A Retórica

A Retórica Brunetto Latini

Resenhas - A Retórica

voandocomlivros 02/07/2023

Além de seu valor teórico, "A Retórica" é uma preciosidade histórica. Brunetto Latini, nascido em 1220, foi um notário, escritor, poeta, político e chanceler da República de Florença que se debruçou no estudo dessa ciência que é a retórica, foi conterrâneo e mestre de Dante Alighieri, ele mesmo, escrito da grande obra "A Divina Comédia".

Em sua obra-prima, Dante homenageou seu mestre colocando-o no terceiro anel do Sétimo Círculo. Ele chama o poeta de esplendor entre os homens e fala com gratidão da imagem doce, meiga e paterna. Achei muito bonito e carinhoso da parte do Dante esse reconhecimento. 💘

A intenção do trabalho de Brunetto nessa obra foi mostrar a importância da retórica na vida civil e no enfrentamento político.

A retórica é “a mais importante das ciências do homem, pela sua capacidade de produzir ambientes harmônicos em que prevalece a razão”.

Tenho certeza que voltarei muitas vezes para consultar esse livro durante meus estudos na pós-graduação de literatura, filosofia e artes. Sou muito grata a Editora 34 pela oportunidade de conhecer essa obra tão importante na História. ✨

site: https://www.voandocomlivros.com/post/a-ret%C3%B3rica-resenha