Na Mente de Sherlock Holmes

Na Mente de Sherlock Holmes Cyril Lieron...

Resenhas - Na Mente de Sherlock Holmes (Graphic Novel Volume Único)

Pedro P. R. 07/05/2024

Geralmente eu tenho problemas lendo Hq's que acabam possuindo um ritmo de narrativa que não consegue me prender ou que simplesmente termina de uma forma que não funciona comigo

Mas O Caso do Bilhete Escandaloso conseguiu quebrar esse estigma, tendo uma narrativa maravilhosa que te prende do início ao fim, seja pelo desenvolvimento da trama ou dos personagens.

A dupla de Sherlock e Watson é bastante conhecida, e apesar de serem personagens nascidos na literatura, eu acabei os conhecendo primeiro nas telas, em animações, filmes e séries.

Um dos pontos que creio terem funcionamos para a maravilhosa experiência de leitura que tive foi a forma como a HQ foi apresentada. A arte está lindíssima e em algumas páginas a história se torna interativa com o leitor para que possamos tentar imaginar exatamente como funciona a mente do lendário detetive

A história é bem fechadinha, com um início, meio e fim que funcionam muito bem. Com certeza é uma obra que indico

tiago21valente 11/04/2024

Lindo! Já a história...
Me sentiria mal ao dar uma nota menor que 3 para Na Mente de Sherlock Holmes.

O livro é lindo, interativo, e acredito que as pessoas gostarão.

Eu estou tentando, mas não consegui, ainda, me identificar com quadrinhos.

Para mim, a experiência visual não é tão impactante ao que está escrito, e digo isso de maneira geral aos livros, não só deste. Ainda assim, foi uma experiência interessante acompanhar o trabalho e engenhosidade dos criadores e principalmente do desenhista.

Cristiano.Cruz 10/03/2024

Camadas Extensas
Na Mente de Sherlock Holmes apresenta uma trama com um início majestoso, em que apresenta um Sherlock em sua intimidade, com seus vícios e sua enorme presunção - sem a mínima intenção de mascarar suas idiossincrasias e o véu imposto pela sociedade.

Mas ao longo do caso que se apresenta ao personagem, a estória acumula camadas que a torna cansativa; e nem o modo rocambuslesco e pitoresco dos autores, visualmente atraente, mas nem de longe uma novidade, compensam o tom arrastado.

Na última parte o enredo retoma o fôlego e entrega um final a contento, que pode ou não, reacender o ânimo do leitor para um novo caso a ser desvendado pelo impetuoso detetive e seu fiel parceiro Doutor Watson.

vicniro 21/02/2024

Uma obra de arte! Extremamente criativo
Que quadrinho!! Eu já tinha ficado impressionada quando eu vi pelos vídeos do Pipoca e Nanquim e por outras resenhas, mas ver pessoalmente o uso dos quadros e recursos possíveis de um quadrinho de forma tão bonita foi ainda mais incrível! Eu poderia ficar horas e horas em cada página, vendo todos os detalhes. Ele te faz entrar na história, fazer parte daquele universo e, claro, se sentir como o próprio Sherlock Holmes.

Além disso, eu adoro histórias de investigação, então a história em si também é muito legal, mas confesso que ela até ficou um pouco em segundo plano pra mim porque eu só conseguia me concentrar na criatividade de cada página, tanto que em alguns momentos tive que voltar e reler porque me distraí com outros detalhes.

Enfim, recomendo demais essa HQ. Uma verdadeira obra de arte. Espero encontrar outras obras no mesmo estilo.

Guilherme 14/02/2024

Na Mente de Sherlock Holmes
Vez ou outra temos a oportunidade de consumir uma obra que consegue explorar as possibilidades de seu meio ao máximo. Um disco, um filme, um livro, um quadro, um quadrinho. Obras assim são revigorantes e nos fazem lembrar o por quê a arte é tão importante em nossas vidas.

“Na Mente de Sherlock Holmes” é uma obra assim, que consegue explorar dos limites do meio dos quadrinhos. É uma elegante mistura de texto e desenhos intrincados que nos guia por uma narrativa cativante e empolgante por meio de uma narrativa gráfica nada menos que genial.

Cada página é um desbunde, da capa ao ponto final, tudo é fantástico. Uma das melhores leituras do ano!

"Aonde você vai Sam?" 11/02/2024

É elementar minha cara nona arte!
Essa HQ é o resultado da soma de um roteiro primoroso, um traço fascinante e uma ousadia ilimitada.

Resumindo: ARTE!

Vinicius 09/02/2024

Espetacular
É com muita felicidade e pesar que eu declaro que cheguei ao fim dessa que com toda certeza é uma das melhores hqs que eu ja li que sa a melhor, alem de uma história espetacular esse história ganha muito com sua narrativa inventiva, cada pagina dessa hq é uma obra de arte a parte, e eu me deliciei com cada quadro, o jeito que a narrativa traz o leitor pra dentro dessa história é uma narrativa sem igual, por mais que o meu único contato com o sherlock tenha sido no seu primeiro livro "um estudo em vermelho" que por diversos motivos eu não consegui terminar mas que pretendo, eu tinha e tenho um grande fascinio pelo personagem e agora me sinto inspirado em ler toda as suas obras escritas pelo mestre Sir Arthur Conan Doyle.

duartecaslu 07/02/2024

Elementar, Meu Caro Watson
Esse foi o primeiro contato que tive com qualquer obra no papel sobre o personagem Sherlock Holmes, antes tinha apenas visto a série com o Benedict, e foi uma experiência muito boa!

