A mente trágica

A mente trágica Robert D. Kaplan

Resenhas - A mente trágica

Marlonbsan 07/05/2023

A Mente Trágica
Através de análises e reflexões de crises geopolíticas, o autor busca relacionar os temas centrais da política internacional com as obras antigas.

O livro é narrado em primeira pessoa e possui uma linguagem simples, mas uma densidade bem grande, porém, compreensível pelo tipo de livro.

A abordagem histórica sobre guerras, regimes políticos e outras questões inerentes à sociedade sempre vão ser importantes e interessantes, assim como ter conhecimento sobre esses assuntos e poder entender essa dinâmica e o que levou aos conflitos.

Porém, o livro acaba sendo muito mais uma análise de filósofos e suas obras ou até mesmo da Grécia antiga do que correlacionar com as situações atuais, ou até mesmo de grandes eventos como a Segunda Guerra ou conflitos mais recentes, que eram assuntos que eu estaria mais interessado.

Há também muitas citações de autores, sobre o que acharam de uma determinada obra ou personagem literário, o que é interessante, mas ao mesmo tempo, como trata de filósofos, acaba ficando muito abstrato e pouco se relaciona com fatos históricos.

Ocorre basicamente algo que sempre me questionei sobre as obras interpretativas e que geram várias ideias que podem se encaixar, mas o único que poderia realmente dizer o que pensa ou acha ou o que quis dizer nas suas obras, é o próprio autor.

Por fim, pelas credenciais do autor, senti que poderia se aprofundar mais nos conflitos que ele mesmo cobriu e até falar mais sobre essas experiências (mas deve ser assunto de outro livro).