Mulheres Negras e Literatura

Mulheres Negras e Literatura Thiarlley Valadares

Resenhas - Mulheres Negras e Literatura

Thalita @desabafoliterarioo 08/11/2023

"A DOR NÃO É A ÚNICA HISTÓRIA QUE MULHERES NEGRAS PODEM CONTAR OU VIVENCIAR E É AQUI ONDE A LITERATURA FICCIONAL SE MOSTRA ALIADA À CRIAÇÃO DE NARRATIVAS FEMININAS NEGRAS PARA ALÉM DO SOFRIMENTO"

Mulheres Negras e Literatura é um não-ficção indispensável para a compreensão da importância da representatividade da mulher negra no mundo literário.

Apenas com 33 páginas, o livro conseguiu atingir seu objetivo: fez-me refletir mais sobre o assunto. As pautas presentes nos fazem ter um novo olhar sobre e reforça a importância de se ter várias narrativas com protagonismo de mulheres negras.

Fala sobre como nós leitores podemos influenciar na produção de mais obras com representatividade e de como os autores possuem uma grande e importante responsabilidade na inclusão de protagonismo de mulheres negras. Recomendo a leitura para os dois grupos.

Thiarlley Valadares soube bem trazer sua opinião, vivências e grandes obras da literatura em seu livro. Assuntos abordados com coerência e uma linguagem de fácil compreensão. Recheado de grandes reflexões e informativos construtivos.

Tão pequeno, mas com um grande peso.

Nath 25/08/2023

Leitura fácil e necessária
Sem sombras de dúvidas, é uma leitura muito importante que vai de encontro às questões da representação das mulheres negras na literatura. Com referências de peso e resultados de pesquisa que corroboram os argumentos, o livro é certeiro no que aborda. Realmente só senti falta de mais aprofundamento em cada um dos tópicos, acredito que eles poderia ser ainda mais explanados e explorados, mas também entendo que a obra provém de uma pesquisa acadêmica que provavelmente tem um viés mais curto mesmo. Leiam!

Rillary16 04/05/2023

Necessário
É de suma importância que saibamos o lugar em que a mulher negra é prestada na literatura, pois em minha concepção, ela é o reflexo da sociedade, que ainda é muito preconceituosa.
Fazia tempo que procurava algum livro do tipo e esse entra em conflito com uns pensamentos que já tinha.

Leticia.Monalisa 17/03/2023

Leitura rápida e enriquecedora
?A dor não é a única história que mulheres negras podem contar ou vivenciar e é aqui onde a literatura ficcional se mostra aliada à criação de narrativas femininas negras para além do sofrimento?

Mulheres Negras e Literatura traz discussões voltadas tanto para os leitores quanto para os escritores, e mostra que os dois têm papel fundamental para repensar esse cenário em que vivemos. Além de nos fazer entender o propósito da representatividade bem feita. Eu, como leitora e escritora, me senti bastante contemplada, foi uma experiência enriquecedora.

É poderoso ver autoras colocando em palavras sentimentos que eu sentia e não conseguia expressar. Acho que é um dos poderes da representatividade e de ter discussões e pesquisas como essa.

Foi uma leitura tão fluida, precisa e impactante. Tudo na medida. O que me surpreendeu, pois tenho receio de ler livros de não-ficção e pesquisas, tenho a impressão de que muitas vezes são textos complexos, com linguagem difícil e até cansativos. Thiarlley me provou o contrário.

Thiarlley articula muito bem as referências no seu texto, assim como a sua pesquisa, montando uma linha de raciocínio fácil de acompanhar e ser entendida, mesmo diante de conceitos e dados tão potentes. Me fez querer consultar cada citação e me aprofundar na temática.

Eu que me tornei fã da autora lendo Amor em lugares fechados, fiquei fascinada em vê-la estreando de maneira tão brilhante no gênero de não-ficção. Estarei acompanhando fielmente todos os lançamentos, pois que escrita cativante!