Na trama, temos Sherlock Holmes entediado por não se envolver em um caso de investigação interessante a bastante tempo. Para conter esse tédio, uma mente tão inquieta como de Sherlock Holmes recorreu a diversas drogas psicoativas.

Até que surge o Dr. Fowler em uma intrigante vestimenta, machucado e apresentando comportamento atípico. Eis que então, Sherlock, a partir de sua experiência e dedutibilidade, percebe que é um caso potencialmente instigante.

A partir disso, a obra se desenrola com as investigações de Sherlock, porém com um elemento crucial que torna a experiência muito mais imersiva, isso é, a utilização de quadros estilizados e elementos secretos que fazem o leitor interagir com as folhas do gibi.

Um ponto negativo, porém que uma releitura talvez resolverá, é a questão da investigação muitas vezes ficar estagnada, em um ramo tão micro que não causa interesse.

Mas no geral, é uma edição acima da média, principalmente com as motivações finais do caso investigado.

yasmine 04/02/2024

Uma graphic maravilhosa. A arte é incrível e com um enredo instigante que faz jus aos originais. A grata surpresa foi descobrir várias partes interativas.

Canal Rafael Pablo 01/01/2024

Deslumbrante
Imagine mergulhar na mente do mais icônico detetive de todos os tempos, Sherlock Holmes.
O livro que acabei de ler, não é apenas uma história em quadrinhos, mas uma viagem visualmente deslumbrante através dos olhos de Holmes, onde cada detalhe é uma pista e cada sombra pode esconder um segredo.
As páginas dessa HQ são mais do que simples ilustrações: elas são janelas para mente de um gênio, onde cada elemento visual é cuidadosamente pensado para realçar a narrativa.
Na Mente de Sherlock Holmes, é mais que uma leitura; é um convite para entrar no mundo do maior detetive de todos os tempos e ver o mundo através dos seus olhos.
Uma experiência que você não vai querer perder.

Pedro Goku 17/12/2023

Melhor história original de Sherlock Holmes desde Conan D.
Eu não sabia que era um quadrinho até abrir, mas fiquei surpreso como os autores aproveitaram isso para criarem uma história criativa e divertida sobre o querido detetive! Simplesmente genial os detalhes que eles arrumam para chamar a atenção do público, que não irei explicar para dar surpresa pro leitor HAHAHAH! Enfim, um grande achado para quem gosta desse tipo de história

André 14/12/2023

Adição honrosa à tapeçaria Holmesiana
"O Caso do Bilhete Escandoloso", dos franceses Cyril Lieron e Benoit Dahan é uma entrada honrosa para a longa tapeçaria de obras inspiradas pelo canône de Arthur Conan Doyle composto pelos 4 romances e 56 contos contando as aventuras do imortal Sherlock Holmes e do fiel dr. John H. Watson.
Destacam-se na obra o conhecimento profundo do canône holmesiano, - incluindo o encaixe cronológico preciso dessa história, referências a outras aventuras, as atitudes dos personagens e a metodologia investigativa de Holmes - refletindo no resultado final uma impressão de que poderia compor um daqueles 56 contos, e o uso radical dos recursos permitidos pela linguagem das histórias em quadrinhos - a estilização de páginas, quadros e balões, o emprego de fontes variadas, a exploração da relação do leitor com as páginas e um senso muito particular de continuidade entre estas expressado na imagem do "fio" tirado de uma metáfora de Holmes nas histórias de Doyle.
A história é empolgante e bem construída, com uma conclusão fascinante, mas - sem entrar em spoilers - não deixo de ter a impressão de a HQ parecer estar tentando justificar a sua existência de um ponto de vista moral através dessa história, e eu creio que poucos personagens da literatura britânica de virada de século precisem tão pouco se justificar quanto Holmes, Watson e toda a trupe da Baker Street.
A persistência de sua popularidade, sem fronteiras nacionais, linguísticas, e mesmo temporais e geracionais, me parece atestar isso.

BrunoSB 04/11/2023

Elementar!
Espetacular!!!! Não tem o que dizer, a história está boa, os desenhos não tem o que falar, a linha seguindo o raciocínio, tudo pensado e feito nos mínimos detalhes! Amei demais, que muitos outros venham a ser escritos!

Julia 31/10/2023

Impecável!
Esse quadrinho é um deleite para qualquer fã de Sherlcok Holmes, cheio de referências e bom humor e obviamente feito com muito esmero. Adorei essa representação dos protagonistas, os diálogos são bem fiéis aos das obras originais inclusive, e principalmente, as ilustrações da linha de raciocínio do Sherlcok são impecáveis, a ideia do fio e do porão, baseada nas falas do personagem original é genial, sempre imaginei que sua mente funcionaria de forma similar.

Em relação ao enredo, é tão bem escrito que para mim já é canônico, mas o melhor é a crítica a Inglaterra de uma forma que Arthur Conan Doyle jamais escreveria, ao contrário, as obras originais seguem o clássico raciocínio do colonizador. Nessa versão vemos um Holmes, que enquanto desvenda o mistério, encontra suas ideias de moral e justiça inglesas estremecidas. Por fim, gostaria de citar que o enredo gerou vilões muito interessantes!