Terra arrasada

Terra arrasada Jonathan Crary

Resenhas - Terra arrasada

Felipe.Camargo 23/02/2024

Um tapa na cara da sociedade contemporânea
"Terra Arrasada: Além da Era Digital", de Jonathan Crary, é uma obra que me provocou uma profunda reflexão sobre o impacto da tecnologia digital em nossas vidas e no meio ambiente. Crary argumenta que estamos vivendo em uma era de devastação sem precedentes, onde a tecnologia digital, longe de ser uma solução, é parte do problema.

O autor critica a ideia de que a inovação tecnológica é inerentemente positiva, destacando como o avanço digital contribui para a degradação ambiental, a exploração de recursos naturais e a ampliação das desigualdades sociais. Ele aponta para a ilusão de uma sociedade conectada, onde a promessa de inclusão digital mascara a realidade de uma crescente exclusão e alienação.

Crary questiona o otimismo cego na tecnologia e nos convida a repensar nosso relacionamento com o digital. Ele sugere que é preciso reconhecer os limites da tecnologia e buscar alternativas que promovam uma convivência mais harmoniosa entre seres humanos e o meio ambiente.

Com um referencial bem elaborado, o autor teve críticas impactantes que nos faz repensar sobre tudo ao redor! Definitivamente amo livros assim, apesar de ficar com a sensação de desamparo...

Icaro 25/12/2023

Tecnocapitalismo
Livro bem pesado sobre um presente complexo e um futuro pouco promissor. Críticas pesadas ao atual sistema tecnocapitalista.

Nota 9,5/10 ???

Camila 01/10/2023

Cansativo
Comecei o livro com grandes expectativas. Mas da metade em diante tornou-se extremamente cansativo. Só terminei pois não gosto de abandonar leituras. A temática é absolutamente fundamental nos tempos atuais, mas acho que o autor se arrasta demais em situações tecnológicas e tangencia problemas sociais causados por essas mesmas tecnologias. O título me criou a expectativa de que soluções ou caminhos fossem apresentados, mas as conclusões foram bem rasas.

Pedro Henrique Müller 10/03/2023

Como fugir da internet?
Livro fundamental que acaba de sair pela editora Ubu. Um alerta para a necessidade de um futuro off-line. Não sabemos exatamente como. Mas uma coisa é fato incontornável: já ultrapassamos o ponto de sentirmos os efeitos terríveis da vida 24/7 de incessante disponibilidade para o consumo e para o turbilhão de informações do mundo do cyber-junk internético. Mundo de ausência, terra de lixo, insensível a dor, ao luto, avesso ao coletivo e ao encontro, indócil, terra de crueldade exacerbada, que se beneficia da intolerância, de falsas esperanças, do vício, do isolamento, do endividamento e da sensação de vida desperdiçada. Um espaço de corrosão da memória e de total desmantelamento dos tecidos sociais comuns.

Precisamos descobrir alternativas - Crary nos convoca a pelo menos darmos algum passo e estranhamos a conformação passiva diante de uma realidade que não pode parecer imutável. Ele nos convida a uma fuga imediata do complexo internético. De volta para um futuro (possível) da materialidade dos espaços com seus contornos palpáveis e fundamentalmente para a redescoberta dos nossos desejos. Para que tenhamos de volta ao nosso alcance o destino daquilo que é a condição da nossa existência e para que recuperemos a possibilidade de um mundo vivo, intersubjetivo, e para que tenhamos novamente, um rosto, uma voz, um olho.

"A questão é que o contato direto entre seres humanos não se confunde nem pode ser comparado com a simples troca ou transmissão de palavras, imagens ou informações. Esse contato está sempre inundado de elementos não linguísticos e não visuais. Mesmo quando seus resultados são pouco inspiradores ou até banais, os encontros face a face são uma base irredutível do mundo da vida e de sua comunalidade; trazem em si o possível surgimento de algo imprevisto que não tem nenhuma relação com a comunicação normativa. Encontros não acontecem em espaços vazios e tampouco estão limitados pelas bordas de uma tela. São uma imersão, a habitação de uma atmosfera, algo que, conscientemente ou não, afeta todos os sentidos. Esse tipo de encontro, essa proximidade, é literalmente uma con-spiração, um respirar juntos"
Douglas 13/07/2023minha estante
Excelente resenha ?

Edson.Bezerra 07/03/2023

Qual o futuro próximo que podemos esperar com a incondicionalidade do mundo digital, em meio à lógica capitalista? É o que o autor, com muita competência e crítica histórico-social, tenta responder.