Tress, A Garota do Mar Esmeralda

Brandon Sanderson

Resenhas -

Marcos.Leste 12/04/2024

ACREDITAR SEMPRE
É uma história que captura nossa atenção do início ao fim. A narrativa, rica em reflexões profundas, flerta com o filosófico e nos convida a explorar os limites da aventura. A jornada de Tress é tecida com maestria, revelando uma personagem que evolui de forma notável ao longo da trama. Curiosa por natureza, Tress absorve o conhecimento com voracidade, transformando-se de uma jovem inquisitiva em uma mulher de astúcia e perspicácia incomparáveis.
Neste livro, Sanderson subverte expectativas ao trocar os papéis tradicionais: não é a princesa que aguarda resgate, mas sim um nobre que precisa ser salvo. A história se entrelaça com um personagem de livros anteriores: “O Caminho dos Reis” e “Palavras de Radiância”, e nos guia através de uma memória fragmentada que se reconstrói página a página.
Prepare-se para ser surpreendido por reviravoltas inesperadas e revelações que, algumas vezes, são perceptíveis durante a leitura, enquanto outras permanecem veladas até o momento oportuno. Cada elemento é cuidadosamente conectado, criando uma tapeçaria narrativa sem falhas.
Este livro é uma celebração da alegria, um hino à persistência, adaptação e confiança. Uma obra que não apenas entretém, mas também inspira e ressoa com a mensagem de que, diante dos desafios, devemos sempre perseverar.
Regis 13/04/2024minha estante
Gostei muito da resenha, Marcos! Esse já está na minha listinha. ??

Marcos.Leste 13/04/2024minha estante
Adorei o a história

Lari ... 13/04/2024minha estante
Que resenha boa, Marcos! Fiquei curiosa. Mais um para minha interminável lista rsrs

Pedro3146 16/04/2024minha estante
Rapaz, que resenha sensacional, vou ter o livro em conta quando for comprar alguns.

Marcos.Leste 16/04/2024minha estante
Obrigado ??

@lendocomjulian 04/06/2023

Excelente!
Eu gostei bastante do livro, a escrita é super fluida e a história envolvente.

Os personagens são bem interessantes e os mares (cada um com sua peculiaridade) excepcionais

Para a resenha completa, acesse o perfil @lendocomjulian no instagram

Rosangela Max 27/10/2023

Potencial desperdiçado.
É uma história agradável e com um conjunto de personagens curiosos. Principalmente gostei da Tress, do Charlie e do Fort.
O que me incomodou é que enredo tem muito planejamento envolvido e pouca ação, o que é uma pena porque história com navio-pirata inspira muitas aventuras e aqui quase nada acontece. Até a luta com a feiticeira achei fraca.
É uma história mais adequada para o público infanto-juvenil. Apesar de acreditar que mesmo esse público iria adorar uma dose maior de aventuras.
O ponto alto ficou por conta desta edição que está lindíssima!
Recomendo a leitura.
Sitta 27/10/2023minha estante
Quando o livro é visto de forma individual,sem relevar o universo compartilhado do Sanderson , concordo com a sua opinião. Todavia , ao meu ver , o ápice do livro está nas referências e nos personagens ?compartilhados ? desse universo. Quando visto dessa forma , o livro se transforma em algo grandioso .( na minha opinião ,claro )

Rosangela Max 27/10/2023minha estante
Um dos motivos da literatura ser tão enriquecedora é o fato dela proporcionar percepções e experiências de leitura diferentes para cada leitor. Obrigada por compartilhar as suas.

Fabio 28/10/2023minha estante
Vixi, me desanimou kkkkk

Rosangela Max 28/10/2023minha estante
Não desanima, não! ?

Mel 25/03/2024

Um Mar de Encantos
Um livro de fantasia, aventura e muitos ensinamentos válidos para a vida!
Algumas passagens são tão valiosas que vale a pena serem destacadas.

As aventuras de uma garota destemida na busca de resgatar seu amor, nos leva há um mundo mágico, encantado e fascinante. Assim é Tress!!!

Charlie e Tress têm vidas completamente opostas, onde a classe social é algo que os afasta e os impediria de manter qualquer tipo de relação. Mas para amor, nada é impossível!!

Aaaah o amor... Ele nos arrebata, e não poderia ser diferente para esses jovens sonhadores!

Movida por esse sentimento lindo, Tress sai em busca de seu amado que está sob o domínio de uma feiticeira muito poderosa.
Desbravando os mares, ela começa essa linda jornada.

Com vários personagens marcantes, sombrios e muito peculiares, Brandon Sanderson nos faz viajar junto com eles por mundos incríveis!!

Leitura muito fluida, envolvente e com ilustrações lindíssimas!!

É uma história carregada de aventura, determinação, força, resiliência, amizade e coragem.

Vale muito a pena!!

E assim finalizamos mais uma LC maravilhosa! Obrigada aos meus queridos pela companhia em mais uma de tantas que ainda teremos pela frente.
Aaah, não poderia me esquecer do debate de milhões... GENTEEEE, vocês são incríveis demais!!

??
Elton.Oliveira 25/03/2024minha estante
Eita !!! Uma resenha por aqui ... Que coisa boa ?? !!! Se o livro lhe provocou essa vontade, deve ter sido maravilhosa essa leitura! Ainda não li nada de Sanderson , já estou super curioso em conhecer ! Adorei a resenha Mel !

Vitoria.F 25/03/2024minha estante
Mel, que bela resenha ??

Vitoria.F 25/03/2024minha estante
Sempre é uma delícia ler com você!

Iris.Reis 25/03/2024minha estante
Mô, resenha linda demais !

Fabio 25/03/2024minha estante
Falar de amor é quase tão bom quanto amar, e amar é tudo. Amar é olhar para fora como se estivesse olhando para dentro ... e esse amor é o que nos move, nos da forças e nos faz levantar todos os dias e nos impulsiona a olhar para frente com esperança, pois sabemos que lá, encontraremos o amor... aquele amor que cultivamos no aqui e agora!
Que belíssimo texto, minha linda!???
De uma escrita sensível, tocante repleta de sentimentos, que nos fascina e que nos desperta a vontade de pegarmos esse livro agora e devorarmos, para tão somente vivenciarmos os sentimentos que experenciou durante a leitura!
Parabéns meu anjo, por esse texto impecável! ???
Sou seu fã!??

Jordan 25/03/2024minha estante
Tress foi lindo ???

Duda.bae 25/03/2024minha estante
Fiquei ainda mais interessada em ler esse livro, resenha maravilhosa, Mel!! ?????

Mel 25/03/2024minha estante
Elton, meu querido, obrigada pelo elogio. ?
Um de seus comentários me incentivou a fazer resenhas, obrigada por isso. Fico feliz que tenha gostado desse texto tão breve e singelo! ??

Obrigada Vi!!! Que bom que gostou! Ler com vocês tem sido de grande

Mel 25/03/2024minha estante
Obrigada Vi!! Que bom que você gostou! ?
Ler com vocês tem sido muito prazeroso e não me vejo mais sem nossas LCS!! ??

Mel 25/03/2024minha estante
Mô, obrigadaaa!! Eu amei a sua também!!! Que delícia de leitura!! ??

Mel 25/03/2024minha estante
Fábio, meu lindo... ? Sua opinião é de muita importância para mim, você sabe disso!!
Você me incentiva cada vez mais para fazer minhas resenhas e eu tento não te decepcionar. Sou grata a ti por tanto carinho e dedicação comigo! Você é incrível!!
Concordo com você... Falar de amor é tão bom quanto amar!!
???

Mel 25/03/2024minha estante
Foi lindo, maravilhoso!!! E a excelente companhia abrilhantou ainda mais essa experiência, Jordin!!
??

