O que é meu

O que é meu José Henrique Bortoluci

Resenhas - O que é meu

Lurene 09/03/2024

Sensível e profundo.
Como narrar a história de um homem simples???
Essa é a missão do autor, que a faz com excelência!
Narrando as dores, alegrias e desafios de uma vida inteira, como caminhoneiro, o autor traz de forma sensível e profunda a vida de seu pai.
Traz críticas e reflexões pontuais sobre a sociologia e política.
Vemos assim, a grandeza de um homem simples em enfrentar um câncer!

Camila 22/12/2023

O que é meu
Neste livro de estreia de José Henrique Bortoluci, somos apresentados à intimidade de sua família e da relação dele com o pai. Uma história de luta num país desigual onde o sonho dos pais é dar educação aos filhos para que eles não precisem viver da mesma forma que eles. Seu Jaú é um homem sem grande instrução formal, caminhoneiro que contribuiu imensamente para o crescimento desse país ao longo de cinco décadas. Seu conhecimento e vivência, contudo, lhe garantem uma sabedoria que muitos não conseguem adquirir depois de anos nos bancos escolares. José narra a história de vida do pai e sua luta contra um câncer. A narrativa lembra muito a escrita de Annie Ernaux, na medida em que José resgata a história do pai para, talvez, dar significado a sua vida que, graças a Jaú, permitiu que ele seguisse um caminho completamente diferente. É um livro com uma carga emocional gigante e quase impossível que filhos não se comovam e se identifiquem com essa relação.
???Palavras são estradas. É com elas que conectam os pontos entre o presente e um passado que não podemos mais acessar. Palavras são cicatrizes, restos de nossas experiências de cortar e costurar o mundo, de juntar seus pedaços, de atar o que teima em se espalhar?.???O que é meu só eu posso enfrentar?.

?Nessa condição, só ele podia encarar sua história e elaborar aquilo que era seu?.

Ana Manhani 06/04/2024

Uma leitura envolvente
Apesar de contar a história do pai que está doente, a leitura é leve e fluida.
Acompanhamos flashs da infância do autor e da vida na estrada de seu pai. Criamos um laço, um vínculo com uma história que é simples e comum, mas que exatamente por ser assim se torna tocante.
Recomendo a leitura demais!

GiuLaganá 14/07/2023

Eita Brasilzão velho de guerra
Delicioso ler este livro. A história recente do Brasil vista por um ângulo diferente, de um caminhoneiro que percorreu estradas de norte a sul, muitas das quais viu nascer.
Reflexões sobre a vida de quem sempre lutou por uma vida melhor e que conseguiu dar a seus filhos uma visão de um mundo enorme, aberto a diferentes aventuras, mesmo que sem ter sido esta a principal intenção.

Alcir1 14/06/2023

Excelente!
"Palavras são estradas. É com elas que conectamos os pontos entre o presente e um passado que não podemos mais acessar". Possivelmente nesta frase esteja uma síntese perfeita de um livro, pequeno no tamanho e enorme na qualidade. Num texto perpassado pela emoção do amor filial -- produto raro nos dias atuais --, o autor conta a história do seu pai, caminhoneiro por cinquenta anos, testemunha de todo um processo histórico. Assim, traz ao conhecimento do leitor atento, fatos pouco conhecidos ou, pior, conhecidos de forma distorcida, ao sabor das conveniências.
É narrando as vivências do pai que o autor mostra um outro lado da vida neste país continental, a irresponsabilidade de dirigentes sem compromisso com as pessoas, os sonhos mirabolantes. Mostra, sobretudo, a vida real, o sofrimento dos que acreditaram nas promessas de que seriam eles, os membros da parcela mais pobre da sociedade, os favorecidos; acreditar e se lançar na aventura seria a forma de alavancar um salto na qualidade de vida, ascender na escala social. Coitados!
Portanto, um livro marcante, tanto pela história de vida de um caminhoneiro, atuante nos tempos do "milagre", como pelo que nos mostra da realidade que desconhecemos.

eu_jaogabriel 19/05/2023

Estradas de Relações
Nunca imaginei que o cotidiano de Jaú - um simples caminhoneiro - seria tão intrigante, confortável, agradável e surpreendente. Lendo essa obra, percebi o quão líquida podem ser nossas relações, o quão rápido as coisas da vida podem acontecer - ou não - e, consequentemente, pude criar uma pergunta em minha cabeça: é ?O que é meu?? ou ?O que é meu!?. De verdade, não sei, só sei que estradas de terra que o homem passou, também são estradas de relações, as quais carregam consigo muitas memórias, tanto as boas, quanto as ruins.

Saindo um pouco dessa viagem na minha cabeça, queria fazer alguns pontos: gostei que o livro faz diversas críticas sociais e das relações apresentadas. Porém, senti que foi tudo muito rápido e - em algumas partes - desnecessário, cansativo ou a pura enrolação. Mas, pode ter certeza, esses fatores não irão estragar sua leitura.

obs: é uma obra baseada em fatos reais.

Marcus 30/04/2023

Filho doutor de pai caminhoneiro
O livro é uma mistura de tratado político-sociológico sobre a infraestrutura do Brasil desde a década de 80, de histórias de caminhoneiros (primos dos pescadores) e do amor e admiração de um filho por seu pai. Tudo vislumbrado sob a ótica de um migrante social: o filho doutor formado pelo pai caminhoneiro.

Dany Favilla 26/04/2024

Um livro intenso e potente sobre a história de um caminhoneiro, mas que também traz todo um contexto político e social social do Brasil de acordo com as histórias do pai nas Estradas brasileiras e os conhecimentos do filho, que quem escreve o livro. Bortoluci tem conhecimento acadêmico em filosofia e faz narra sobre o contexto pandêmico e a descoberta de um câncer em seu pai.

Isabel 25/05/2024

A história de um pai através do olhar de seu filho
O autor conta a história de seu pai através de uma narrativa que enquanto está tratando da vida do homem caminhoneiro e sua visão do mundo, também incorpora relatos acerca do momento histórico do país, de modo que ambas as histórias se interligam. Interessante também ver o olhar que o filho, em sua posição de doutor, possui acerca das vivências do seu pai. Leitura fluida, interessante e que prende desde o início. Muito bom.