Patty Diphusa e fogo nas entranhas

Patty Diphusa e fogo nas entranhas Pedro Almodóvar

Resenhas - PATTY DIPHUSA, FOGO NAS ENTRANHAS E OUTRAS HISTÓRIAS

Paulo 17/02/2024

Patty Diphusa é uma personagem literária que Almodóvar inventou nos anos 80 e que era publicada em formato de crônica numa revista ou jornal. Aqui essas crônicas estão reunidas em livro e são seguidas de uma história fragmentada não relacionadas a Patty.

Patty é uma grande estrela pornô muito admirada e invejada, pelo menos segundo seu próprio relato, já que é ela mesma quem escreve os textos, que na narrativa também são publicados numa revista. Fico na dúvida se ela, uma mulher fútil, que só pensa em sexo e beleza é, como disseram algumas opiniões, uma crítica à "sociedade (madrilenha?) da época" ou se é uma criação machista de Almodóvar. Considerando as "anedotas" de estupro (infelizmente também presentes em alguns filmes do diretor/roteirista/escritor) e sua banalização, penso que é uma criação machista da época e que seria provavelmente inaceitável hoje se fosse texto novo.

Parece que Almodóvar ficou um período sem escrever sobre Patty entre os anos 80 e 90. No retorno desse hiato tive a sensação de que Patty ampliou um pouco seu repertório de assuntos e perspectivas, sem deixar de contar suas aventuras sexuais. A escrita de Patty/Almodóvar parece ter melhorado um pouco nesse retorno; embora as crônicas sejam bastante criativas e cômicas, a escrita é bastante simples e direta demais. Nessa época, anos 90, existe um encontro hipermetalinguístico muito interessante entre criador e criação.

Já o que se pode chamar de segunda parte, após Patty Diphusa, é composta de micro histórias que a princípio até parecem microcontos isolados mas que acabam se entrelaçando e fazendo uma conexão narrativa muitíssimo criativa, especialmente levando em consideração a quantidade de personagens e um background biográfico e psicológico dos personagens.
Contudo, a escrita é pobre de qualidades, é uma prosa direta demais, simples demais e objetivamente descritiva, como é a maior parte da primeira parte.

Uma reunião de histórias criativas, divertidas, cômicas e absurdas como no estilo cinematográfico de Almodóvar, infelizmente o conteúdo, em grande parte, é bastante problemático hoje e a escrita em ambas as partes tem essa pobreza descritiva, o que talvez seja proposital por serem textos despretensiosos.

Marcelo 09/01/2024

Resenha publicada no Booksgram @cellobooks ?
Escolhi Almodóvar para me fazer companhia nessa primeira leitura de 2024. E não poderia ter começado melhor...

Esse livro reúne 2 histórias criadas por Almodóvar: ?Patty Diphusa? e ?Fogo nas entranhas?.

A primeira trata-se de crônicas que Almodóvar escreveu na década de 80, quando criou a personagem Patty Diphusa: uma prostituta por volta de 40 anos, atriz pornô e que queria curtir a vida no auge do empoderamento feminino. São apresentadas aqui crônicas que o autor publicava regularmente na revista ?La Luna de Madri?. A cada crônica ele continua desenvolvendo as aventuras de Patty. Me lembrou muito as personagens brasileiras ?Radical Chic? do Miguel Paiva e ?Re Bordosa? do Angeli.

O mais legal aqui é perceber a evolução do autor, que depois de algum tempo interrompe esse trabalho por falta de tempo, e quando retoma, as características da época em que são escritas já mudaram, os anos 80 ficaram para trás, e não há mais espaço para Patty nos tempos atuais...

O segundo texto apresenta uma história protagonizada por um excêntrico grupo de mulheres, cujas vidas se cruzam pelo mútuo envolvimento com um chinês sentimental, dono de uma fábrica de absorventes íntimos e que, de tanto ser traído, se transforma no vilão da história, criando um absorvente que deixa as mulheres loucas de desejo sexual.

São textos engraçados (ok, algumas piadas já não cabem mais no contexto dos anos 2020...) mas adorei conhecer mais do Almodóvar no inicio de carreira. Super recomendo a leitura.

ANA 30/12/2023

Pra falar do Almodóvar.
Ele que parece que faz tudo sem pretensão, como uma brincadeira.
E se der errado tudo bem.
E realmente pode dar muito errado, mas também dá muito certo.
E que pode abandonar quando quiser, e voltar também quando der na telha.
E que pode fazer rir, e chocar, e dar um nervoso, e rejeitar, e adorar.
E fazer as pessoas das telas e das páginas se misturarem (e enfrentarem o próprio autor, por que não?).
E que parece tão ficção que não poderia ser mais verdade.
E que pode escrever uma década em forma de personagem. Ou falar por toda uma geração.
Só por isso.

l.paparelli_reads 11/11/2023

Ambos incríveis
Não tem palavras pra descrever como esses contos são maravilhosos, o Almodóvar tanto no cinema quanto na literatura faz isso com a gente, nos deixa sem palavras; então não falarei nada, só que vale muito a pena ler, recomendo demais

pedro 28/10/2023

Patty diphusa é a ancestral espanhola da fleabag

fogo nas entranhas é o vídeo "pedreiro" do porta dos fundos

Martony.Demes 27/10/2023

Um livro bem divertido, tenso e com muita lascívia, surpresas e a vida crua e real como sempre Pedro Almodóvar apresenta!

Caco 16/10/2023

São as cores.
É Almodóvar. Em suas palavras (traduzidas), em seu humor (ácido!) e também no drama.
É leitura colorida de sentidos individuais que se ampliam em lutas coletivas.
É recorte de sociedade tradicionalmente desbocada. E desbotada também?
Ler Almodóvar é imaginar um livro cinematográfico com ares independentes. É chacota desconstruída e integrante do ser.
Ler Almodóvar, assim como assistir Almodóvar, é olhar para o próprio ser humano mergulhado em sua humanidade.

Beatriz 09/10/2023

Nao gostei tanto de patty dispuhsa mas é uma história realmente bem almodovarlesca, já fogo nas entranhas eu adorei, achei hilario e finalmente o pedro almodovar acertou em usar do humor p criticar questoes de genero/sexo

Gabriela.Andrade 08/10/2023

Para o que o livro se propõe e como o Pedro falou na introdução pra não termos expectativas nem esperarmos nada do livro, eu dou 5 estrelas!

Escrachado, divertido e no final ainda tem uma distopia estilo Saramago

Adorei

leiturasdaursula 02/08/2023

Chocante, mas divertido, no sense?!
Este livro reúne uma coletânea de contos que contemplam a estreia do cineasta espanhol Pedro Almodóvar na literatura. A obra se divide em duas partes, sendo a primeira intitulada de “Patty Diphusa” e a segunda de “Fogo nas entranhas”. Na primeira parte, temos crônicas publicadas pelo autor na revista La Luna de Madrid ao longo da década de 1980. Aqui, somos apresentados às memórias ousadas de Patty Diphusa, uma estrela p0rnô que se vê como representante das mulheres protagonistas da época em que vive e passa por situações catastróficas e ch0oc@ntes.

Já na segunda parte intitulada "Fogo nas entranhas", somos conduzidos a uma história centrada em um grupo excêntrico de mulheres. As vidas delas se entrelaçam devido ao seu envolvimento com um chinês emotivo, proprietário de uma fábrica de absorventes íntimos. Esse chinês, após ser repetidamente traído, acaba se tornando o vilão da trama.

A obra é rápida de ler e até divertida, se você ignorar as problemáticas e estereótipos dos anos 1980. Não é um livro para se pr0blem@tizar e/ou ser levado ao “pé da letra”, ainda mais se considerando a excentricidade do Almodóvar. Eu gostei das inúmeras referências à década de 80, tanto musicais quanto cinematográficas. Com certeza, o autor trouxe muito da sua experiência nos cinemas para cá e pode ser uma boa pedida para os fãs de Almodóvar!

FellipeFFCardoso 20/07/2023

Almodóvar é um dos meus heróis pessoais. Foram muitas as vezes em que eu, na minha formação intelectual, pude me expandir a partir da obra dele. O livro que reúne textos escritos na década de 1980, especialmente a primeira parte de Patty Diphusa, são muito reflexivos daqueles primeiros anos de seu gênio artístico. Para quem tem um pouco mais de conhecimento sobre cultura espanhola e costumes nacionais, os textos ficam ainda mais saborosos. No entanto, como o próprio adverte num prefácio, é preciso ler este livro com as lentes da época. Mesmo porque não apenas nós todos seguimos nossos cursos, como também o próprio Almodóvar e seu trabalho amadureceram. É injusto comparar o fim com o início, mas é impossível nos distanciarmos daquilo é em razão daquilo que foi. Por isso, se pudesse daria nota 3,5, mas fico aqui com o quatro, porque o cinco ele mesmo já superou algumas vezes num passado recente e eu não tenho credibilidade alguma para avaliar qualquer coisa que ele venha a fazer.

Raffafust 08/06/2023

Toda inteligência e autenticidade de Almodóvar
Sou completamente fã de Almodóvar, quando vi que lançariam o livro no Brasil unindo 2 volumes lançados á fora corri para comprar.
Os textos são brilhantes, inteligente, incômodos na medida certa e deliciosamente verdadeiros.
Patty Diphusa é uma anti-heroína, não liga para o que é correto e sim para o que seu corpo pede. Com isso se mete em furadas, acerta e erra sem se preocupar com o amanhã, afinal é a década de 80 e não se tem muito controle - ou noção- das coisas.
Na segunda parte chamada de Fogo das Entranhas veremos um empresário e todo seu azar no que se refere ao amor, ou melhor às suas companheiras. Pedro nos apresenta textos sarcásticos, com o melhor e o pior do ser humano e finais surpreendentes ( ou esperados mas mesmo assim magníficos).
Amei de verdade. Um dos melhores do ano.

site: https://youtu.be/2xo7Z4E3agg