Peitos e Ovos

Peitos e Ovos Mieko Kawakami

Resenhas - Peitos e Ovos

bovinoreads 12/06/2024

No fundo do livro tem uma frase do Murakami dizendo: "Nunca vou me esquecer da sensação de assombro ao ler pela primeira vez este livro?. Então, começo a ler ?Peitos e Ovos? jurando que seria um livro de suspense/terror psicológico, algo com body horror ou algo no caminho. No início consegui sentir que a autora partia pra esse caminho, até que sumiu. Rafael me contou que ?asssombro? pode também significar que Murakami ficou espantado com a qualidade do livro, algo assim. Um problema de tradução (?) que desvirtuou minha leitura. O primeiro ato do livro foi 10/10, me perdeu na segunda parte e no meio quase todo. Salvo um momento ou outro, nesse meio, tinha muita descrição, muita palavra que não foi retomada depois? no final teve uma correria grande, o último capítulo ??????
Mas a ideia é sensacional, a execução me decepcionou um pouquinho? poderia não ter 480 páginas.
Mas nada disso impede de eu ter achado um bom livro

lcsfagundes_ 04/06/2024

Mulher não existe.
A primeira parte do livro foi minha preferida. Parece bem definida em sua proposta. No entanto, não tem muita ligação com a segunda parte. Tem questionamentos e pontos de vista muito interessantes sobre o que é ser mulher, além de trechos muito engraçados e absurdos.
A segunda parte carece do refinamento visto na anterior. Aqui são abordadas diversas temáticas. Tantas que a autora parece se perder. Em alguns trechos parece que estava lendo um ensaio ou um artigo de opinião. Ao falar do processo de escrita da protagonista, é citado que ela faz pesquisas em artigos e que um dos seus livros teve que ser adaptado para romance a partir de um amontoado de contos.
Ambos os aspectos citados parecem ser descrições do processo do próprio livro. Em alguns trechos fica claro os pontos que saíram de uma pesquisa. Além disso, a autora aborda a narrativa de tantos personagens e tantas temáticas que as vezes parecem desconexas.
Apesar disso, gostei da leitura. Me fez refletir sobre coisas que nunca tinha pensado e dar umas boas risadas. Ainda conta com algumas cenas muito bonitas sobre relações familiares.

acho que essa resenha ficou meio redundante bjs

888.hunterr 29/05/2024

Ele começa mt bem, o primeiro ato é mt mt bom. mas sinto que o final fica corrido (mesmo sendo bem longo) e perde um pouco da qualidade sla. quem sou eu ne ?

Supercut09 13/05/2024

Universo Feminino
Um livro bem interessante que narra do ponto de vista de três mulheres diferentes, mas da mesma família

Passado em duas décadas, o livro começa em 2008 quando Makiko decide fazer uma viagem a Tóquio acompanhada de sua filha para visitar Natsu. Makiko tem o anseio de fazer uma cirurgia de aumento dos seios e acaba gerando um conflito com sua filha, pois está em particular está passando pela puberdade e tem certa vergonha da mãe.

Já em 2017 acompanhamos uma Natsu solitária em busca de companhia e desejando muito ter um filho, sendo mãe solo pelo processo de inseminação artificial e compreendendo todas as dificuldades e agouras sofridas pelas mulheres nessas condições.

Esse livro me impressionou bastante pelo conteúdo e pela forma que foi falada e apresentada o universo feminino.

Sarah Duarte 23/04/2024

Nenhuma história é individual
Foi uma leitura extensa e densa, mas também foi uma leitura cheia de reflexões. Nenhuma história é individual, mas o sentido e o significado é único para cada uma. ?Uma? porque a autora foca nas experiências de Natsuko enquanto uma mulher de meia idade em meados dos anos 2010 no Japão que questiona o seu presente, tem dúvidas sobre o seu futuro e resgata o seu passado, celebrando a ancestralidade da mãe e da avó que também passaram por dificuldades e que, mesmo assim, tiveram que dar conta.
Mas, além de Natsuko, Kawakami rodeia o romance de outros enredos das mulheres que fazem parte da vida da personagem principal, evidenciando, de forma tímida, o cuidado que as mulheres têm umas com as outras.

