Umm Saad

Umm Saad Ghassan Kanafani

Resenhas - Umm Saad

Jorge Luiz da Silva 24/12/2023

Símbolo da Resistência
A personagem Umm Saad se tornou, ao longo dos anos, uma figura mítica, símbolo da resistência palestina.
Apresentada na terceira novela do autor palestino Ghassan Kanafani (1936/1972

Nazli.Dias 30/12/2023

Umm Saad da a luz, a Palestina tira
História de uma mãe, cujo filho se juntou aos Fedayin.
Emocionante, mas pecou um pouco na narrativa que acabou sendo maçante. Ainda assim, recomendo demais para quem quer entender mais sobre a Palestina.

Maharet Sys 17/12/2023

"? O galho brotou, primo! Brotou!"
#PALESTINALIVRE #CESSARFOGOJA

E é com esse diálogo que o livro finaliza.
E como é difícil falar dessa obra, cara... É o tipo de livro que você lê, e um nó se amarra na garganta.
Ainda que tenha sido escrito em 1969, Umm Saad nos confronta com a realidade. Lê-lo é visualizar acontecimentos desse atual genocídio na Palestina. Mesmo após 54 anos, isso tudo é tão real que dói. Dói e nos deixa com um sentimento de impotência, de angústia, de desespero.

O livro nos apresenta Umm Saad, mãe e guerrilheira - sim, guerrilheira! Essa não é uma obra fictícia de uma personagem inventada... Umm Saad existiu, resistiu e se tornou símbolo da resistência e da força Palestina. É símbolo de Sumud¹.
Essa mulher vive em um campo de refugiados e demonstra uma consciência política inabalável. Ela é mãe, é Palestina, é orgulhosa de seu povo e de seu filho, é orgulhosa de sua luta.

Acho que esse é o livro com uma protagonista feminina mais forte que já li.
Muitas vezes ligadas a natureza - forte como uma madeira, mãos calejadas, terra que brota dos veios, e etc - ela deixa de ser "Umm Saad" para se tornar a própria Palestina.

Que esse povo possa viver livre. Que assim como Umm Saad, que viu a parreira (e a esperança) brotar, também possamos ver essa terra ser entregue novamente ao seu povo.

Recomendo a leitura. Ela é de suma importância.

¹Símbolo da combinação entre resistência e firmeza coletiva e individual. Está no vocabulário palestino desde a Nakba, ou "grande tragédia". É inabalável, é um desafio a opressão.

Vinder 21/12/2023

Outra novela do ghassan, também mostrando a dura realidade de uma mãe vivendo há 20 anos num campo de refugiados, por conta do nakba

Thais645 29/12/2023

"Sim, primo, sim... esses cortes vão afundar embaixo dos canais do trabalho, vão secar com o ardido da sede, vão ser lavados o dia inteiro pelo suor quente que uso pra amassar o pão dos meus filhos... Sim, primo, os dias vis vão cobrir esses cortes com uma casca grossa, vai ser impossível, pra quem olha, saber, mas eu sei, eu é que sei, vão continuar me espetando embaixo da casca. Eu sei".

SimoneSMM 08/01/2024

"Umm Saad olhava para a ponta verde que irrompia a terra com uma força que tinha voz".

Um livro sobre esperança. A esperança de uma mãe e um pai e um povo (o povo palestino) que vê seus filhos pegarem em armas pra defender suas existências, defender o direito de ser um país, os direitos básicos de, não apenas sobreviver, mas ter uma vida. É essa fé de que podem e devem lutar por um futuro que os faz persistir além do imaginável.

Umm Saad é a mulher-mãe que representa toda essa força.

Gabs 07/01/2024

Figuras míticas são reais
Umm Saad é uma narrativa rápida e visceral uma realidade distante da nossa, mas que de certa forma nos acompanha todos dias e faz parte da nossa realidade.

A história de centra nos conflitos de Umm Saad uma mulher que está perdida em meio aos horrores da guerra e que se desesperada aos poucos, pois está perdendo tudo que existe de importante para ela conforme os conflitos no Oriente Médio se estendem.

Conforme os horrores, temores e dores vão assolando Umm Saad, ao invés de deixar se abater, a personagem cresce com os conflitos, assumindo a posição de uma figura mítica, capaz de realizar milagres e confrontar qualquer adversidade que se ponha em seu caminho.

