Por lugares devastados

Por lugares devastados John Boyne

Resenhas - Por Lugares Devastados

ritita 02/06/2023

Que livraço!
Acostumada a ler livro sobre guerras, demorei mais um pouco com esse. É tão angustiante e pesado que tiver que intercalar com outras várias leituras.
O que foi essa leitura, senhores?
John Boyne fala que começou a escrita em 2004, logo após terminar o Menino do pijama listrado, e a intenção seria terminá-lo no fim da sua vida, mas durante o lockdown da pandemia de Covid achou que tinha chegado sua hora e a do livro.
Pois é, quase matou os leitores com o anterior e enterrou com este.
A premissa do livro é a culpa que Gretel, a irmã do menino (Bruno) leva consigo por toda vida.
De uma maneira devastadora mostra as conseqüências do nazismo em sua pior forma, a idéia de acabar com os judeus sobre a terra, felizmente os judeus não sumiram e alguns carregam até hoje a mágoa dos tempos passados.
A maioria das histórias que conhecemos fala sobre o depois dos judeus; eu sempre tive curiosidade em saber o depois dos alemães nazistas, aquele alemão comum que não era combativo, mas simpatizante, que perdeu a guerra e teve que conviver com suas conseqüências.*
Pois então, o livro é sobre este alemão, no caso Gretel, que tenta reconstruir a vida em vários países, com identidades diferentes, mas não consegue fugir de si mesma, não faz amigos, não tem relacionamentos afetivos e vive amedrontada que seja descoberta como a filha de quem era.
Em alguns momentos de suas vidas, Gretel e a mãe, descobertas por alguns judeus e do que participaram sofreram quase os mesmos horrores dos judeus nos campos de extermínio, mas seus algozes não terminaram a vingança.
Na velhice, cansada e amargurada por tudo que viu e viveu, Gretel relaxa um pouco e faz amizade com alguns vizinhos. Aí é que quem com ferro foi ferido, com ferro fere.
Confesso que em algum momento do livro eu que queria ter matado Gretel com faca cega.
Que final espetacular e memorável !

O autor vai pra minha galeria de ouro. O livro? Inesquecível como o Menino do pijama listrado, mas que acho, que não farei uma releitura, muito sofrimento para uma só protagonista.

Julia.Miquelini 13/08/2023

Por lugares devastados
A história da irmã do Bruno, aquele garoto do pijama listrado. Cruel, triste, cheia de reviravoltas, mas muito real! Gretel é humana e cheia de falhas. Foi uma verdadeira viagem ler esse livro.

Aline 04/10/2023

Devastador
Uma continuação perfeita para o primeiro livro, de uma sensibilidade tamanha, um enredo arrebatador, que conquistou o lugar de um dos meus livros preferidos e ainda assim deixou meu coração devastado. Assim como em "O menino do pijama listrado", as lágrimas poderão rolar.

leitorcallado 11/06/2023

Uma história magnífica!
Já tendo lido O Menino do Pijama Listrado, acredito que esta continuação tenha seguido um caminho mais dramático (ora, aquele tem como foco o Holocausto e adjacências, até certo ponto se restringindo ao que ocorre na casa e no campo), preenchido de melancolia, culpa e tensão. Em alguns momentos, dá pra se sentir parte da história pois é muito bem feita, e vez ou outra, as reviravoltas são surpreendentes. O enredo me encantou e o desfecho foi além, visto que houve quebra de expectativa ? popularmente dizendo, surpresa. O Henry é um garoto adorável! Foi meu personagem predileto.
Alguns temas parecem bem atuais e situações facilmente clonadas na vida real; outros pontos, porém, decerto soaram surreais, comprometendo o teor de realidade, mas nada que atrapalhasse o desenrolar da história. Talvez assombre (afinal, cruza o sombrio tempo da guerra e o que sucedeu e muitas gerações posteriores envolvidas), mas deslumbra à medida que passa pelo clímax o qual, aliás, parece sempre se fazer presente.

Rafa 08/12/2023

Após tantos anos ler sobre a vida da Gretel depois da Guerra, como foi conviver com o passado e as consequências dele com O menino do pijama listrado ainda tão vivo na memória foi como revisitar aquelas dores.
A história se passa no ano de 2022 com capítulos intercalados entre passado e presente.
Recomendo muito a quem se interessa pelos temas Segunda Guerra/ nazismo/ holocausto. Mas já adianto que é dolorido.
Trata-se da continuação do livro O menino do pijama listrado que conta a história do Bruno então leia esse antes de conhecer a história da Gretel.

