Dragões da Trapaça

Dragões da Trapaça Margaret Weis
Tracy Hickman

Resenhas - Dragões da Trapaça – Destino de Dragonlance

Eduardo 25/02/2024

Tá aí uma leitura que me surpreendeu positivamente. Peguei esse livro na Bienal achando que seria uma história genérica de fantásia baseada em RPG, com um grupo viajando para derrotar o um vilão maligno e proteger o mundo, ou algo assim...

Mas o livro se mostra bem mais que isso. Ele de fato é uma obra de fantasia, com aventura e tudo o mais (como não poderia deixar de ser) mas sabe trabalhar isso com o que realmente faz uma história ser marcanter e prender o o leitor.

Já na primeira parte da história somos apresentados a um drama familiar, cercado de questões religiosas e sociais, num reino que segue dogmas muito semelhantes ao nosso mundo. Em meio a isso rola a guerra da lança (conhecida e muito pelos fãs antigos), e nós acompanhamos o que estas personagens, nesta história estavam fazendo durante este período, regrado a cerco de castelo e dragões. E a forma como esta parte termina deixa você incomodado, e dá a justificativa para o desenrolar do resto da história e apara a protagonista seguir a aventura dela.

Depois o livro se torna uma aventura incrivelmente interessante e divertida, ao mesmo tempo em que o plot principal se desenvolve enquanto você acompanha a aventura. Tu se mantêm interessado na intriga toda envolvendo o artefato, ao mesmo tempo em que se diverte com as passagens engraçadas que vem em determinados pontos, além de curtir a lore apresentada e, se for das antigas, a aparição de personagens clássicos do universo.

Quanto a lore, o livro é muito sagaz em apresentá-la. Consegue usar a própria ignorância da protagonista para mostrar ao leitor as questões dos deuses e do cenário, sem ficar massante e parecer um uma aula, e as apresenta a medida em que são necessárias: tudo fluido e mastigado.

Uma ótima leitura que eu não dava nada! Cheia de intriga, drama, questionamentos e partes divertidas. Vale demais a leitura!

Só não dou cinco estrelas pois acho que ele se perde um pouco em relação à alguns personagens, que agem de um jeito que eu pelo menos não entendi o porquê de estarem assim, ou de por que continuarem agindo de tal maneira.

Além disso vale ressaltar a questão da edição da editora Excelsior. Em questão de revisão, achei impecável! Nada de relevante a declarar, a não ser duas palavrinhas pequenhas. Mas em questão de qualidade gráfica, está bem lamentável. O livro tem um acabamento péssimo: encadernação de folhas soltas (aquele estilo colado direto na capa), bem simples; corte trilateral mal feito, a ponto de ter um desnivel nas folhas; além de um papel extremamente poroso, de um jeito que dá pra ver as fibras dele e de pensar que que ele vai esfarelar a qualque instante (e acho que isso ocorreu, já que achei um pedaço de página rasgada de outro livro, dentro do meu exemplar). Me custa acreditar que esse livro tenha sido publicado pela mesma editora que produz aqueles livros lindos e bem acabados da Marvel, e de outras grandes obras. Sei que D&D não deve ser a franquia mais rentável deles, porém está longe de ser uma que não dá lucro, visto o sucesso que a marca faz no mundo. Fora que eles publicaram já diversos livros e HQs de D&D com qualidade muito superior. Era justo manter esta mesma qualidade para um romance. Ainda mais para justificar o preço nada barato que se cobra por ele.

Leitor Noturno 25/06/2023

Resenha Noturna
Dragões, princesas, Reis, clérigos, anões, cavalheiros, o universo de Dungeons & Dragons retorna agora para a literatura. O mundo de RPG melhor elaborado em toda história, que fascinou até os garotos de Stranger Things, tem muitas adaptações literárias, e agora vamos conhecer a mais recente delas a chegar ao Brasil.

Destina é uma princesa, filha única do Rei Rosethorn, tem seu destino traçado há muitos anos, sem um filho homem acaba obrigada a assumir o poder quando seu pai morre em uma batalha sangrenta. Agora ela precisa crescer imediatamente, aprender técnicas de batalha, saber como seria a melhor forma de derrotar um dragão, ao mesmo tempo que tem a obrigação de defender seu povo que está sofrendo um ataque terrível, com centenas de pessoas ficando sem casa e indo se refugiar justamente no castelo.

Estes já seriam problemas suficientes para a garota, ainda bem jovem, se sentir insegura e com medo, mas o pior ainda irá acontecer, sua própria família irá trai-la, tomando o poder de si e a deixando sem ninguém para ajudá-la a retomar a herança deixada pelo seu pai.

O livro marca a estreia de uma nova série de Dragon Lance, e é bem introdutório, o que por um lado nos brinda com uma ampla, é bela, descrição do universo de D&D, por outro deixa as ações bem aquém do que poderiam ser, inclusive com um final de história mais aberto, deixando uma bela janela de questões em aberto para sua sequência. Assim temos uma obra de início diferente do que estamos acostumados, sem abordar muitos pontos que gostaríamos, mas indica que a sua sequência será bem melhor do que normalmente são os livros do meio de trilogias.

Gostei da leitura, sou fanático por D&D, jogo em RPG, em tabuleiro e agora temos até uma versão sua nas telonas do cinema, o jogo dos anos 80 não morre nunca e funciona em todos os tipos de mídia, na literatura não é diferente, não foi minha melhor experiência com uma adaptação sua para os livros, mas vejo que a série tem um potencial enorme, principalmente por Destina, sua personagem principal, ser muito carismática e boa de acompanhar, já estou mega ansioso para saber como será o desenrolar de sua aventura extremamente perigosa.