A Ética do cuidado

A Ética do cuidado Fabienne Brugère

Resenhas - A Ética do cuidado

lilyisnight 21/11/2023

A Ética do Cuidado de Fabienne Brugère
A mulher na sociedade é vista apenas como ?algo? e não como ?alguém?, o que instiga as pessoas a procurarem cada vez pela democracia escrita no papel que não existe. A desigualdade seja ela racial ou de gênero é um dos temas mais abordados até hoje, mas parece que as pessoas não estão mais dispostas a lutar pelos seus direitos. Fabienne Brugère escreve este livro com citações de obras literárias francesas da filósofa e psicóloga Carol Gilligan, aonde por meio de suas palavras nos prendem num jogo que não podemos sair até ganha-lo. Um dos assuntos que mais tenho dificuldade e que inclusive caiu no Enem veio debatendo sobre mim como um pássaro tentando sair da gaiola, graças a este livro abri mais os meus olhos para coisas no qual estava cega ao não enxergar. A mulher tem todo o direito de ser o que ela quer ser, diz Gilligan e ninguém nem mesmo a própria sociedade deve ter a propriedade para mandar em você. Outra persona importante foi Kittay que diz que estes tipos de papéis sempre foram impostos pela cultura predominante da sua região, e que por meio de movimentos como o feminismo por exemplo as mulheres estão ganhando cada vez mais a voz e a escolha de ser quem ela pode e quer ser. A invisibilidade da mulher como cuidadora e não só este tipo de papel sempre foi mal vista, como se a mulher tivesse que se esconder atrás do homem..mas afinal, o que nós queremos é a igualdade dos direitos humanos. Sempre a mulher foi vista como algo que conseguisse ter múltiplas funções, mas nunca foi lhe dado o devido crédito por ser algo tão incrível neste ponto. Todo mundo deveria ler este livro, e então compreender a essência do ?eu? enquanto espírito e humano..e compreender que muitas vezes não queremos a ?fama?, e sim um ?obrigado? por exemplo de cuidar do filho de uma mulher rica e nunca ser valorizada por esse trabalho. Afinal, sempre foi e sempre será assim, enquanto as pessoas não abrirem seus olhos para pautas importantes.
Douglas 27/12/2023minha estante
Excelente resenha ?