reinaldolelis 22/01/2024
Um bom começo de ano
O livro conhece bem seu público-alvo e é estruturado de uma forma incrível para quem, assim como eu, possui algum nível de TDAH: capítulos curtos, parágrafos enxutos e páginas inteiras somente com frases rápidas. Tudo isso gera uma boa sensação de progressão nas mais de 400 páginas de leitura e não entedia de forma alguma. Alguns dos ?quotes?, que são exatamente essas frases de efeito, parecem um pouco genéricas e aparentam estar ali só para preencher uma lacuna de final de capítulo, mas a maior parte suscita uma genuína reflexão, sim. Achei que o autor ficou algumas vezes repetitivamente preso a exemplos práticos relacionados exclusivamente ao universo da produção musical - que é o seu universo de origem, mas isso não atrapalha em nada a experiência; só que, existe muito potencial para abordar tantos outros ramos que necessitam da produção criativa, como cinema, arquitetura, branding, fotografia, moda, artes plásticas? - áreas das quais, imagino eu, ser grande parte do público que procura este livro (eu, por exemplo, sou arquiteto e designer). Além disso, o livro encerra de uma forma ?incompleta?, sinto que faltou um fechamento à altura do que foi principalmente as 200 primeiras páginas, de uma forma mais grandiosa. De todo modo, um texto leve, fácil de absorver e que proporciona muitos insights ao longo do caminho. Não ensina a ser criativo e sim a entender como funciona a nossa própria e individual criatividade.