Os Salgueiros

Os Salgueiros Algernon Blackwood

Resenhas - Os Salgueiros

Abrobra.q.le 06/10/2023

Me trouxe de volta para a leitura
Demorei meses pra ler esse livro inteiro, mas apreciei cada conto. Meus favoritos foram O Homem que as Árvores Amavam, O Wendigo e Os Salgueiros.
Rodrigo Reis 06/10/2023minha estante
Minha leitura atual. Estou gostando muito do primeiro conto.

Abrobra.q.le 06/10/2023minha estante
Yaaaaay!! Feliz que esteja gostando!

Marcela 06/08/2023

Alguma coisa à espreita, entre as árvores...
O que acontece quando ultrapassamos o limiar da razão e adentramos o universo de uma Natureza desconhecida, incompreensível e apavorante? Essa é a temática principal do livro" Os Salgueiros e outros assombros da Natureza" de Algernon Blackwood, que estão numa edição lindíssima das editoras Ex Machina e Clock Tower, recheada de paratextos de pesquisadores e escritores ilustres! O livro contém além de "Os Salgueiros" outras 4 histórias do autor:

- O Wendigo
- Antigas Feitiçarias
- O homem que as árvores amavam
- Descida ao Egito

Blackwood me cativou desde o início, não apenas pela poética narrativa (influência clara de Shelley e Novalis), mas também por abordar o Terror e o Sobrenatural com aspectos de vivências em campo, algo que também faço nas minhas narrativas e na minha profissão como bióloga. A Natureza magistral e bela encobre também um lado infamiliar e perigoso. Blackwood constrói uma atmosfera de horror e lentamente vai tecendo a narrativa até consumir os personagens de forma inimaginável. O preço por transpor esse "véu" é também a percepção da animalidade, é saber que o ser humano é um espelho dessa Natureza: feroz, exuberante e monstruosa.
Contos preferidos:
- O Wendigo
- Antigas Feitiçarias
- Descida ao Egito

Denise 01/06/2023

Natureza sombria
Gênio que influenciou o horror cósmico de H.P. Lovecraft, Blackwood aborda a Natureza como elemento causador de estranhamento e horror.

Esta edição lindíssima da Clock Tower e da Ex Machina traz 5 novelas do autor, sendo Os Salgueiros a mais conhecida. Recheadas de referências autobiográficas, as histórias não apenas despertam inquietação e assombro, como também trazem uma reflexão espiritual e filosófica sobre o ser humano frente à grandeza de forças sobrenaturais antigas, cuja compreensão requer uma expansão de consciência.

A edição traz também introdução e diversos ensaios que ajudam a entender a importância do autor como um mestre do horror, que merecia ser mais reconhecido e difundido no meio literário.

Gostei demais! Única ressalva fica por conta da fonte muito pequena que dificultou um pouco a leitura.

Fernando 31/03/2023

Meio excelente, meio cansativo
Um equívoco editorial pode, aos olhos de um leitor iniciante, afundar o autor no desinteresse permanente. Os Salgueiros é uma série de contos de horror, mas que, conforme a progressão da leitura, se torna uma leitura cansativa. Enquanto as duas primeiras histórias são de um excelente horror convencional, a terceira - apesar do subtexto inteligente - nada tem de muito especial - agradando mais a Freud do que a Lovecraft. Por fim, o quarto texto é um terrível exercício de paciência. Falha do autor? Não, pois sua escrita é refinada, elegante e muito clara. O que acontece com essa edição é que o clima assustador se dispersa da metade para o final do livro, cabendo as escolhas editoriais a culpa por tornar o livro desinteressante. A propósito, Os Salgueiros (o conto) e O Wendigo são clássicos em forma e conteúdo, além de salvarem a edição do tédio e do desinteresse total.