Eloara.Reguera 16/04/2024

Peitos e ovos
Fiquei mto empolgada quando li as resenhas mas acabei me decepcionando no decorrer do livro. Não sei se porque é uma literatura que não estou habituada a ler, mas senti que a história se arrasta mto. Teve vários momentos que me senti entediada.
Senti que o livro é mto longo pra história que conta e sinto que termina com algumas pontas soltas

mari_hecate 06/04/2024

Quando você nasce mulher, você já ocupa um papel difícil no mundo, você está sujeita a passar as maiores crueldades, agora nascer mulher e pobre é um agravante.

As mulheres passam a vida toda tentando se entender, entender o mundo e querer saber o porquê de terem nascido mulher, as vezes chegam a conclusão que queriam ser homens, como já me ocorreu diversas vezes.

Peitos e Ovos retrata muito bem o que somos sujeitas a passar: menstruação, relacionamentos ruins, assédio, abandono, sofrimento, corações partidos, uma provável falta de libido e relação com nossos corpos.

Gostei do desenvolvimento do livro, mostra muito da mente de uma mulher que quer entender das coisas mas também quer seguir os seus sonhos, e a forma com que a maternidade é retratada pode chocar muito a sociedade mais conservadora.

Você consegue refletir do início da leitura até o final, e sinto que vou levar grandes lições e ideias pra minha vida.

"E uma vez que nascemos, está tudo decidido: temos que continuar vivendo, comendo, ganhando dinheiro, e é muito duro viver dessa forma".

"Mas eu garanto: um homem nunca vai compreender o que é importante para uma mulher. Isso é óbvio".

"Foi como se eu tivesse sido deixada para trás dentro da ossada de uma enorme criatura que se deteriou com o tempo e que perdeu tanto a carne quanto a pele. E tive a sensação de que eu mesma me transformar em um esqueleto completamente oco. Sentia uma desolação que nunca havia experimentado antes, era como observar, sem poder fazer nada, alguém matar algo uma pessoa por engano".

?????

Irina.Alfonso 02/04/2024

Peitos e Ovos
Um livro lindo, forte e reflexivo. Ele aborda temas centrais como o ser mulher, expectativas com o corpo, maternidade, a responsabilidade de colocar alguém nesse mundo tão difícil, família. Esse livro te coloca para pensar e se emocionar com as estranhices e sofrimentos dos personagens. Foi uma leitura incrível

Carolina 30/03/2024

Tão sensivel e tão real! Esse livro me trouxe tantas reflexões que durante a leitura tive que fazer pausas para refletir. A maternidade, o relacionamento, trabalho, saúde tantos temas que mostram a vulnerabilidade da mulher que sentia vontade de chorar! lindo lindo lindo!

kkkkkaren 23/03/2024

Traz uma importante reflexão sobre menstruação e maternidade. A personagem se sente presa em seu próprio corpo e a necessidade de sobreviver não gera nela maternidade.

Midoriko está espantada diante do seu amadurecimento, do seu corpo infantil tornando-se mulher. Questiona o crescimento dos seios, se sente estranha por não comemorar. Tem nojo da sua menstruação. Repudia frequentemente a ideia de ter filhos, ser mãe. Em contrapartida, sua mãe é obcecada com a ideia de ter seios lindos, de fazer uma mamoplastia e seu argumento começa sempre com ?após eu dar a luz?, o que leva midoriko a se culpar pela infelicidade da mãe com seu corpo.

Estou maravilhada com a forma que tantas questões femininas e de maternidade são apresentadas no livro.

?? Um homem nunca vai compreender o que é importante para uma mulher.
? O que é importante para uma mulher?
? O quão doloroso é ser mulher.?

AMANDA3038 22/03/2024

Uma leitura extremamente honesta sobre nossas inseguranças enquanto mulheres e corpos femininos, como nos objetificam e como nós podemos lidar com essas micro agressores. simplesmente merecidíssimo todos os prêmios que esse livro já ganhou!

