Camp Damascus

Camp Damascus Chuck Tingle

Resenhas - Camp Damascus

charlie54 14/02/2024

Sinto que estou enlouquecendo porque todo mundo adorou esse livro. Muitas coisas são inverossímeis e irrealistas, o enredo é confuso, a escrita é ruim e o fato da protagonista ser autista é tão pouco desenvolvido que parece que ê autorie só adicionou isso para torná-la mais profunda, mas esqueceu que tinha adicionado depois.

Nath @biscoito.esperto 19/12/2023

Se esse livro vier para o Brasil, eu imploro que a editora coloque o título de CONVERSÃO DEMONÍACA, pois é o título perfeito.
Para quem não sabe, o Chuck Tingle é um maluco que posta pequenas fanfics políticas absurdas na internet, criticando a situação política dos Estados Unidos enquanto escreve histórias eróticas que envolvem lobisomens, dinossauros e o Shrek.
No entanto, esse é um livro sério (é verdade!) sobre uma adolescente lésbica que é mandada para um acampamento de conversão sexual, coisa que é muito comum até hoje nos EUA. Rose é uma menina que foi criada em família religiosa e que batalha internamente com seu diagnóstico de autismo e sua orientação sexual (o autor do livro é autista e gay, vale ressaltar). Quando ela começa a vomitar insetos e se percebe perseguida por um demônio, ela tenta investigar a origem do Acampamento Damascus, um lugar horripilante comandado por sua igreja local, que mais parece um culto do que uma simples igreja evangélica estadunidense. É um livro que equilibra perfeitamente o engraçado e o esquisito, o aterrorizante e o revoltante. Simplesmente leiam!

site: www.nathlambert.blogspot.com

julia 26/08/2023

Resenha: Camp Damascus
Camp Damascus foi excelente! Eu realmente não esperava amar tanto esse livro, mas aqui estamos. Chuck Tingle fez um trabalho fantástico ao explorar a religião e o trauma religioso, ao mesmo tempo em que estabeleceu que a religião em si não era o problema - eram seres humanos de merda que a distorceram para seus próprios propósitos preconceituosos.

As partes do terror corporal também foram muito bem escritas e gostei muito de como isso se relacionou com a construção do mundo e o cenário. Foi uma abordagem tão instigante e intrigante sobre o movimento ex-gay e quanto dano ele causou e continua a causar. Os elementos de terror em geral aqui e o grande tropo de terror usado para virar tudo de cabeça para baixo foram incríveis e minha parte favorita do livro!

As jornadas dos personagens em relação a isso foram dolorosas, mas também de certa forma esperançosas? Rose passou por tantas coisas que começou a questionar o que estava acontecendo ao seu redor e sua relação com a religião/Deus. Eu realmente gostei das conversas que ela teve com Saul sobre isso e como Tingle mostrou que não havia problema em ainda ter fé/ser religioso, mas que também não havia problema em deixar isso para trás.

Eu gostaria que tivéssemos um pouco mais das consequências do capítulo final, mas entendo por que não foi o caso. Eu ainda amei cada pedacinho deste livro e o quanto ele tratava de amor e de se aceitar como você é.