A Ética do cuidado

A Ética do cuidado Fabienne Brugère


Compartilhe


A Ética do cuidado





A Editora Contracorrente tem a satisfação de anunciar a publicação do livro A Ética do cuidado, da ilustre pensadora francesa Fabienne Brugère.

Em acurada tradução de Ercilene Vita, a obra de Brugère, na contramão da cultura neoliberal do empreendedorismo e da independência, propõe uma ousada revolução teórico-prática em que a atenção para com os outros e a responsabilidade social dos indivíduos e do Estado assumem o protagonismo, de modo que todas as formas de vulnerabilidade – dos migrantes à natureza, das mulheres às pessoas com deficiência, dos condenados pela justiça aos idosos – possam ser devidamente cuidadas.

A autora constrói sua argumentação sobretudo a partir dos textos norte-americanos fundadores da ética do cuidado e de três grandes eixos: as novas vozes a serem ouvidas em um mundo tão plural e a constatação das desigualdades de gênero; o cuidado para com a vulnerabilidade e as grandes dependências; e a reivindicação de políticas públicas para a promoção de uma igualdade real entre mulheres e homens e dos novos regimes de proteção.

Nas palavras da própria autora, “o cuidar supõe uma atenção a todas as vidas e a todos os seres que povoam o mundo. Essa definição bastante ampla – que reagrupa um certo número de atitudes, a capacidade de assumir responsabilidades, o trabalho do cuidado e a satisfação das necessidades – faz do cuidado uma atividade central e essencial da vida humana: a experiência do cuidado adquire, nesse sentido, um tipo de universalidade, porém essa universalidade não é de forma alguma abstrata, pois caracteriza o tipo de relação que convém ter com um ser singular, um elemento natural ou um objeto, a partir do momento em que se reconhece o seu pertencimento a um mundo vulnerável (…). Nesse sentido, é pertinente conferir à ética do cuidado uma consistência ontológica. Na realidade, uma ontologia do cuidado se baseia em uma crítica a todas as formas de poder, sejam elas naturais ou fabricadas pelo homem, em favor de tudo que merece proteção, atenção e que sempre corre o risco do apagamento e da desaparição”.

Fabienne Brugère é professora de Filosofia das Artes e Teoria Feminista na Universidade Paris 8 Vincennes-Saint-Denis (desde 2014) e presidente da Universidade Paris Lumières (desde 2019). Atuou também como professora visitante nas Universidades de Hamburgo, München e Laval. É ainda coeditora de duas importantes séries, “Diagnostics” (Editora Bord de l’eau) e “Perspectives du care” (Editora ENS).

Não-ficção / Sociologia

Edições (3)

ver mais
A Ética do cuidado
La ética del cuidado
L

Similares

(7) ver mais
Crítica ao feminismo liberal
A integração do negro na sociedade de classes
A função social da guerra na sociedade tupinambá
A Ralé Brasileira

Resenhas para A Ética do cuidado (1)

ver mais
A Ética do Cuidado de Fabienne Brugère
on 21/11/23


A mulher na sociedade é vista apenas como ?algo? e não como ?alguém?, o que instiga as pessoas a procurarem cada vez pela democracia escrita no papel que não existe. A desigualdade seja ela racial ou de gênero é um dos temas mais abordados até hoje, mas parece que as pessoas não estão mais dispostas a lutar pelos seus direitos. Fabienne Brugère escreve este livro com citações de obras literárias francesas da filósofa e psicóloga Carol Gilligan, aonde por meio de suas palavras nos prend... leia mais

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

24%

76%

Perigor
cadastrou em:
23/02/2023 20:00:56
Perigor
editou em:
23/02/2023 20:01:46

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR