Entre a lucidez e a esperança

Entre a lucidez e a esperança Ana Michelle Soares

Resenhas - Entre a lucidez e a esperança

Nati Kubo 07/05/2023

Dançando com o vento ?? ???
O último livro de AnaMi (?) é tão reconfortante quanto os 2 primeiros. Penso que ela escreveu na medida. Tudo aquilo que queria dizer sem deixar a sutileza de lado. Hoje a imagino dançando com o vento em sua sua casa lavanda. AnaMi vive nas palavras!!! Eternizada na sua escrita. Aquela que será lembrada sempre com um sorriso no olhar ??

Aline.Roglio 04/02/2024

AnaMi
AnaMi nos deixa lições sutis e profundas. O autoconhecimento transforma e cura. Que lindo ver a metamorfose que os anos a teouxeram. Sobre vida.

Arminda 02/02/2024

Fantástico. Um livro que me trouxe emoções e reflexões com as quais busco entender a cada dia. É um livro muito bom, recomendo a todos e traz em palavras simples, fluidas e honestas muito da realidade. Assim como os outros livros da AnaMi, Entre a lucidez e a esperança é uma forma de ressignificarmos a vida e o tempo que temos conosco e com as pessoas que amamos.
Recomendo demais!

Mariana113 12/01/2024

Uma Expansão de pensamentos sobre finitude
Queria dizer obrigada pessoalmente, pelas reflexões profundas, pela emoção ressaltada e pelos bons sorrisos arrancados.
Leitura fácil e agradável.

Halynka 27/03/2024

Entre a lucidez e a esperança
Quem conhece os livros de Ana Mi sabe: ela escreve a real! A real sobre o câncer, a real sobre a vida e a real sobre a morte, não necessariamente nesta ordem ou, exceto pela morte e vida, relacionados.
Ana Mi descobriu que tinha câncer aos 28 anos e viveu até os 40 de uma maneira em que não deu oportunidade a quem quer que seja de dizer que ela perdeu a batalha para a doença! Porque uma coisa que Ana Mi fez nestes 12 anos entre a descoberta do câncer e a morte foi ganhar, inclusive, homenagens em vida, que de acordo com a autora, fazem mais sentido que as póstumas!

Leitura da vida real, fluida e emocionante, principalmente porque descreve um desfecho das outras duas leituras da autora, por ter sido o último livro escrito por Ana Mi, que hoje, em outra dimensão, dança ao vento!

TamirisRomer 03/11/2023

Expansão de consciência, sobre VIVER.
Escrita envolvente com uma história forte de quem se dedicou a VIVER com presença até o último suspiro, numa trajetória de coragem, luz e significado. Durante a leitura experimentei momentos de reflexão, emoção e aprendizado. AnaMi construiu um legado e deixou a @paliativas para ajudar pacientes, familiares e profissionais de saúde. E os livros são verdadeiros tesouros para quem deseja despertar sobre a finitude e viver plenamente. Amei, indico ?????
Ps.: AnaMi em qualquer dimensão, obrigada pela expansão de consciência, sou sua fã ?

Alcir1 10/07/2023

Sempre temos o que aprender.
"....Concluímos que é tecida por esse único tempo chamado agora. E no agora dela não cabia a morte. Cabia esperança..........Os médicos haviam me comunicado que seria difícil ela sair do hospital. O que eles não entenderam é que ninguém tem o direito de impedir que uma pessoa sonhe. A esperança era a paisagem derradeira que ela queria habitar......."(fla.76).
Valendo-se de um texto leve, de fácil comunicação, a autora dá, mais uma vez uma aula do esperançar. Sim. A vida só acaba com a morte. E aí vale o velho axioma "enquanto há vida, há esperança." E, que fique claro, não estamos falando de vida vegetativa. Não. A questão aqui é bem outra. Partindo do seu exemplo, Ana Michele nos ensina como viver com a doença grave, câncer neste caso, mostrando da importância dos ainda pouco conhecidos "Cuidados Paliativos" e ensinando-nos sobre como se comportar, não apenas sendo o doente, mas principalmente como o circunstante. Há um capítulo inteiro -- "E Como Posso Ajudar, Afinal?"-- , dedicado aos parentes, amigos e chegados, muito útil porque ensina, numa espécie de Manual do Circunstante, como se comportar, o que dizer, quando e como dizer. Excelente.
Cabe ainda destacar a coragem e perseverança de AnaMi. Não se entrega, a despeito de eventuais momentos de baixa, decorrentes dos momentos de muito sofrimento. Leitura indispensável para tantos quantos se preocupam com os outros.
Agora, uma pergunta que não quer calar. Sendo o Brasil um país laico, por quê não se liberta das correntes religiosas e institui a Eutanásia? Com a palavra os legisladores.

