Onde não mais

Onde não mais Gerson Lodi-Ribeiro...

Resenhas - Onde não mais

Pedro P. R. 22/01/2024

Vale a pena ler
Onde não Mais é uma antologia de distopias brasileiras lançada pela editora histórias Incompletas em 2023.
O livro começa o conto Apagão, do Gerson Lodi-Ribeiro, uma história contada por vários pontos de vista de um Brasil que acorda em meio a um apagão para descobrir que todos os traços de civilização fora do território nacional desapareceu, tomado por mata virgem em um tempo passado onde tigres-dente-de-sabre ainda existem. O motivo para essa transição é desconhecido e a história gira mais em torno da reação das pessoas ao acontecimento, ou como em alguns casos, a falta de reação.

Show da Salvação é o segundo conto, escrito por Darlon Carlos. Aqui vemos um Brasil de crentes intolerantes que jogam as pessoas que destoam da sociedade padrão em shows de sobrevivência. Isso me lembrou o clássico battle royale de Koushun Takami, mas obviamente sendo uma obra brasileira.

Enxame de T. S. Dantas é o terceiro conto e mostra uma sociedade pós-apocalíptica onde as únicas sobreviventes são mulheres. Acompanhamos o resultado do controle de informação sobre as habitantes dessa sociedade talvez não tão utópica quanto parece.

O conto O Que Não Se Houve Nas Ruas de Bruno Neppo não funcionou comigo. Parece contar a história de um garoto em um tipo de orfanato religioso que sofreu um suposto ataque terrorista, mas não consegui avançar na história então não posso falar muito sobre o conto.

Vem, Vamos Embora de Francisco Barbosa gerou um leve estranhamento por usar uma linguagem neutra no texto que eu não tenho muito contato em meu dia a dia, mas li até o fim e gostei da trágica história de um povo oprimido lutando por sobrevivência em um cenário com escarces de água.

Pra Inglês Ver do L. F. Sá foi o conto que menos me surpreendeu por eu ter sido um dos leitores betas da obra, mas foi um prazer reler esse conto e poder ver a versão final do autor. É uma história sobre um jovem que tenta subir de vida, mas que é devorado pelo preconceito e a vida no crime.

Sangue de Anjo de Marcelo Oliveira foi outro conto que não funcionou comigo. Uma historia de pessoas geradas em tubos artificiais que ficou mundão de ponto de vista de um personagem para o outro enquanto eles morriam.

Deixando os comentários individuais de lado, eu recomendo a leitura da antologia. Curti a maioria dos contos que li e mesmo aqueles que não funcionaram comigo, podem acabar sendo os preferidos de outra pessoa.

Mila.Morais 28/03/2023

O livro aborda assuntos polêmicos de distopia, com histórias de tirar o fôlego. O livro tem sete contos, e cada um mais impressionante que o outro. Vale muito a leitura.