Um homem chamado Ove

Um homem chamado Ove Fredrik Backman

Resenhas - Um homem chamado Ove

Beatriz.Rodrigues 20/02/2024

?Todo homem precisa saber pelo o que lutar.?
?Um homem chamado Ove? ganhou o meu coração e com certeza vai ser favoritado como a melhor leitura do ano - até agora - e até mesmo uma das melhores leituras da vida.

Eu já tava preparada para a história, pois já tinha visto o filme, mas nada me preparou para o impacto que é a leitura desse livro. Você ri, fica com raiva, chora, fica triste e sente como se você conhecesse todo mundo, sobretudo Ove e seu coração grande demais (literalmente).

Que história linda, forte e impactante. Fala sobre o trabalho e o seu sentimento de pertencimento e utilidade, sobre amizade, sobre luta, sobre amor e o luto.

Como dizia Sonja, todo homem precisa saber pelo o que lutar e Ove sabia: lutava por tudo que acreditava, pelos seus princípios e principalmente pelo o amor. Ove se mostra uma pessoa leal às pessoas que ama - mesmo com o seu mau humor -, cuidando delas do jeito dele.

Que livro lindo!

Giovanna 29/01/2024

Impactante
Não sei o que dizer, só sentir....
Com certeza esse livro entrou pra minha lista de favoritos.
Comecei a leitura sem muita expectativa, mas fui surpreendida em vários aspectos. Quando começamos a ler achamos que vai ser um pouco mais do mesmo, mas o autor tem um escrita MARAVILHOSA e nos conduz de forma excelente. E vou elogiar um pouco mais a escrita do autor pq apesar de ler bastante livros, dificilmente encontro uma escrita tão boa assim. Ao mesmo tempo que é leve a leitura, ele toca em assuntos bem profundos, sem deixar ser cansativo. Ao mesmo tempo em que ele nos leva em diálogos sérios também conseguimos dar boas risadas. As descrições não são prolongadas ( o que amo) mas mesmo assim não faltam detalhes pra que consigamos imaginar bem as cenas e personagens.
Em relação aos personagens eu tbm me surpreendi. Pensei que não iria gostar do Ove, principalmente, mas amei cada detalhe que o autor usou pra construir suas características e principalmente seu desenvolvimento durante o enredo. Os outros personagens também não são menos interessantes. Todos são bem construídos e mesmo tendo vários personagens a gente não se perde na história de cada um, não fica aquela coisa confusa de ter que voltar na história pra lembrar quem é "aquele fulano" pq as descrições são tão bem feitas que fica impossível esquecer quem é quem.
No final ainda nos vemos derramando algumas lágrimas sem perceber, e isso pra mim é realmente uma raridade kkkkk
Perfeito do início ao fim.
Recomendo!!

Joice Antonholi 26/01/2024

Leitura emocionante com uma pitada de humor leve.
A história aborda os vários estágios do luto em um indivíduo de temperamento reservado, que tem como linguagem do amor as ações práticas. É um sujeito pouco simpático a primeira impressão. Porém que contrariando essa impressão inicial se doa aos conhecidos e deixa suas próprias necessidades de lado e doa seu tempo e seus talentos para recém conhecidos, demonstrando possuir um coração enorme.
Prepare o lencinho, pelo menos por aqui não faltou choro.

tha_albqrq 23/06/2023

Fenomenal
Esse livro é simplesmente fenomenal, tocante, engraçado, triste, emocionante
leiam sem saber de nada, só leiam

eumaravilhosa.x 15/06/2023

Luto, saudade, placas e um Saab
Ove é um personagem muito peculiar. É, porque tem manias e impulsos e convicções muito particulares, o que faz com que todos os outros personagens descolem muito dele na trama. Ove é tão bem construído por Backman que sequer se parece com um personagem. Todo mundo tem ou vai ter alguém meio Ove em sua vida.

