Diário de uma jovem na Guerra da Ucrânia

Diário de uma jovem na Guerra da Ucrânia Yeva Skalietska

Resenhas -

Zimzalaurim 29/04/2024

Diário de uma jovem na Guerra da Ucrânia
Um interessante relato de uma jovem que presenciou e escapou de uma guerra tão atual.
Não é o melhor livro diário que já li, mais expressivo, mas a vida dela foi muito corrida desde de que a guerra se iniciou. Literalmente, uma corrida pela sobrevivência, abandonando amigos, familiares e seu lar para trás.
Outro diferencial é o de que o livro conta com fotos, transcrições de conversas online, coisas que a atualidade nos proporciona e tornam mais ricos esses registros

Alan kleber 26/04/2024

Eu sou uma filha da Ucrânia, eu tenho doze anos e só quero ter paz e voltar para casa!
Merecemos viver uma vida de paz e felicidade!

"Diário de uma Jovem na Guerra da Ucrânia" é uma obra comovente que nos transporta para os horrores e as lutas vividas por Yeva Skalietska, uma adolescente de apenas 12 anos, durante os tumultuados dias da invasão russa em sua terra natal. Escrito com uma sinceridade cativante, o diário oferece um vislumbre da angústia e da coragem de uma jovem enfrentando a brutalidade da guerra.

Desde o início, somos levados a acompanhar Yeva e sua avó enquanto percebem, com crescente alarme, o perigo que se aproxima de seu apartamento. Confrontadas com a iminência da violência, elas buscam refúgio no porão do prédio, um ato desesperado diante de uma realidade sombria que logo se revelaria insuficiente para protegê-las.

A narrativa nos leva através de uma jornada de sobrevivência, onde cada passo é marcado pelo risco iminente e a incerteza do amanhã. Da busca por um abrigo seguro ao testemunho das explosões e da destruição que assolam sua cidade, Yeva e sua avó enfrentam desafios inimagináveis, vendo seu lar ser reduzido a escombros por um míssil.

Entretanto, mesmo em meio ao caos e à devastação, há momentos de humanidade e esperança. O relato das amizades mantidas, das histórias de coragem compartilhadas com os amigos de escola e da solidariedade encontrada nos momentos mais sombrios da guerra são testemunhos emocionantes da resiliência do espírito humano.

A jornada de Yeva não termina nos escombros de sua cidade natal. Ao atravessar a Ucrânia, enfrentando o fogo e a fúria da guerra, ela e sua avó finalmente encontram segurança ao cruzar a fronteira com a Hungria

A chegada de Yeva e sua avó Iryna na Irlanda, com a ajuda de jornalistas altruístas, é um momento de alívio e renovação, representando um novo capítulo em suas vidas marcadas pela tragédia da guerra. No entanto, mesmo diante dessa oportunidade de recomeço, o coração de Yeva não consegue se desvencilhar das memórias dolorosas e da preocupação contínua com sua terra natal.

Enquanto se estabelecem em um ambiente seguro e acolhedor na Irlanda, Yeva é confrontada com um turbilhão de emoções contraditórias. Por um lado, há a gratidão pela chance de reconstruir sua vida em um lugar onde a paz prevalece, longe dos horrores da guerra. Por outro lado, persiste a angústia e a tristeza pela situação devastadora que assola seu país e pelas experiências traumáticas que ela e sua avó enfrentaram.

A mudança para a Irlanda pode oferecer um vislumbre de esperança, mas não apaga as cicatrizes emocionais deixadas pela guerra. A luta interna de Yeva entre a gratidão pelo presente e a preocupação pelo futuro de sua pátria reflete o conflito de muitos sobreviventes de conflitos armados, que carregam consigo o peso de suas experiências enquanto buscam reconstruir suas vidas em novos horizontes.

Assim, a chegada na Irlanda é mais do que uma simples mudança geográfica; é um símbolo poderoso de resiliência e perseverança, mas também de uma dor que continua a ecoar mesmo diante da esperança por um futuro melhor.

"Não sei quantos dias, meses ou mesmo anos mais essa guerra vai durar. Quantas vidas vai levar, quanta dor vai causar, qual vai ser o tamanho do preço que vai cobrar ? e que já cobrou ? nós só saberemos no futuro. Até hoje, há pessoas sofrendo em Kharkiv, e fico impressionada de elas terem forças e determinação para seguir em frente.
Desde que a guerra começou, eu aprendi a valorizar verdadeiramente a minha vida. Mais cedo ou mais tarde, todos aprendem essa lição."

gabriela nagel 14/04/2024

Que livro forte. Foi muito doloroso acompanhar os relatos dessa menina vivenciando uma guerra.
Ao mesmo tempo, o livro nos permite afirmar que a arte pode sim salvar pessoas!

Carolina.Dall 30/12/2023

Diário de uma jovem menina que é natural da Ucrânia, vemos como era sua pacífica vida e como isso acabou do dia pra noite devido aos ataques da Rússia, vemos seus medos, preocupações, pensamentos, fugas e recomeço, ótima leitura recomendo.

Nayrs_ 20/11/2023

A arte
Achei um bom livro, me fez refletir sobre várias coisas. Uma delas que a arte é realmente uma terapia, por várias vezes esse foi o meio que acalmou ela. Outra coisa é o quanto as pessoas são gananciosas, não pensam no próximo e nas raizes e histórias por trás de um país, pessoas perderam suas vidas, casas e sua ? história? em seus lugares, lembranças, objetos que muitas vezes foram passados de gerações, fora os prédios históricos destruídos.

Mauriceia2 25/10/2023

Diário de uma jovem na guerra Ucrânia
Eu nunca li algo desse tipo antes e confesso que esse livro mexeu muito comigo. O Diário de Zlata é um livro curtinho que você lê rapidinho. Ele relata a vida de uma menina chamada Zlata Filipovi? durante a Guerra da Bósnia, que aconteceu na década de 1990. O livro é uma coleção de diários que Zlata escreveu entre os anos de 1991 e 1993, quando tinha entre 10 e 12 anos de idade. Zlata era uma menina comum que vivia em Sarajevo, a capital da Bósnia. Ela escrevia sobre sua vida diária, sua família, amigos e escola. No entanto, à medida que a guerra se intensificava, as entradas em seu diário começavam a refletir o medo e a incerteza que ela sentia em relação ao seu futuro.O livro é um relato emocionante da vida de uma criança em meio a uma guerra brutal. Zlata descreve os bombardeios constantes, a falta de comida e água e a morte de pessoas próximas a ela. No entanto, apesar de tudo isso, ela ainda manteve a esperança de um futuro melhor.O Diário de Zlata é um livro emocionante e poderoso que mostra a resiliência humana em face da adversidade. Ele nos lembra da importância de valorizar a vida e a paz, e de lutar contra a guerra e a violência. Através dos olhos de uma criança, somos capazes de ver a tragédia da guerra de uma maneira diferente. É um livro que deve ser lido por todos, especialmente aqueles que desejam entender melhor as consequências da guerra e a importância da paz. Uma criança viver entre guerras e sem saber se vai conseguir sair viva dali imagina o trauma que elas vão levar pra vida toda: porque com certeza uma pessoa que passa por isso nunca vai esquecer. Eu recomendo que todos leiam esse livro.