Por lugares devastados

Por lugares devastados John Boyne

Resenhas - Por Lugares Devastados

Maria 11/05/2023

Estava com saudades de ler um livro tão bom quanto esse
Eu amo os livros do John Boyne! Na minha humilde opinião, ele não é somente o rei da ficção histórica, mas também o rei dos personagens complexos, então eu estava com expectativas altíssimas para esse livro (as quais foram, felizmente, alcançadas ?).

O livro começa de maneira bem humilde e pouco pretensiosa, mas com o passar das páginas você é envolvido na história de tal maneira que se torna impossível largar! Durante uma semana eu vivi na Paris de 1945, na imigração Australiana, num apartamento em Mayfair, etc.

Gretel é SUPER complexa, impossível de não amar E odiar, um retrato humano dos tormentos daqueles que eram crianças e foram educados no regime nazista. É impossível não se refletir sobre a "banalidade do mal" e os aspectos densos que permeiam a 2? Guerra e o Holocausto.

Por último, as revelações finais foram SENSACIONAIS! Vou demorar um tempinho ainda para conseguir digerir esse livro e todos os pensamentos que ele propõe.

Recomendo para todos, inclusive para os que (como eu) nunca leram ou assistiram O Menino do Pijama Listrado.
Lili 15/08/2023minha estante
Estou lendo. Certíssima, ele começa humilde e despretensioso e depois te ganha de um modo que você o quer devorar. Mas leia também o Menino do Pijama Listrado e/ ou veja o filme. Recomendo.

Gomor 21/04/2023

O livro narra a história de Gretel Fernsby, irmã de Bruno (O menino do pijama listrado), no pós guerra. A história acontece em dois momentos, nos dias atuais e nas décadas seguintes à Guerra.
O autor é absolutamente sensacional como sempre. Vale muito a pena a leitura!!!