Grazielle.Bonfim 09/09/2023

A garota não morre no final
Ah gente? que leitura importante! Um tema tão tabu como o câncer, conseguiu ter a leveza da AnaMi e alcançar camadas de mim que vão reverberar baaastante!

Tem dois textos que me marcaram demais e com certeza vou revisitar no futuro:
O trecho que dá título ao livro (entre a lucidez e a esperança) e ?sonho lúcido?.

Leiam que vale a pena!

analupbrito 12/04/2024

"Entre a lucidez e a esperança", é o terceiro livro da autora Ana Michelle Soares, concluído em 2023 pouco antes da sua morte, é um livro escrito em sua grande parte em hospitais. Ana Michelle enfrentou o câncer desde 2011 e fez de sua vida um exemplo e ensinamento diário de como lidar com o câncer.
No livro há uma narrativa de seus dias de enfrentamento da doença, assim como de pessoas que ela encontrou pelo caminho. Com experiências vividas através do centro de cuidados paliativos, Ana Michelle pode trazer nesse livro dicas de como lidar com o câncer, não só para o próprio paciente, mas também para a família e amigos.
Ela traz dicas que não vem apenas de sua experiência, mas como de inúmeros pacientes aos quais ela conheceu.

Elispector 19/05/2024

Nesse livro a garota morre antes de você. Então viva
Ela se tratou, passeou, badalou, criou, cuidou, fez muitas amizades e palestras. Entre quimioterapias e paliatividades, alterou tanto. E então virou estrela ou estatística. Não importa. Valerá a pena se ela conseguir te tocar com gentileza de uma flor ou coices para te acordar. Eis o propósito: ser com propósito.

E deixou um último livro.

Leitura agradável e forte. Para repensar a vida e no pôr do sol que você não viu hoje.

É sobre a cura dessa vida que pensamos imortal .

E aceitar a finitude, por isso pores do sol e sorvetes são belos.

Dandara Virgínia | @dandaravmachado 15/06/2023

Tenho me despedido de gente importante ultimamente? vou sentir saudades, AnaMi! Ler você como sempre foi uma lição pra vida.

Andreza 16/04/2023

E voa...
AnaMi, obrigada por mais esse livro! Viva, nas palavras ???
Você segue sendo infinita, voando com o vento.

Fabi.Filippo 17/10/2023

Viver
? Vivendo essa minha finitude crônica , não mais me permito sufocos. Então a gente já combina aqui : nesta história a menina não morre no final. Ela vive: nas palavras . E isso basta.?

Ana Michelle Soares , ou simplesmente AnaMi , descobriu um câncer de mama aos 28 anos. Aos 32 anos descobriu que a doença havia evoluído com metástase. Recebeu um prognóstico sombrio dos médicos mas ressignificou sua vida e seguiu em frente.

Viveu da melhor forma todos os dias da sua vida , realizou sonhos , foi em busca de seus desejos e escreveu 3 livros maravilhosos. AnaMi faleceu , ou melhor foi dançar com o vento aos 40 anos , logo após concluir o manuscrito desse livro aqui .

Com sua escrita que mais parece uma conversa com uma amiga , fala sobre a importância dos cuidados paliativos, tenta desconstruir todo o tabu em torno do câncer e da própria morte e nos toca profundamente ao mostrar que a vida é o aqui e agora.

Não tem como não se emocionar com este livro que se inicia com o prefácio escrito por sua mãe.
E se ainda não leu os dois primeiros vale a pena iniciar por eles .

Bia 27/12/2023

Uma leitura fácil, gostosa, sobre um assunto necessário e obrigatório para qualquer profissional da saúde. Queria economizar a leitura pois sei que não vai haver 4°livro dessa autora cuja vida foi curta, intensa e produtiva de uma maneira tão especial quanto foi a da existência desse ser iluminado que foi a AnaMi. Obrigada por tanto

NathaliaDV 03/01/2024

Ana mi emociona em cada escrita. Nao tem como continuar sendo a mesma pessoa depois de ler esse livro.
Ana mi, você está eternizada na minha vida! Obrigada por tanto!