A metamorfose

A metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A metamorfose

Andréa 19/04/2024

A Metamorfose
A Metamorfose foi escrita por Franz Kafka em 1912 e publicada em 1915, escrita originalmente em alemão, o livro conta a história de um caixeiro-viajante chamado Gregor, que precisa do seu trabalho para prover o sustento de sua família e um dia acorda de um sonho transformado, metamorfoseado em um inseto.

A Metamorfose é uma obra das mais famosas e perturbadoras da História da Literatura, retrata temas como alienação, isolamento, solidão, desespero, pressão.
É uma obra-prima considerada um clássico da literatura moderna e continua sendo estudada atualmente dando imaginação a diversas interpretações e críticas a sociedade e à forma como as pessoas são tratadas.

A Metamorfose é uma história complexa que apresenta um grau de dificuldade para entendimento para alguns leitores, em alguns momentos desafiador. Mas é uma obra que traz a mente diversas reflexões e interpretações dependendo da ótica que se lê.

Pode-se inferir desta obra reflexões referentes a adaptabilidade, maneira de agir do ser humano frente a outro, empatia, vida, autonomia pessoal, comunicação como fator importante na sociedade, opressão, pressão, responsabilidade, entre outras.

Uma obra que vale a pena ser lida.

?A existência conturbada e angustiante de Kafka se reflete no pessimismo irônico que permeia seu trabalho. Sua prosa se desenvolve num mundo de pesadelo, em que predomina a solidão do indivíduo, indefeso diante do poder. O termo "kafkiano" se tornou parte do vernáculo de diversos idiomas ocidentais, inclusive o português, para designar situações absurdas e opressivas. ?
(A metamorfose, p. 85).

yasmin.valbusa 15/04/2024

É um ótimo livro, apesar de ser curto, mexeu muito comigo. Demorei mais do que eu esperava inteiramente por conta da rotina, porque no geral, faz muito sentido ele ser um dos mais famosos do kafka.
Essa obra me remete muito ao ?Declínio de um homem?, acho que pela narrativa ou pela negligência familiar que os personagens sofrem. A forma com que tratam o Gregor e o esforço que fazem pra enxergarem ele como filho me comoveu, era como se ele tivesse perdido o valor depois de não poder oferecer mais nada à familia.
Por muitas vezes me identifiquei ?mesmo sem querer? com o Greg.

Mainy 09/04/2024

Leitura pra vida
Comecei encarando como uma crítica bem humorada e terminei com lágrimas nos olhos, acredito que é uma história sobre a fragilidade do status na nossa sociedade.

Juan199 05/04/2024minha estante
Li 3x e entendi uma coisa diferente em cada uma ???

Day 07/12/2023

Me perguntei durante toda a leitura e continuo me perguntando, qual foi a inspiração para essa história?

E triste, repugnante as vezes, mas bem construída e o melhor, ele pode terminar esse livro.

maltchik/ 04/12/2023

"Uma criatura sem espinha dorsal nem discernimento" ?
Exemplo de família a ser seguido ?
Oq acabou acontecendo com o Gregor, e
toda reação da família quanto a isso, acho q cada leitor pode interpretar de uma forma.
E é justamente isso que torna essa história interessante. É quase inevitável vc n se colocar no lugar dos personagens e trazer para o próprio âmbito as discussões que o livro propõe.

liadorock 28/10/2023

Você já se sentiu metamorfoseado?
Eu chorei no fim do livro. Não só por pena do pobre Gregor que em sua curta e torturosa vida de inseto não pôde ter o mínimo de apoio de sua família, mas também por durante todo o livro, me sentir um pouco Gregor Samsa.

De uma forma muito simples, bem feita, Kafka deixa claro que o homem moderno se entrega a um sistema que o adoece lentamente (ou não tão lentamente assim), e que laços familiares às vezes irão te empurrar muito mais rápido para esse fim trágico, sem ao menos que você se dê conta.
No fim, somos todos um pouco metamorfoseados.

anab.1 16/10/2023

A Metamorfose
Li este livro para uma atividade acadêmica. Achei ele bem diferente de tudo que eu já li. No começo, é meio estranho, mas quando você entende o contexto logo começa ficar mais instigante e você quer ler mais e mais desse livro que é sobre uma metamorfose de um ser humano, o Gregor.

Teffy4 12/09/2023

Não sei o que sentir kkk
É uma história triste e inquietante,imaginei outro final,outro desdobrar. Mas pesquisando sobre a vida do autor,eu compreendi um pouco o que ele quis passar nesse livro. Ele teve uma vida solitária e se reflete um pouco aqui nessa obra.

Sara 26/08/2023

Nosso mundo Kafkaniano
"Mas e se toda a paz, toda a prosperidade, toda a satisfação acabassem de um modo assustador?"

Sempre quis ler Kafka, mas fui adiando, colocando outras leituras à frente.

Agora, depois de finalizar essa obra, percebo que não poderia ter escolhido um momento melhor para ler. Acredito que alguns livros marcam fases da nossa vida. E "A Metamorfose" definitivamente é um deles.

A narrativa absurda, em que o protagonista se transforma em um inseto, além de criticar nossa sociedade, nos leva a pensar, de forma melancólica, como facilmente somos capazes de abandonar nossa condição de ser humano para nos transformar em outra coisa.

Gregor Sansa sofre uma metamorfose, mas sua família também, ainda que completamente diferente.

Gregor só vivia para o trabalho e tinha satisfação de ser o provedor da família. Ele era supostamente amado e respeitado por isso. Até que sua condição muda inesperadamente, da noite para o dia.

Acompanhar o desespero do personagem para tentar sobreviver no meio social a que estava tão acostunado não poderia ser mais desesperador e identificável.

Sem emprego, sem família, sem amigos, completamente perdido em seus pensamentos e indagações, ele ainda tem fé naqueles que ama.

Praticamente ignorado, contando apenas com o suficiente para existir, ele gradualmente vai deixando de ser humano e passa a ser descaracterizado (a comparação da situação do personagem com a mudança no quarto é genial!)

Mesmo revoltado com todos ao seu redor, afinal, ele é tratado como um inseto asqueroso, apenas tolerado, Gregor (nas últimas) ainda pensa na família e no que vai ser melhor para eles.

Kafka não poderia ter sido mais direto sobre nossos medos no mundo moderno/contemporâneo. A incompreensão, solidão e a nossa condição de "substituíveis" nunca foram tão cruelmente reais.
Fabio 26/08/2023minha estante
Adorei a resenha!???

Sara 26/08/2023minha estante
Ah, muito obrigada! Fico feliz :)