A grande mensagem do livro é a de ressignificar coisas, pessoas, sentimentos, crenças. É sobre estar aberto para descobrir um ponto de vista diferente e sair da zona de conforto. É sobre deixar pessoas irem, para que novas possam chegar. É sobre acolher. É sobre perdoar, aos outros e a si mesmo. É sobre cuidar e ser cuidado. É sobre aceitar que nem nosso tempo e a nossa vontade nem sempre são os mesmos do que o que está escrito em nosso destino. É sobre respeitar as regras, e principalmente é sobre dar-se uma segunda chance.

Frases/parágrafo destaques:

"Mas a tris­te­za não é tão con­fi­á­vel: quan­do não com­par­ti­lha­da, ela po­de se­pa­rar as pes­so­as."

"A mor­te é al­go bas­tan­te no­tá­vel. As pes­so­as vi­vem a vi­da in­tei­ra co­mo se ela não exis­tis­se e, no en­tan­to, é um dos mai­o­res mo­ti­vos pa­ra se vi­ver a mai­or par­te do tem­po. Al­guns de nós fi­cam já des­de ce­do tão ci­en­tes da sua exis­tên­cia que vi­vem com mais in­ten­si­da­de, mais tei­mo­sia, mais fú­ria. Ou­tros pre­ci­sam da sua pre­sen­ça cons­tan­te pa­ra ao me­nos se dar con­ta de co­mo é a vi­da. Al­guns fi­cam tão ocu­pa­dos com ela que sen­tam na sa­la de es­pe­ra mui­to an­tes de ter anun­ci­a­do sua che­ga­da. Nós a te­me­mos e, mes­mo as­sim, a mai­o­ria de nós tem mais me­do que ela atin­ja ou­tra pes­soa do que a nós mes­mos. Por­que o mai­or me­do com re­la­ção à mor­te é sem­pre que ela vá pas­sar ba­ti­da por nós. E nos dei­xar so­zi­nhos."

"O trá­fe­go de au­to­mó­veis é proi­bi­do na área re­si­den­ci­al."

"Um carro pode dizer muito sobre alguém!"

37evertonn 12/06/2023

O livro começa estressante, no quarto capítulo em diante quando Parvaneh aparece, o livro fica tão bom. Fala sobre o luto, amor, empatia, amizade... valeu a pena cada segundo.

mari.1 04/06/2023

Sobre amor, saudade e luto
eu li uma vez que força é o constante movimento de vida em meio ao desejo intenso de morte, acho que é disso que esse livro se trata. como continuar depois de perder alguém que te completava? a única pessoa capaz de enxergar através dos muros que você ergueu, depois de tanto sofrimento. a que via seu verdadeiro eu.

?um homem chamado ove? conta a história de um chamado ove (brincadeirinha rs), que perdeu sua esposa. aposentado, já não vê mais sentido na vida ou um lugar no mundo para se encaixar. sozinho, vê como única saída, a morte.

esse livro virou um favorito e ganhou um espaço especial no meu coração. me diverti tanto com o ove, e chorei na mesma medida. ri com suas falas ríspidas, suas desavenças com os vizinhos e suas intrigas com o gato haha. senti vontade de abraçá-lo toda vez que ele demonstrava amor fingindo não ser amor, quando ele ajudava mesmo sem se dar conta (ou talvez esse fosse exatamente o objetivo).

esse livro fala sobre como nem todos tiveram a oportunidade de aprender a expressar sentimentos de forma correta (se é que existe uma). sobre como encontros podem salvar nossas vidas (literalmente), a importância da amizade e do amor no processo de se reinventar apesar das dificuldades. sobre as diferenças de gerações e seus conflitos. a visão de um senhor sobre a tecnologia e os avanços do mundo.

é um livro incrível, recomendo se quiser rir, refletir sobre a vida é terminar com uma caixa de lencinhos ao seu lado.

Mylena.Esteves 09/04/2023

Todo o meu amor!!!
Eu acho que nunca tive tantas emoções diferentes ao longo de um livro como tive com esse. Eu ri, depois o coração apertou, aí chorei e ri ao mesmo tempo, depois só ri, depois só chorei. Eu verdadeiramente AMEI esse livro. Basta um relacionamento, uma pessoa, um despertar de sentimento para que o propósito da vida de alguém mude. Acho que vou ficar pensando nesse livro durante muito tempo ainda, vou correr para ver o filme agora.