Melina21 12/03/2024

Queria ser da família
Fazia tempo que eu demorava tanto pra terminar um livro KKKKKK

E não foi por dificuldade ou falta de interesse, demorou porque eu não queria que ele acabasse.

Me apeguei muito as personagens e me vi torcendo por elas o tempo inteiro, Kawakami criou mulheres extremamente reais e cativantes.

Os conflitos vividos por Natsume são questionamentos que perpassam a vida de toda mulher e a mistura de elementos fantásticos trazem uma atmosfera quase onírica pro livro.

Queria dar um destaque especial para a construção da relação familiar, que é feita com maestria. É lindo, triste, engraçado e concretiza a magia da literatura japonesa contemporânea.

Taly 19/02/2024

Um livro pra processar as reflexões com calma!
Um livro repleto de reflexões profundas e bastante incômodas - pressão estética, busca de padrões, sexualidade, ética reprodutiva... reflexões que ainda seguem sendo digeridas por aqui!

Whendy.Moura 15/02/2024

Peitos e Ovos, foi o primeiro livro que li esse ano e, até então, não paro de pensar nele. É um livro muito honesto sobre nossas imperfeições, inseguranças quanto ao nosso corpo e a vida em si. Que aborda de maneira única diversas questões femininas. O livro é dividido em duas partes ? A primeira narra a vontade da irmã de Natsu de fazer uma cirurgia de aumento dos seios. A segunda, é sobre o questionamento da própria Natsu sobre sua vida e, que também, nos faz refletir e questionar sobre a maternidade ? O que significa ser mãe? Quem tem o direito de trazer uma vida a este mundo? Esse desejo é um ato egoísta? E, se for, é errado ser egoísta? Me vi pensando sobre tudo isso através do relato de Natsuko sobre sua vida, seus anseios, seus medos e seu desejo de ser mãe em um país (o Japão) onde não se pode fazer inseminação artificial estando solteira.

É um romance no qual a autora Mieko Kawakami conduz o livro todo em primeira pessoa, apresentando a personagem Natsu com tanta naturalidade e leveza que nos traz uma identificação imensa com seus dilemas femininos. Eu gostei muuuito e recomendo a leitura para quem tem se questionado quanto a tudo isso. Para mim, foi uma provocação necessária.

Sarah 14/02/2024

Demorei para escrever sobre esse livro. Comecei essa leitura pensando no que já sabia sobre ela: um livro que apareceu diversas vezes como indicação de meninas e mulheres não brasileiras, que gostam dos mesmos autores que eu no Instagram. Passei 2023 sendo bombardeada pelas resenhas e impressões sobre um livro que fala sobre relações familiares e questões femininas.
Não é atoa que ele possui mais de 400 páginas, o livro aborda uma complexidade de relações que tocam na condição feminina da sociedade. Mesmo que ambientado no Japão e escrito por uma autora japonesa, é possível se identificar com diversas cenas e situações que o livro aborda, afinal nascer com útero nesse mundo nos coloca em um coletivo de experiencias muito particulares e mesmo assim nada solitárias.
O Ritmo do livro me incomodou, a leitura se arrastou por um pouco mais de um mês, as vezes tudo parecia um marasmo e pra falar a verdade tenho familiaridade e gosto de livros lentos, mas aqui a fluidez da leitura parecia não acontecer, até que cheguei aos três últimos capítulos e aí sim vi as histórias se amarrando e com o passar dos dias após a leitura fui entendendo personagens que ficaram perdidos da vida de Natsuko, mas que nos ensinavam sobre ser mãe, filha, neta, esposa, amiga, solteira... sobre as relações entre mulheres e das mulheres umas com as outras.
Pontos extremamente importantes para as existências dos personagens e que encorparam ainda mais a narrativa foi a presença do pai ou a falta dele e a condição social que também é um fator marcante para que as coisas sejam como são.

Ainda acredito que o livro foi pretensioso, tinha muita coisa a ser falada e não foi uma leitura que me prendeu, que me instigou, foi difícil criar empatia continua com os personagens.