Atlas: A História de Pa Salt

Harry Whittaker

Resenhas - Atlas: a História de Pa Salt

Patricia 16/05/2023

Lucinda, obrigada!
Ganhei o livro "As Sete Irmãs", de presente, há algum tempo atrás. Já tinha lido alguma coisa da Lucinda Riley e gostara bastante. Mas não tive pressa. Mantive o volume 1 na prateleira por um tempo.
Decidi, num certo dia, iniciar a leitura. Me surpreendi quando a história levou a personagem ao Brasil. Todos aqueles detalhes envolvidos. Que preciosismo da autora. Fiquei maravilhada. Também fiquei surpresa, ao final, quando descobri que se tratava de uma série. E agora?
Eu precisava acompanhar essa jornada das irmãs.
Adquiri, então, os outros livros numa revenda da internet. Pronto, era só me deleitar.
Só que havia um problema, eu gostava tanto dos livros que os lia muito rapidamente.
Ao mesmo tempo que eu apreciava as histórias, também sentia uma certa melancolia por saber que aquele universo das Plêiades poderia chegar ao fim.
Em 2021 veio a notícia do falecimento da autora. Fiquei muito triste. Um talento inestimável. Me identificava tanto com o modo como ela escrevia. Era tudo tão emocionante. Acabei lendo outras obras dela nesse tempo.
Dei uma pausa. Não quis continuar a saga por um tempo. Antes eu tinha um sentimento de que sempre haveria Lucinda. Seria uma fonte inesgotável de leitura que acalenta o coração. Mas, infelizmente, tudo mudou.
Um bom tempo passou e não fui capaz de resistir mais. Mergulhei novamente nesse mundo mágico. Terminei num piscar de olhos, como previa. Desde então fiquei ansiosa pelo Atlas.
E no último Dias das Mães (ironias da vida), ganhei de presente o tão aguardado volume final.
Ganhei o primeiro e ganhei o último. Interessante.
Iniciei a leitura ontem e terminei hoje. Li rápido porque queria chegar ao final logo. Ansiedade a mil.
O que posso dizer sobre o livro? Afinal a resenha deveria ser sobre ele.
Tudo foi respondido. Pra quem tem boa memória, reconhecerá muitos personagens ali.
Foi como uma volta ao mundo em quase 700 páginas.
Fiquei impressionada com a criatividade da autora. Como é possível criar uma história assim? Mesclar ficção com realidade dessa maneira?
Me emocionei em apenas 2 momentos. Fiquei surpresa em outros.
Tive a impressão que o final foi um pouco corrido. Muita informação num único volume.
Harry fez um bom trabalho em reunir todo esse desfecho, sem dúvidas.
MAS faltou o toque dela.
Sensação de satisfação por entender tudo. Sensação de vazio por não sentir tudo.
Existem algumas obras dela que ainda não consegui ler. Vou guardá-las para momentos especiais. Momentos onde eu gostaria de sonhar.
Giuliana.Fiori 19/05/2023minha estante
Já li todos os livros das irmãs, agora só falta este!

Patricia 23/05/2023minha estante
Que legal, Giuliana. Depois me conta o que achou.

Adri.RMonteiro 23/05/2023minha estante
Me emocionei! Fiquei triste demais com a morte da Lucinda e estava com medo desse livro não corresponder aos outros da série. Que bom que as avaliações estão sendo positivas, vou já ler ele!

Patricia 26/05/2023minha estante
Leia sim, Dri. Por mais que tenha faltado o toque dela, o livro traz muitas informações importantes que concluem a história de forma muito satisfatória.

Adri.RMonteiro 29/05/2023minha estante
Já estou lendo! Apaixonada! Tão emocionante ver as peças se encaixando!!!

-Koraline 20/05/2023

Esse livro é a definição da expressão "quentinho no coração". No livro que encerra a série, além de conhecermos a trajetória de vida de Pa Salt, e todos os segredos de sua vida que permearam os outros 7 livros, também reencontramos todos os personagens que foram tão queridos ao longo, para mim, dos últimos 5 anos. Confesso que, por saber que esse livro não foi escrito inteiramente pela Lucinda, fiquei receosa pensando que não seria tão bom quanto os anteriores, mas foi uma leitura maravilhosa, e conhecer Atlas, o homem que sempre foi descrito como tão bondoso, foi simplesmente incrível. Pa Salt se tornou meu personagem favorito de toda a jornada das Sete Irmãs, e seu história é ao mesmo tempo triste, envolvente, esperançosa e emocionante, e encheu meu coração de saudade dos livros anteriores em cada página. Estou absolutamente encantada por esse livro, e recomendo a todos que leiam essa série, que é fantástica.
Simone 12/07/2023minha estante
To louca pra ler esse último livro

Kellynha 12/07/2023minha estante
Eu também ???

