Crônicas de um imortal, ou (in) vento para não chorar

Crônicas de um imortal, ou (in) vento para não chorar Carlos Nejar

Resenhas - Crônicas de um imortal, ou (in) vento para não chorar

Vaninha e Livros 04/05/2023

Entrelinhas ricas
Em 1939 nascia Carlos Nejar para com muita competência em 1989, ser a quinta pessoa a ocupar a cadeira número 4 da Academia Brasileira de Letras. Dentre os seus vários livros, em 2022 lança pela editora @bertrandbrasil selo do @grupoeditorialrecord o ?Crônicas de um imortal ou (in)vento para não chorar?, ao qual os seus textos disserta sobre vários temas relevantes e dignos de muita reflexão.

Natureza, política, literatura, amizade, religião, sociedade e poesia são alguns dos assuntos abordados através dos seus textos de forma que tive em vários momentos a sensação de estar em frente a Carlos Nejar e alguns dos escritores que mesura no livro, nada mais, nada menos que Machado de Assis, Kafka, Fabrício Carpinejar (filho de Carlos Nejar), Pablo Neruda, Olavo Bilac e tantos outros numa conversa tão intima e esperançosa sobre o mundo. (Eu sei que estou sendo presunçosa, porque quem sou eu para ter esse poder? rs).

Mas, que eu gostaria de dar abraço em Nejar, isso eu queria... por me trazer de volta a força e o sentimento de que vale a pena acreditar ?que até no pouco de água pode se esconder um rio?. Também, ?talvez nunca se chegue ao livro perfeito, mas o importante é caminhar para o que é perfeito?.

Nejar vai conversando com o leitor o que torna impossível fazer uma leitura superficial, rápida e não se envolver com as suas crônicas. Se faz necessário pausas para acolher o seu olhar nas entrelinhas.