Mel 25/03/2024minha estante
Aaah Dudinha, você precisa ler, linda!! Foi uma experiência incrível demais!!
Que bom que você gostou. Obrigada pelo carinho, sua linda!! ???

Rogéria Martins 25/03/2024minha estante
Mel, que resenha perfeita!!! Você deveria escrever mais, sério!
Eu já queria ler o livro, mas suas palavras foram tão lindas que fiquei ainda mais animada!
Você escreve muito bem, sua linda! ?

Mel 25/03/2024minha estante
Obrigada Rô!!! Que bom que gostou!!
Leia o livro, tenho certeza que vai gostar!! ?

Emilia.Reis 25/03/2024minha estante
??? esse aí é pra guardar e reler sempre que possível

Mel 25/03/2024minha estante
Concordo, Mi! É maravilhoso demais!! ???

Regis 26/03/2024minha estante
Que resenha encantadora, Mel! ???
De Brandon Sanderson só li Elantris, mas adorei a escrita dele. Vou guardar esse para quando estiver buscando algo fofo e cativante para ler, amiga.

Mel 26/03/2024minha estante
Regis, obrigada pelo elogio, linda!! ??
Ler isso me envaidece, pois sou fã da sua escrita e muito sua admiradora!!!
É um livro lindo, minha amiga, leia você vai amar!!
????

DANILÃO1505 26/03/2024minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista!

Resenha de Artista!

Mel 27/03/2024minha estante
Obrigada Danilo, gentileza sua!! ?

CPF1964 27/03/2024minha estante
Excelente Resenha, Melina. ???

Mel 27/03/2024minha estante
Obrigada meu amigo querido!! ?

Queria Estar Lendo 21/06/2023

Resenha: Tress, A Garota do Mar Esmeralda
Tress, A Garota do Mar Esmeralda é o primeiro livro do Projeto Secreto (quatro histórias fantásticas, independentes, que o Brandon Sanderson escreveu durante a pandemia). Essa aqui fala sobre uma garota que coleciona copos resolvendo embarcar em uma missão de resgate.

Tress vive em uma rocha que não é realmente uma rocha, em um mar que não é realmente o mar. Ela coleciona copos, lava janelas e está bem contente com a sua vida. Principalmente com a parte que envolve Charlie, seu melhor amigo (e por quem ela é apaixonada). Quando os sentimentos dois dois parecem convergir em um momento feliz, no entanto, algo terrível acontece.

Charlie é levado pelo pai para uma viagem para buscar uma noiva. E o plano do garoto de postergar e entediar as candidatas poderia ser perfeito, não fosse um problema: ele some durante a viagem, capturado por uma Feiticeira que vive no mais terrível dos mares.

A única pessoa que parece interessada em salvá-lo é Tress, o que obriga a garota a fazer o impossível: deixar seu conforto e reunir coragem para se aventurar pelos mares a fim de resgatar o seu grande amor.

"(Tress estava sendo gentil. Eu teria dito que ele era mais doido que um milk-shake de nitroglicerina)."

Tress, A Garota do Mar Esmeralda é uma grande aventura divertida, e o Brandon Sanderson acerta mais uma vez. O livro é único e se passa na Cosmere, com direito a narração de um dos maiores personagens desse grande universo do autor: Hoid.

É ele quem nos conta a história de Tress, Charlie, da tripulação do Canto do Corvo (da qual o Hoid faz parte, inclusive, porque sim: ele é um personagem recorrente na história que está contando) e do mundo criativo que é esse de mares que não são mares.

Se você está familiarizade com a Cosmere, esse livro é um prato cheio de referências, comentários oportunos, comparações, curiosidades. Hoid está sempre ali pra nos relembrar de algum detalhe dos outros mundos desse universo, e a sensação nostálgica que bate com esses momentos torna essa leitura ainda mais emocionante para os fãs do livro do autor.

