A Chave do Meu Sonho

A Chave do Meu Sonho Daniel Munduruku

Resenhas - A CHAVE DO MEU SONHO

Josi 01/05/2024

Esse livro encantador nos traz a história de um jovem indígena em busca de seu destino, em uma verdadeira jornada de autoconhecimento e aceitação.

Terceiro filho do cacique de sua aldeia, o garoto foi rejeitado pela mãe no nascimento, devido as dores provocadas no parto, e apenas o acaso (ou destino) o impediu de ser abandonado logo em seus primeiros instantes de vida, como era costume em sua cultura.

O garoto foi criado não para ser guerreiro, posição que ele possui ciência de não ter vocação alguma para ocupar, até pela sua constituição franzina e as rígidas tradições sobre a linha sucessória, mas para se tornar um pajé, o líder espiritual da aldeia.

Guiado por dois mestres, ele passa por uma longa preparação para dominar os mistérios e conhecimentos que envolvem a vida como pajé. Mas ele só estará pronto para assumir seu destino e guiar seu povo com toda a sabedoria adquirida quando aprender também a perdoar, a si mesmo e àqueles que o magoaram no passado.

A narrativa assume um tom íntimo e pessoal, acentuado pela narração em primeira pessoa, que faz o relato soar como uma autobiografia.

Com uma linguagem simples e envolvente, o protagonista descreve os sentimentos conflituosos que tem pelo seu povo, em especial por sua mãe, devido a dificuldade de crescer se sentindo rejeitado e excluído por não corresponder às expectativas e padrões da comunidade.

É comovente sua jornada para superar o rancor e desenvolver seu dom, que o permitirá assumir uma posição em que sua personalidade solitária e reflexiva será vista com respeito, não como uma maldição.

Apesar de classificada como literatura infantojuvenil, essa é uma obra para leitores de todas as idades, que possibilita conhecer, através de um olhar sensível e uma linguagem acessível, um pouco sobre os costumes, tradições e práticas comuns aos nossos povos originários, além de nos dar uma boa perspectiva sobre o respeito e a ligação mística destes com a natureza que os cerca.

Meiri.Rodrigues 15/04/2024

Lindo esse livro
Uma história cheia de ensinamentos que nos faz
refletir sobre o sentido da vida e a nossa relação com as pessoas e o mundo no qual vivemos. O livro é muito bonito. Indico a leitura.

Iris 07/04/2024

Coleção #demaoemmao distribui livros nas bibliotecas públicas de SP. Esse é de um autor indígena, mostrando um pouco dos saberes ancestrais da aldeia, com vários ensinamentos ao longo da história. Um livro lindo!

Maria 25/09/2023

Coisa mais linda!!! um livro atual, bonito, bem escrito e cheio de reflexões! vale a pena a leitura dessa obra de Daniel Munduruku