Apesar das poucas páginas, é difícil não se envolver emocionalmente com Umm Saad, ficar aflito por cada problema que ela se envolve e vibrar com cada pequena conquista. Uma história sobre encontrar resiliência mesmo nas piores situações

Bia* 15/12/2023

?Umm Saad é também mito da mãe-terra, a própria Palestina, a terra natal, seu cheiro, sua textura, sua umidade, sua secura; conhecedora do tempo das coisas, do galho seco que em algum momento brota verde...?

Iza 12/03/2024

Resistência
Lido! 11/2024

Há algum tempo eu venho querendo ler algo da editora Tabla, editora que só publica livros de escritores do Oriente Médio e do Norte da África. Queria muito conhecer mais a cultura e saber mesmo sobre a história, e que história de Umm Saad! Conheci este livro por conta do clube de leitura da editora Tabla, e não poderia ter feito melhor escolha! Umm Saad é símbolo de resistência, da força feminina que luta pelos seus e resiste à essa guerra que destrói tanto.
?O verde brota até de um galho seco.?

Jon 24/12/2023

Leitura obrigatória
A editora Tabla nos traz Umm Saad. Uma história marcante com uma visão mais que humana da realidade. Recomendo muito a leitura dessa que deveria ser leitura obrigatória nesses tempos de polarização e desconhecimento. Trata-se da terceira novela do autor palestino Ghassan Kanafani (1936?1972) ? publicada originalmente em árabe em 1969 ?, Umm Saad apresenta uma personagem que se tornou, ao longo dos anos, uma figura mítica, símbolo da resistência palestina. A personagem Umm Saad é originária de uma pequena aldeia rural e, depois da Nakba (catástrofe), passa a viver num campo de refugiados em Beirute. Essa mãe revolucionária, semelhante pela sua grandeza à Mãe Coragem, de Brecht, e à Mãe, de Górki, expressa uma consciência política autônoma e é agente da mudança. Nesta novela, Kanafani se lança a aprender com as massas.

Jon 24/12/2023

Impressionante e emocionante

rxvenants 01/01/2024

"Umm Saad não cai."
Nunca li nada de nenhum autor da Palestina e sinto que Umm Saad foi uma ótima introdução à literatura local.

Umm Saad é uma novela sobre raízes, pertencer a um lugar, resistência e cansaço.

A leitura foi muito mais completa pra mim depois de ler também a dissertação "The "Motherland": An Archetypal and Postcolonial Reading of Ghassan Kanafani's Umm Saad" de Shadi Neimneh (disponível gratuitamente em PDF na internet) que aprofunda muito mais os temas do livro de Kanafani e analisa o arquétipo da personagem principal, além de uma análise dos posicionamentos do autor que explicam muito o ponto de vista palestino que ele coloca em suas obras, com noções de classe e gênero para sua concepção de opressão colonial.

Sem esse contexto e sem essas informações adicionais, eu sinto que não teria sido tão proveitosa. Como eu nunca tive contato com a cultura, foi importante que as referências fossem explicadas pra mim.

Umm Saad é a personificação da sua terra natal, sua terra mãe. O autor mostra em suas descrições da personagem a ligação do povo palestino com a sua terra e refuta (não só em Umm Saad, mas também em toda a sua literatura) o mito que a Palestina não é real e que é apenas uma "terra sem gente para gente sem terra".

Umm Saad é a tradição e uma educadora para o protagonista do livro, lutando pela classe pobre nos campos de guerra.

Gosto muito dessa descrição dada por Neimneh sobre Umm Saad: "One clear function for Umm Saad, therefore, is manifesting the basic values and natural needs of belonging to and returning to our roots, in this case the land from which Palestinian peasants were expelled as a result of the 1948 and 1967 wars."

É um livro lindo sobre pertencer e dizer que sim, o povo palestino têm raízes e tradições. Que no formato de seus braços e pernas, na cor dos olhos e da pele e no cheiro de país que Umm Saad exala, as raízes palestinas vivem, independentemente de tudo que sofrem.

Giuliana 30/04/2024

Umm Saad
Um livro sobre raízes, pertencimento, resistência e luta.
Um Saad uma mulher e mãe forte, que vê seu filho indo para a guerra em busca por uma Palestina livre. Retrata a vida de tantas mulheres que precisam resistir para sobreviver diante de uma guerra, muitas vezes sozinha, porque seus filhos para a guerra.

carolmc_ 31/12/2023

Dura realidade
?Ela dá à luz, a Palestina leva?. Historia real de uma mulher, uma mãe palestina e os horrores que vivencia ao longo dos anos naquela região.