Rafaela 26/03/2024

Meu Deus o que foi esse livro????? Quando o assunto é o livro ?o menino do pijama listrado? eu sou meio chatinha porque não gostei muito dele, mas essa continuação é incrível! A escrita é ótima, os plots e o jeito que o escritor retrata a culpa nesse livro é espetacular. Ao mesmo tempo que o livro fala sobre assuntos bem fora da minha realidade é muito fácil entender e se por no lugar dos personagens, então ao mesmo que eu não tenha dado 5 estrelas para o livro ele com certeza teve um grande impacto na minha vida!

Amanda3913 13/05/2024

Surpreendente. É a palavra que define esse livro. Eu engoli ele em 2 dias. A narrativa prende e o final é totalmente diferente do esperado. Nos faz refletir sobre um aspecto muito importante da vida humana, a culpa; e faz você se conectar com as emoções da personagem principal. Recomendo a leitura!

Fabricio.Macedo 31/01/2024

Bacana ler, agora, a história de Gretel, irmã de Bruno, "O menino do pijama listrado ". Li esse livro ro há mais de 10 anos e ao ler "Por lugares devastados", a memória entra em ebulição. Leitura que, ao final, gerou euforia pelo final. A história da criação do texto também é um capítulo à parte bastante interessante.

Lurdes 24/12/2023

Ébano sobre os canaviais foi vencedor do Prêmio Kindle 2022, editado agora pela José Olympio Editora, do @grupoeditorialrecord
Gentilmente enviado pela editora e pela autora @adrianavieiralomar

Meados dos anos 1800, conhecemos a estória de Ébano, cuja mãe foi violentada durante sua viagem do Congo para o Brasil, como escravizada e de José, jovem português, branco, que chega ao Recife, como clandestino, em um navio vindo de Portugal .

Através da estória do casal vamos mergulhando em uma sociedade escravagista (mesmo após a legislação que proíbe o tráfico de escravos), que lida com muitas contradições e hipocrisias, entre lutas abolicionistas e tentativas de sobrevivência em ambiente tão hostil.

Quando Ébano engravida, seu desalento em não conseguir garantir um futuro seguro e livre a seu bebê a faz tomar uma atitude radical.

Ano de 2015.
Conhecemos Maria Antonieta, mulher orgulhosa de seu passado e de seus ancestrais, repletos de barões e baronesas, possui profundo desprezo por negros, empregados e a população mais vulnerável em geral.

Após seu divórcio do marido rico que contribuía para manter o estilo esnobe, Maria Antonieta se vê obrigada a trabalhar e resolve obter cidadania portuguesa, o que a coloca de frente com sua verdadeira estória.

Um belo livro, com uma protagonista forte e determinada.
Interessante leitura, com escrita fluida e cativante.
Diego361 21/03/2024minha estante
Vc escreveu sua resenha no livro errado.

Karin 24/10/2023

Maravilhoso é pouco para essa obra incrivelmente necessária! As consequências da guerra para aqueles que estavam do lado do mal e escaparam... tiveram que lidar e muitas vezes lutar, ou não, com a culpa, com a própria existência e continuar.

Malu Collares 25/07/2023

A continuação do livro o menino do pijama listrado, mostra uma perspectiva da segunda guerra pela perspectiva da Gretel, irmã do Bruno. Na história vemos como foi conflitante lidar com a culpa que ela tinha por saber o que acontecia, pelo medo da culpa que todos colocavam nela e por sentimentos sempre confusos sobre pessoas, sua infância e seu crescimento.
No geral o livro é muito bom e com um final surpreendente.

Heloisa 10/06/2023

Mais um sucesso de John Boyne
Sempre que faço resenha do John Boyne eu digo que sou suspeita, pq se ele escrever uma receita de bolo de chocolate eu vou ler.
Eu não vi nesse livro uma continuação de ?o menino do pijama listrado?. Eu acho que esse livro conta uma história particular do que aconteceu com a família do menino no pós guerra. Tem algumas reviravoltas interessantes e mostra um lado integrante sobre as pessoas. Vale a leitura, assim como todas as obras do autor.