Mas, se você não conhece a Cosmere e nunca leu nada do Brandon Sanderson, é Tress que eu vou passar a inicar para começar a ler. Porque essa é uma aventura despretensiosa, cheia de coragem, amizade e amor. A sensação que tive ao ler foi bem parecida com a que A Princesa Prometida me passou (tanto o filme quanto o livro). Essa inclusive foi a história que inspirou o Brandon a escrever esse livro (é muito legal ser sobre o brainstorming dele no pós-escrito!).

Aqui você tem ótimos personagens, uma protagonista cheia de carisma, e um mundo fantástico criativo ao extremo.

Tress quer salvar Charlie. E tudo se desenrola a partir dessa decisão dela. Uma garota simples, nem um pouco extraordinária, se mostra uma das protagonistas mais incríveis que já tive a alegria de ler. Ela tem muita personalidade, um coração de ouro e uma curiosidade enervante que é sempre a responsável por salvá-la de todas as enrascadas que aparecem em seu caminho.

"Memórias têm um jeito de mudar. Azedando ou adoçando com o tempo."

Viajar pelo Mar Esmeralda (e pelo Carmesim e pelo da Meia-Noite, como a aventura exige dela) é uma grande provação. E a garota que conhecemos, apaixonada por copos e por sua rotina, precisa de muita coragem e esperteza para sobreviver. Duas coisas que ela tem de sobra.

Tress, A Garota do Mar Esmeralda é muito sobre a sua protagonista, mas também muito sobre a aventura e o que aparece no caminho dela por isso.

Para atravessar o Mar Esmeralda, Tress acaba se envolvendo com uma tripulação de piratas. Comandados pela cruel e fria capitã Crow, o pessoal do Canto do Corvo é de uma excentricidade apaixonante. Eu amei demais principalmente o trio que mais interage com a Tress: Fort (um brutamontes gentil, surdo - com uma representatividade bem sensível!), Ann (que é a pior atiradora que os mundos já viram) e Salay (que está em uma missão emocionante e particular).

E tem também o Huck, que é uma surpresa por si só. Muito carismático, muito querido e eu adorei o que ele acrescentou na trama (e toda a sub-trama que o acompanha!).

As interações e a construção do found family são bem notáveis, e é uma alegria acompanhar a evolução e a proximidade entre os personagens. Ah, claro, o Hoid também brilha em todo momento que aparece. Ele está com um probleminha mágico que o torna não tão útil às situações quanto poderia ser - e por isso é tão engraçado.

"Uma das grandes tragédias da vida é saber quantas pessoas no mundo foram feitas para voar, pintar, cantar ou conduzir - só que elas nunca têm a chance de descobrir isso."

Também é de uma tensão bem grande os embates entre a capitã e a tripulação, porque Crow representa o lado sombrio, terrível e mesquinho dos mares (que não são mares).

A questão com o sistema de magia e o funcionamento do mundo de Tress é muito interessante. Um dos mais criativos da Cosmere! Os mares são formados por esporos, e os esporos têm graus de perigo - mas, quanto mais aprendemos sobre ele, mais descobrimos que talvez nem tudo seja preto no branco como parecia no começo.

O Mar Carmesim foi meu favorito. Todo o conceito, como ele funciona, como é perigoso cria uma situação de tensão e de ação muito emocionante para a tripulação pirata. E como eles lidam com isso (com a Tress sendo a protagonista que é!) é genial.

Pra finalizar, preciso dizer que a narração do Hoid é um espetáculo da comédia. O timing cômico é perfeito; arranca risadas ao mesmo tempo em que coloca a gente pra pensar e também pra se emocionar. Brandon Sanderson, mais uma vez, me fazendo viver a montanha-russa de emoções que só uma história bem contada faz a gente viver.

"Estou soterrado em bravura, inteligência e heroísmo. Em vez disso, por favor, me dê um pouco de bom senso."

A edição da Trama ficou linda demais. Eu adorei que fizeram no mesmo estilo da edição do Kickstarter gringo, com adaptação de capa e de acabamento pra parecer muito com o original. O interior do livro tá a coisa mais maravilhosa do mundo, com detalhes coloridos e ilustrações divinas (feitas por Howard Lyon). A tradução de Pedro Ribeiro também ficou excelente, traduzindo o bom humor e a emoção da melhor maneira. Só achei que a revisão pecou um pouco em alguns momentos. Pra um livro tão caro e tão bem feito, esperava um pouco mais cuidado com a gramática, vírgulas e letras no meio de palavras.

Tress, A Garota do Mar Esmeralda é aquele tipo de fantasia em volume único cujas páginas passam sem que você perceba. Quando termina, deixa um vazio no coração - mas aquele vazio de despedida de personagens e aventura que marcaram para sempre.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2023/06/resenha-tress-garota-do-mar-esmeralda.html

Nilsonln 07/01/2024

Piratas das esmeraldas
Já é unânime para mim que os livros de Brandon Sanderson são excelentes e
"Tress, a garota do Mar Esmeralda: Projeto Secreto #1" vêm para coraborar minha afirmação.

Aqui temos uma história simples, porém empolgante, onde acompanhamos Tress e sua busca por seu amor aprisionado em mares distantes e desconhecidos.

A narrativa é maravilhosa, no melhor estilo aventuresco das histórias de piratas. Os personagens são muito bem construídos e interessantes.

Como o próprio Sanderson disse, trata-se de um conto de fadas para adultos, e realmente é, mas foi feito para qualquer idade, pois não há muita violência e não apela nunca para algo sexual.

Não vejo a hora de poder ler os próximos livros do projeto!

Gostei da leitura? AMEI
Valeu o tempo dispendido? SIM
Quero ler mais do autor? SIM
Recomendo a leitura? SIM

Li também do autor Brandon Sanderson e recomendo: "Coração de aço (Executores Livro 1)", "Skyward: Conquiste as estrelas", "Starsight: Veja além das estrelas (Skyward Livro 2)",
"O caminho dos reis: Livro 1 (Os Relatos da Guerra das Tempestades)".

alice 24/01/2024

"Tudo é extraordinário em você, Tress."
"Se você quer criar heróis, não dê a eles algo pelo que lutar. Dê a eles alguém por quem lutar."

Um conto de fadas diferenciado, aqui a mocinha é a verdadeira heroína e a jornada acaba sendo mais importante do que a conclusão de seu objetivo final.

Tress vive em uma Ilha cheia de rochas, rodeada pelo mar esmeralda. Apesar do cenário inóspito, ela encontra nas pequenas coisas de sua rotina um motivo para ser feliz e um desses motivos é o Charlie; filho do Duque, que finge ser um jardineiro e tem uma infinidade de assuntos e histórias para contar.

A vida de Tress muda drasticamente quando Charlie é obrigado a sair da ilha para encontrar uma noiva e quando falha nessa missão, é entregue para a criatura mais temível dos mares de esporos: a Feiticeira.

Tress que nunca imaginou ser a protagonista de uma aventura, parte em busca de seu amor. E assim começa uma história que me conquistou desde o início.

Sanderson trouxe uma narrativa mágica e inclusiva, ele convida e instiga o leitor a imaginar a grandiosidade de seu universo ? um mar que não é feito de água mas de esporos, criaturas sedentas, um dragão vivendo em um desses mares ?, dos personagens memoráveis e aventuras ainda mais memoráveis. Tress passa por diversos desafios e em cada desafio torcemos ainda mais por seu sucesso, ela tem uma bondade natural e isso não a deixa tola, a força de Tress vem do fato dela ter um bom coração e pensar de forma inteligente.

É um livro que fala sobre ir além do que estava predestinado, sobre a importância das amizades, de olhar com bondade para aqueles que já estão com o coração corroído por uma vida sofrida e que vale a pena sim, acreditar e lutar por quem você ama. E que nem sempre precisa de músculos para ganhar uma batalha.

Sempre que eu pegava esse livro, a sensação era de estar em um dia chuvoso, debaixo das cobertas e tomando uma bebida quente (mesmo no calor infernal). É uma história aconchegante sobre uma colecionadora de copos, que vira amiga de um rato falante e consegue conquistar piratas em um mar repleto de esporos e luas gigantes.

Um dos pontos altos é a narração do Hoid e apesar do livro ter essa vibe de fábula/conto de fadas, Hoid traz um humor mais adulto, sem perder a essência fantástica da jornada de Tress.

Terminei esse livro querendo voltar para a história novamente.
Moringan 24/01/2024minha estante
Linda resenha, Alice

alice 25/01/2024minha estante
Muito obrigada, Ellen!
E obrigada por ter instigado a leitura com os seus históricos, é um livro maravilhoso :)

Moringan 25/01/2024minha estante
Aguardando seus históricos sobre O Caminho dos Reis, viu? haha

alice 25/01/2024minha estante
Pode deixar, ele vai ser o próximo rs

Rogéria Martins 28/01/2024minha estante
Que resenha maravilhosa, Alice! As expectativas estão ainda mais altas para essa leitura.
Amei suas observações ??

alice 28/01/2024minha estante
Muito brigada, Rogéria! Torcendo para que goste da leitura ?

vic. 23/07/2023

Incrível...
... Assim como toda obra do Brandon Sanderson! Um livro extremamente gostosinho de ler, apesar de ter quase 500 paginas, você nem sente que está lendo! Sensacional como sempre, uma história tão incrível e bem construída que fiquei chocada de ter sido finalizada em apenas um livro. Leiam, leiam tudo do Brandon Sanderson porque ele é INCRÍVEL

Karina 01/06/2023

Será que haverá um livro dele que eu não vou favoritar?
Escrita incrível como só o Brandon é capaz de traçar! Enredo fantástico, surpreendente, divertido, cativante e com uma evolução maravilhosa!

Amei a Tress em todas as suas fases! Desde a garota que colecionava copos, sem nada além do comum, e morava em uma rocha no mar esmeralda, até a completa transformação desta garota em todo o seu potencial!

A forma com que a história é contada, do ponto de vista de Hoid, segue uma vibe de conto de fadas, já que esta é uma história paralela da Cosmere (um universo fantástico em que todas as histórias dos livros do Sanderson se entrelaçam).

Confesso que tive que assistir a um vídeo de uma booktuber para entender a importância de Hoid e a ligação dele com as outras histórias da Cosmere, já que a maioria dos livros do Sanderson ainda não foram traduzidos.

Estou muito ansiosa para a continuação de "Os caminhos do Rei" e futuros lançamentos deste autor, que considero o melhor escritor de fantasia da contemporaneidade!

Robson 03/06/2023

Sanderson continua sendo incrível
"Que outra coisa, além de uma pessoa, você podia fortalecer meramente se importando?"

Ainda não estou bem familiarizado com cosmere, entoa tive bastante receio a ler logo essa história, mas dps de ver que não era teria problemas, embarquei na leitura. E cara que livro foda. A história é narrada pelo Hoid, personagem q não conheço muito, mas é bastante importante para o universo do Sanderson, e particularmente achei ele incrível, inclusive sua narração. Tress é outra personagem maravilhosa, amei ela, o geitinho pacato dela do início do livro, e todo seu desenvolvimento.

Achei o mundo bastante interessante com todas as suas peculiaridades da forma que o Brandon gosta de fazer

Sério leiam Tress, leiam Brandon Sanderson

Bastos 03/06/2023

Primeiro livro que leio do autor e já me apaixonei. Pensa em um livro maravilhoso de se ler, aquela leitura prazerosa e leve que não da vontade de parar.

