Lovecraft

Lovecraft Danilo Rodionoff...

Resenhas -

sr. felix 22/02/2024

A fronteira entre o real e o imaginário.
A concepção de uma obra literária pode surgir em momentos diversos. Por exemplo, Cervantes desenvolveu a ideia de um cavaleiro em busca de justiça enquanto estava injustamente preso em Sevilha. Às vezes, a inspiração surge do desejo de expressar ?inquestionavelmente, o tema mais poético do mundo?, como Edgar Allan Poe descreveu ao criar o poema "O Corvo", que narra a morte de uma mulher por meio de um animal sombrio.

Para Lovecraft, o substrato de suas histórias advém de um antigo grimório intitulado ?Al Azif? - ou Necronomicon - que aparece recorrentemente em suas obras como um objeto repleto de conhecimento arcano sobre seres cósmicos e rituais sombrios. Independentemente de sua veracidade, o livro serviu-lhe como influência para exibir ao mundo seus devaneios e terrores internos.

Aqui neste álbum, ornamentado com a estupenda arte de Enrique Breccia e
tecido magistralmente com o roteiro afiado de Hans Rodionoff, o leitor vai sendo traspassado por imagens e texto, enquanto, a cada página avançada, confunde-se a respeito do real e do imaginário. O material põe em evidência a intrigante interrogação sobre o que separa o autor da obra e a ficção da realidade.

Será que o Necronomicon existe e os sortilégios contidos nele leva quem os lê à repugnante cidade de Arkham? E será que, de fato, o portal de acesso segue fechado? Espero que sim. E assim permanecerá. Até que, para nossa infelicidade, os escritos de Howard Phillips Lovecraft deixem de ser lidos e apreciados.

mikael24 09/09/2023

é um livro ok
As vzs é mal explicado mas é legalzinho. a arte é bonita mas as vzs questionável, fiquei confuso algumas partes sem entender o q tava acontecendo e os monstros as vzs são muito abstratos e é difícil entender o q ta ali.

Henry 30/06/2023

E se o homem não estivesse louco?
Uma HQ que explora a mente perturbada de um dos maiores autores de terror e suspense que já passaram pela Terra: Howard Phillips Lovecraft.

Com a arte espetacular de Enrique Breccia, o roteiro nos leva numa viagem alucinógena à infância, juventude e vida adulta de H.P Lovecraft, abordando seu relacionamento com sua família e trabalho.

No entanto, Lovecraft era um homem que, não apenas escrevia sobre criaturas que fogem da concepção humana, mas, também, convivia com demônios em sua cabeça.

O grotesco e o indecifrável apresentados na HQ são propositais. Tanto a vida quanto sua obra eram assim, um enigma. E a pergunta que não quer calar: E se ele não estivesse louco?

Pedro.Augusto 15/06/2023

Foi tudo real?
Será que Lovecraft via os monstros dos seus textos? Será que tinha a missão de proteger a humanidade da abertura do portal para outra dimensão e do cataclismo definitivo? Ou era tudo fruto de uma imaginação muito fértil?
A HQ brinca com essas possibilidades e permite refletir sobre assumir responsabilidades e sobre o sentimento de culpa.
Foi uma boa leitura.