Aline Sulzbach 09/10/2023minha estante
Concluí a leitura ontem a leitura e impressionada com a escrita. É um romance com sustância. Até a última página com fortes emoções

vanessaabrum 09/10/2023minha estante
Eu não conseguia parar de chorar no final! Esse livro fechou a série com chave de ouro. Pa Salt deixou meu coração quentinho?

Cissa 12/07/2023

A História de Pa Salt (As Sete Irmãs)
?Lucinda Riley e Harry Wittaker?

O que falar da saudosa e amada Lucinda Riley? Não tenho como descrever o talento e a capacidade dessa autora maravilhosa nos levar ao mundo das letras e das histórias.

A saga de As Sete Irmãs, excelente e bem construída, não poderia deixar de ter um final à altura.

Comovente, perfeita, realista, essa história encerra com chave de ouro uma das mais lindas e criativas séries que li. Não ficaram pontas soltas, não ficaram segredos sem revelação e firmou a verdade que o amor tem várias formas de ser exercido.

Pa Salt, sempre misterioso desde criança, sofrido e sacrificado por uma guerra e o medo de sofrer com uma vingança, ainda encontrou forças e coragem para amar, salvar, e encaminhar crianças que eram suas filhas de coração e alma.

Sentirei falta de Pa Salt e suas filhas e a saudade poderá ser aplacada pela releitura mas a falta que Lucinda me fará não será aplacada pois ela é e será será uma das minhas amadas escritoras.

Quanto a Pa Salt, eu gostaria de tê-lo conhecido mesmo em ficção pois homens assim só a criação da mente de uma mulher brilhante e inteligente poderia ter concebido.

Siga em Paz e na Luz Divina das Estrelas, Lucinda Riley.
Kellynha 12/07/2023minha estante
Nossa, que resenha encantadora ???

Cissa 13/07/2023minha estante
Obrigada, Kellynha. ?

Roseli Camargo 29/02/2024minha estante
Eu tbm compartilho esse sentimento. Uma dor no coração de saber que essa mulher esplendida não escreverá outro livro jamais. Esse livro encerra essa série magnifica das sete irmãs e infelizmente o ciclo dessa indescritível Lucinda. Muito bem amarrado, uma historia muito bem escrita e que deixou uma marcar indelével no coração.

Adri.RMonteiro 10/06/2023

Sensacional!
O livro amarrou TODAS as pontas soltas no decorrer das histórias de cada irmã.

Eu mergulhei dentro da história, parecia que Pa Salt realmente existia! E como professora de História, ia apreciando as narrativas contextualizadas nas épocas vividas.

Me emocionei várias vezes, chorei?

Minha emoção foi um misto de sentimentos: pelo que Pa Salt ?viveu?, pela Lucinda não estar mais entre nós, pela coragem do filho dela em escrever essa história e não deixar a desejar EM NADA! Quem é acostumado com a escrita da Lucinda não percebeu diferença. Enfim? Meu coração se enche de gratidão a essa autora que me fez viajar no tempo e em vários países, aprendi muita coisa nova. Amei!
Mi 22/06/2023minha estante
????

Mi 22/06/2023minha estante
Vou começar essa aventura agora

Debora.Oliveira 19/05/2023

Um final realmente épico!
Encerrei um ciclo de uma série que guardo com muito carinho no meu coração! Assim que descobri os livros da Lucinda Riley, fiquei ávida por ler mais livros dela e me encantei com a série das Sete irmãs.

Li o primeiro livro em 2020 e desde então foi puro amor e admiração por esses personagens! Viajei pra diversos países e aprendi muito com o contexto histórico em cada livro. inclusive conhecer esses livros no período da pandemia me ajudou muito!

Virei a noite do dia 13/05 até o dia 14/05 lendo porque não conseguia desgrudar desse livro. Ao mesmo tempo, me sentia triste de acabar uma série que é tão importante pra mim.

O último livro me trouxe um mix de sentimentos, nunca li e chorei tanto! Terminei aos prontos e muito feliz por desfrutar dessa jornada! Realmente todos os mistérios foram revelados e o Harry filho da Lucinda escreveu a história de uma forma brilhante! Na minha opinião todos os mistérios foram revelados de forma muito assertiva!

