Realejo de Vida e Morte

Realejo de Vida e Morte Adriana Lisboa




Resenhas - Realejo de Vida e Morte


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Lurdes 24/12/2023

Instigante. Singular. Plural.
Difícil encontrar um adjetivo adequado para definir esta publicação incrível da @relicarioedicoes escrita a 4 mãos por @jocydeoliveira e Adriana Lisboa @rakushisha

Adriana, que além de escritora é musicista, construiu um romance a partir da obra de Jocy, em especial o vídeo Noturno de um Piano (post anterior).

Em Realejo dos Mundos, Flor, uma pianista, está vivendo na casa que era de seus pais, após o mundo sofrer alguma espécie de hecatombe e tenta se adaptar à nova realidade, com escassez de alimentos, trabalho e uma aura de medo que atinge a população. Em determinado momento seu amigo Muri chega à casa, após sofrer um violento ataque homofóbico que o deixou muito machucado.
A convivência com Muri ameniza um pouco a desesperança em que Flor se encontra. Ela está grávida de 3 meses e Muri pensa em ficar pelo menos até o nascimento da criança.
Além de acompanharmos suas rotinas e lembranças, o texto é entrecortado por textos de e sobre Jocy, que também fazem o papel de costurar a narrativa.

Em Realejo de Vida e Morte, Jocy, tocada pelo texto de Adriana resolve dar continuidade à obra, criando um roteiro teatral, peças musicais e o projeto de um filme, a ser finalizado em 2024.

Ter a oportunidade de apreciar a criação das duas artistas em uma única publicação foi uma sacada genial da Editora Relicário, que caprichou demais em cada detalhe. A edição é belíssima, com fotos, partituras, texto bilíngue, QRcodes para vídeos.
Um primor.
O livro se inicia com o material produzido por Jocy mas eu quis começar a leitura pelo romance de Adriana. E antes da leitura fiz questão de assistir o vídeo que, como disse, está no post anterior.

É uma obra circular e, como tal, podemos percorrer mais de uma vez o mesmo caminho, e cada percurso já não será mais o mesmo, pois carregará as marcas e vivências do anterior.

Como o ciclo da vida.

Renovação, recriação.
Para ler, ouvir, apreciar.

Mais que um livro, uma experiência sensorial.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR