quem quiser conferir: http://jornalismojunior.com.br/os-detetives-da-linha-purpura-um-novo-olhar-para-criancas-desaparecidas/

tabatatucat 24/09/2023

Uma leitura interessantíssima, não somente no aspecto cultural, mas na importância um tema que ouvimos pouco falar. A narrativa é muito boa, e a escrita da autora também. Vale muito a leitura!

André Vedder 04/07/2023

Vaga Lume para adultos.
A leitura de "Os Detetives da Linha Púrpura" me fez lembrar dos saudosos livros da coleção Vaga Lume que li muito na minha juventude e que foram a porta de entrada para os livros. Isso porque temos aqui crianças, aventura, mistério e investigação.
A história se passa na Índia e é narrada por Jai, um menino de nove anos, o qual juntamente com mais um amigo e amiga, passam a investigar o desaparecimento de uma criança de seu bairro.
A autora usa a visão das crianças, sua inocência e curiosidade, para abordar temas muito sérios e pesados como a extrema pobreza, corrupção, conflitos religiosos, trabalho infantil entre outros. Esse contraponto entre ingenuidade e barbaridade é a força motriz da obra, ao qual o leitor ri e lamenta no espaço de uma frase.

Gramatura Alta 21/06/2023

Http://gramaturaalta.com.br/2023/06/21/os-detetives-da-linha-purpura-inocencia-entre-corrupcao-e-extrema-pobreza/
Jai tem nove anos e é fã de séries policiais. Quando um garoto da escola desaparece, ele e seus amigos Pari e Faiz resolvem fazer as vezes de detetives e desbravar alguns dos lugares mais perigosos da cidade indiana onde vivem em busca de pistas. Mas o que começou como uma simples brincadeira ganha contornos sinistros à medida que mais crianças somem sem explicação. Para desvendar o mistério, o trio terá que enfrentar ameaças desconhecidas, pais apavorados e uma polícia negligente ― enquanto põem à prova os limites de sua própria ingenuidade.

A autora leva o leitor para uma jornada tocante e realista pelos becos e vielas da favela de Annawadi, onde a vida é difícil, brutal, e muitas vezes injusta. Acompanhamos a trajetória de três crianças amigas: Jai, Pari e Faiz. Elas se unem para desvendar o mistério do desaparecimento de Bahadur, um adolescente que frequentava a mesma escola, enfrentando os desafios e perigos de uma investigação perigosa em uma comunidade onde a polícia é corrupta e a pobreza é opressiva.

Jai é o narrador da maioria dos capítulos, mas não de todos. Alguns são em terceira pessoa. Ele é um menino de nove anos com uma curiosidade inesgotável. Pari, amiga de Jai, é uma menina valente, cheia de inteligência e determinação. E Faiz, o melhor amigo de Jai, é um garoto com deficiência física, mas sua mente afiada compensa qualquer limitação. As três crianças são apresentadas de maneira cativante e carregam o peso emocional da história, cada um com suas próprias motivações e ambições.

Ao longo da narrativa, a autora apresenta uma ampla gama de personagens secundários, cada um com suas histórias e desejos, que se interligam de alguma forma com as crianças e com o desaparecimento do adolescente. Desde a mãe de Bahadur, com sua dor esmagadora e esperança frágil, até a policial de coração endurecido, que luta contra seus próprios demônios internos. Cada personagem secundário é habilmente construído e contribui para a textura e profundidade do enredo.

Mas o principal destaque é que Anappara dá voz às crianças, revelando sua resiliência diante da adversidade, sua inocência roubada e sua busca por justiça. Muitos diálogos e descrições de Jai são feitas de maneira ingênua, ficando para o leitor interpretar e compreender o verdadeiro significado do que a criança está vivenciando. Todos os personagens são complexos, autênticos e evoluem ao longo da história, enfrentando suas próprias falhas e desafios, com as nuances emocionais e os dilemas éticos enfrentados individualmente.

A amizade entre Jai, Pari e Faiz é o fio condutor que une suas perspectivas únicas e os incentiva a explorar as profundezas da investigação. Cada uma das crianças contribui com sua visão de mundo e habilidades individuais, complementando-se para desvendar a verdade por trás do desaparecimento do amigo.

OS DETETIVES DA LINHA PÚRPURA é uma obra de ficção envolvente que oferece uma perspectiva impactante sobre a realidade das crianças que vivem em favelas urbanas. Deepa Anappara mergulha fundo nas vidas dos personagens e apresenta suas lutas e triunfos com uma empatia visceral. A história mantém o leitor preso, com um enredo bem construído e uma narrativa que combina tensão, esperança e desespero. Ainda lança luz sobre as injustiças sociais e a resiliência das crianças diante da adversidade.

site: http://gramaturaalta.com.br/2023/06/21/os-detetives-da-linha-purpura-inocencia-entre-corrupcao-e-extrema-pobreza/