Enfim, essa não é uma resenha mas sim um relato de muito amor pela literatura e o impacto dos livros da Lucinda Riley na minha vida! Sigo indicando para amigas e cada vez que alguém lê algo dela por minha influência fico muito feliz!
Christian Homem de Melo 21/05/2023minha estante
Eu amo!

Adriana1161 16/07/2023minha estante
Vc falou tudo! Tb me sinto assim! Acho que todas as pontas foram bem amarradas. Só fiquei na dúvida de um personagem que é citado bem no final? fiquei na dúvida qual dos dois era, pois haviam dois personagens com o mesmo nome

Dalila 20/08/2023minha estante
Você disse tudo. O verdadeiro mistério é a infinita bondade de Pa e as pessoas que cruzaram seu caminho. Muitas vezes nos esquecemos que pessoas assim possam existir ?

pri_resenhas 20/08/2023minha estante
E também esquecemos, das pessoas que cruzam nosso caminho né, parece que é tudo muito raso nas relações hoje em dia né!

Fernanda.Bertolli 07/06/2023

ATLAS - UM HOMEM DE CORAGEM
O último livro da série as 7 irmãs de Lucinda Riley, que contou com a ajuda de seu filho, pois ela nos deixou no livro da 5ª irmã.
Neste livro, a 7ª irmã é encontrada, e a verdadeira história de Pa Salt, o pai das meninas D?Apliése, é contada, desde o início.
Não vou me aprofundar, pois tenho medo de dar spoiler.
Uma história emocionante, louca, o fim foi surpreendente, apesar de eu já ter imaginado, chorei muito.
Rebeca 14/07/2023minha estante
Tô louca pra ler. Mas quero ler depois de ler os livros todos. Não comecei pelo primeiro livro. Da série só li até agora.
A irmã do sol e a irmã desaparecida.

Fernanda.Bertolli 14/07/2023minha estante
Leia todos, a história é bem legal, e com certeza você vai entender esse último melhor

Beca 14/11/2023

Final de série emocionante
Foi um grande prazer acompanhar a história da família D?Apliése nos últimos anos, e este livro definitivamente fecha todos os eventos com chave de ouro!
A história de Pa Salt é triste, mas nos trás grandes ensinamentos sobre a humanidade, sabedoria, gentileza. Nos faz ter esperança e acreditar que existem muitas pessoas boas no mundo, mesmo sendo ficção.
A correlação com a constelação das Sete Irmãs deixa toda a história ainda mais mágica e emocionante.
O livro me prendeu completamente e me deixou em lágrimas com um final lindíssimo.
Maria.ConceiAAo 16/11/2023minha estante
Como você fez para ler pelo Skoob. Não estou entendendo como acessar

Faynna 11/06/2023minha estante
Que capa liiiiindaa
Só li um livro ainda da Lucinda Riley, aquele "a árvore dos anjos" e gostei muito da escrita dela ??

Ana Lazarini 09/03/2024

O canto do cisne de Lucinda Riley
Atlas é o último livro da série As Sete Irmãs. Com a morte de Lucinda Riley em 2021 pouco depois da publicação do sétimo livro da saga, a tarefa de finalizá-la recaiu sobre seu filho, Harry Whittaker.

Assim como muitos dos fãs da saga, iniciei este livro ligeiramente receosa de que, por não ser escrito por Lucinda, ele não faria jus às histórias anteriores. Sou feliz em admitir que minhas preocupações se mostraram infundadas.

Ouso dizer que acabou sendo muito poético que essa fosse a última história que Lucinda iria contar ao mundo, considerando que o enredo deste livro é a resolução da história de Pa Salt, onde aprendemos sobre seu passado e destino.

O estilo de escrita de Harry neste livro, apesar de similar ao de Lucinda, tem características próprias. Este fato, a princípio me causou uma sensação de que estava lendo uma fanfic; uma fanfic extremamente bem escrita, de maneira alguma leia isso como uma crítica negativa - apenas ressalto o fato de ser possível identificar que era um enredo, já tão familiar pelas milhares de páginas anteriores, sendo explorado por um escritor diferente.

Entretanto, ao final, o resultado que temos é um lindo tributo de Harry à sua mãe, o que confere uma carga emocional ainda maior ao encerramento já intenso desta história.