O mundo criado é fantastico e único, os mares de esporos e a reação de cada com a água é foda demais. Serio o livro podia ter mais umas 500 páginas só deles explorando os mares que eu ia amar.

Único detalhe que não me agradou muito foi o final, achei um pouco simples e apressado, só que nada que estrague essa obra. Estou ansioso para ler mais obras do autor.

Aelita Lear 29/01/2024

Ai, ai, que livro lindoooo
Tress é um livro lindo. Lindo na história, lindo na edição... Estou boba como eu amei esse livro. Ele é tão leve, tão fofinho. Não há nada de errado, é envolvente e surpreendente. Adorei o universo criado pelo autor, o plot no final, ser um livro contado pelo ponto de vista do Hoid... Que perfeição! Amei demais, recomendo a leitura e commmmm certeza virou favorito

Ulisses San 20/02/2024

Conto de Fadas para Adultos
É difícil descrever quando o livro é bom, farei uma pequena resenha sobre.
O livro é típico de uma boa aventura, contendo ação, o vilão, a mocinha e seus amigos, e perigos onde a morte é só um detalhe.

A história é contada pelo ilustre Hoid (figurinha carimbada das histórias do Brandon), narra a história de Tress uma garota que vive literalmente em uma Rocha, ilha minúscula, onde leva uma vida para lá de pacata. Ali ela tem sua primeira paixão de adolescência que desencadeia toda a trama do livro.

Tress inicia sua jornada pelo Mar Esmeralda, que não é bem um mar, é um mar de esporos mortais.
Em sua "navegação" a protagonista encontrará mais aventuras que um dia sonhou em ter na vida.

Ali ela desenvolve o poder da amizade fraternal e vai se auto descobrindo, do que é justo e do que não é, Tress não possui nenhum poder mágico, mas possui a maior arma de todas, ela é altruísta com todos que conhecem, até mesmo dos vilões.

Brandon Sanderson não ti deixará monótono em nenhum momento do livro, em cada capítulo ele vai introduzindo mais drama na história.
O desfecho dado pelo XXXX te deixará pensativo ao termino do livro.

Leitura obrigatória para os amantes de aventura e para quem curti uma obra feito com muito primor.

Jéssica 27/05/2024

Parece um conto de fadas
Livro bom, bem escrito, leve, que tem uma mensagem bonita e fofa. Me lembrou os filmes da Disney. A experiência fica um pouco deficiente em algumas referências a Cosmere pra que não leu os outros livros do Sanderson (tipo eu).

Segundo que eu leio dele, mas ainda assim, não me pegou?

Pjmluvx 26/07/2023

Sal e Prata, Esporo não mata
Eu entendi galera, eu finalmente entendi o hype por esse calvo.

Brandon Sanderson é um fucking escritor mesmo, estou deitando pra ele, sabe mucho.

Esse livro é um conto de fadas muito espirituoso, ao mesmo tempo que não é de forma alguma infantil.
A narração é espetacular e muito bem acertada no tom ora sério, ora bobo, e pelo que eu entendi ele emprestou o personagem de outros livros dele. Deu certo.

A tress é uma protagonista muito legal de acompanhar, e o Brandon realmente sabe escrever uma mulher, finalmente um autor que não sexualiza ou fetichiza a protagonista a cada respirada que ela dá.

É um livro muito bem escrito e prendeu minha atenção na maior parte, infelizmente não sou fã de piratas então isso tirou um pouco da diversão pra mim na segunda metade, mas até assim eu consegui aproveitar muito.

Fora a atmosfera do livro, os detalhezinhos, e as ilustrações!!! Meu deus as ilustrações. Façam mais livros com ilustrações serioo que coisa maravilhosa a criança dentro de mim vibrou a cada página que eu virei e me deparei com uma.