A Guerra dos Chips

A Guerra dos Chips Chris Miller

Resenhas - A guerra dos chips

Marcelo 08/06/2024

Chip War
Um livro muito didático, nos apresenta a história e formação das áreas mais tecnológicas do mundo um panorama da cadeia de produção de chips, os principais player envolvidos na projeção, litografia e fabricação dos semicondutores, além de mostrar o papel central dos chips na geopolítica mundial.

Leonardo896 24/01/2024

Espetacular
Uma nota do The New York Times diz ?um verdadeiro thriller de não ficção. Eletrizante?? e é realmente este o sentimento que tive, é um thriller, super interessante e empolgante, acredito que agradará muito quem é da área ou têm curiosidade. Eu não tenho hábito de ler não ficção, mas como um Engenheiro na área de tecnologia, simplesmente adorei o livro. Capítulos curtos, facilitando a leitura e possibilitando pausas, o que eu gosto bastante, mas foi realmente difícil parar de ler.

Ricardo.Barroso 24/10/2023

Ótima análise histórica e atual
O livro me pegou pela capa, além de tratar de um tema muito relevante na atualidade e na minha área de estudo e conseguiu entregar o que prometeu. Iniciando desde a criação do transistor e dos circuitos integrados, nos anos 50 e 60, ele aborda o desenvolvimento tecnológico da eletrônica e da informática nos EUA, URSS, Japão, Taiwan, Coreia, China e Europa. A linguagem é bem acessível e o autor explica tudo o que é preciso para acompanhar o texto (com muitas referências para quem quiser explorar mais). Podemos entender os conflitos atuais, tanto militares como comerciais e como o custo da inovação tecnológica tem aumentado com os anos. Conceitos de como funcionam os chips, o que é uma memória DRAM e a Lei de Moore são apresentados de forma sucinta (na visão de quem já conhecia). Vale muito a pena para retirar preconceitos e ter uma visão mais embasada sobre as maiores potências da atualidade.

Paulo Henrique 30/05/2023

A Nova Guerra Fria
Esse livro justifica as várias indicações que recebeu internacionalmente, pois consegue de maneira simplificada e viciante, desenvolver toda a história por trás dos semicondutores. A história começa desde o desenvolvimento e suas etapas, abordando as váriáveis políticas, econômicas e tecnológicas de se produzir um novo semicondutor, ao longo tempo e que justificam serem os semicondutores a nova fronteira das disputas geopolíticas e econômicas.
Dominar a tecnologia que permite dominar as demais tecnologias se tornou mandatório, até porque as melhores armas requerem semicondutores de alta tecnologia. O que impressiona é a cadeia logística envolvida, a complexidade e como isso está espalhado por algumas poucas nações, porém tendo os Estados Unidos como centro gravitacional, independente de Taiwan dominar a produção junto com Coreia do Sul e Japão. E mostram como é um desafio para a China com sua política de dominar a cadeia toda de um produto, dominar a cadeia do semicondutor.
A narrativa envolvente, as brigas entre cientistas, empresas, governos, roubos de tecnologia, monopólios, inovações disruptivas, está tudo incluso no livro.
Para quem quer entender sobre a nova Guerra Fria esse livro é essencial.

Elton.Oliveira 31/05/2023minha estante
Ótima resenha ! Chamou minha atenção e curiosidade .... Vou adc !

Paulo Henrique 30/05/2023

A Nova Guerra Fria
Para quem quer entender sobre a nova Guerra Fria esse livro é essencial.
Elton.Oliveira 31/05/2023minha estante
Ótima resenha ! Chamou minha atenção e curiosidade .... Vou adc !