Durante o desenvolvimento da história, aprendemos quem foi Pa Salt, suas origens e motivações. Ouso dizer que não ficou nenhuma ponta solta, tudo foi solucionado neste último livro. Isso foi extremamente satisfatório após investir tanto tempo lendo a saga (levei pouco mais de um ano para ler tudo - intercalando com outros livros para não saturar meu interesse na saga).

Por fim, deixo minha recomendação. As Sete Irmãs é uma saga maravilhosa, com personagens complexos e enredos emocionantes. Quem gosta de História e relações ricas entre os personagens, definitivamente vai se apaixonar por este mundo criado por Lucinda.
Leonardo.Lazarini 09/03/2024minha estante
Maravilhoso :)

engbella 24/07/2023

Enfim...fim!
Amei a série As 7 Irmãs desde o primeiro livro...adorei todos os livros, uns mais, outros menos...mas todos são ótimos...e por incrível que pareça, o último me deixou um pouco decepcionada...não é ruim, longe disso...mas achei muito absurdo, muito fantasioso.
Tive a sensação que ele realmente foi escrito no final, sem ter tido a ideia antes do primeiro livro...talvez porque a Lucinda faleceu e o filho teve que terminar...
Mas lógico, vale a leitura de toda a série.
Fabiana Pessoa 25/07/2023minha estante
Concordo!

Paula Thiesen 26/07/2023

MARAVILHOSO
Maravilhoso, maravilhoso & MARAVILHOSO ??? Lucinda vai deixar muita saudade na forma como escrevia histórias que fluíam entre passado e presente. Sou fã demais e agora fã também de Harry que conseguiu concluir a obra da mãe. O desfecho que a série merecia ? AMEI! Recomendo ao mundo ler a série Sete irmãs!
Fernanda949 26/07/2023minha estante
Tô ansiosa pra ler este último livro ?!!!

null 03/06/2023

Haja memória...
O livro acaba sendo uma visita à história de todos os outros da série.

Haja memória pra lembrar de tudo, depois de tanto tempo.

Por fim... Apesar de ser apaixonada pela série e de ter esperado muito, este lançamento, não foi uma leitura fluida.

A sensação era de ler, ler e não conseguir chegar ao final ?
antoniatab 16/07/2023minha estante
Me sinto mto perdida com os nomes principalmente tb?, demoro pra ligar os pontos por causa disso

Geovanna Ferreira 16/05/2023

Bo e Elle são o ápice desta história
Tal qual muitas outras leitoras a série de Lucinda Riley me acompanhou por uma década. Eu era uma menina de 17 anos cheia de medos, como as irmãs no início de suas histórias, quando comecei a ler a série em 2014, e hoje já sou definitivamente adulta, muito mudou.

Confesso que para mim os livros tiveram altos e baixos. Alguns inesquecíveis, outros adorei, mas foram tão marcantes. Ainda assim, Lucinda faz parte da minha vida, do meu afeto e foi um prazer ler a conclusão dessa saga. Após mais de 600 páginas digo que realmente fechou com chave de ouro. A história de Pá e seu grande amor é de fato memorável. Como torci por eles! Pra mim, são a alma da narrativa. Foi ótimo revisitar lugares, personagens e entender a complexidade da história, dos sentimentos e atos, como cada irmã chegou até o pai, ver como a trajetória dele estava literalmente nas estrelas, nos extremos do mundo, antes até de seu nascimento.

Minhas ressalvas vêm infelizmente estão atreladas ao falecimento de Lucinda. Gostei muito da escrita de Harry, seu filho, não sei identificar exatamente o que mudou, mas curti, pena que alguns desfechos, encontros e explicações me pareceram um pouco mirabolantes demais, rasos, umas justificativas um pouco forçadas. Algumas oportunidades narrativas desperdiçadas, como a infância de Pa que poderia ter rendido altos capítulos. Sinto que Electra " caiu de paraquedas " na família. Todas as outras famílias tem um vínculo justificável com Pa, menos a dela. Para mim o destino de Elle ficou óbvio na metade do livro. E o filho de Maia? Poxa vida! Mas com certeza o conjunto da obra se provou emocionante. Um bom desfecho.

E que Lucinda agora descanse em paz!

Tamara 20/05/2023

Era de se esperar que um livro que amarraria tantas pontas soltas que surgiram no decorrer de 7 livros fosse cansativo, mas não foi... O livro não foi perfeito, mas chegou bem perto

A história de Pa Salt me deixou triste em poucos momentos e feliz em vários outros, pois tem algo de muito especial em ler sobre tanta gentileza e humanidade. Lucinda Riley com certeza deixou um legado