Comida é memória

Comida é memória Jane M. G. Lutti

Resenhas - Comida é memória

maria.e.sousa.7 18/06/2023

Delicado
O segundo livro de Jane Lutti, Comida é Memória, é uma obra delicada, sensível e também divertida, em alguns momentos. De fato, aquece o coração e nos manda para o fogão - porque sim, ela compartilhar todas as receitas deliciosas cujas histórias conta nas crônicas bem escritas.

Gostei particularmente da crônica ?? ?Sanduíche de linguiça e tomate do seu João?, onde ela faz uma homenagem ao seu pai, já falecido. Realmente tocante!

Lutti cria tal intimidade com sua prosa que ao ler as crônicas nos sentimos compartilhando a sua história, como se de fato estivéssemos proseando no meio da tarde, tomando um café recém coado, com um bolo fumegante e perfumado. Vale a leitura e vale tentar as receitas!
Recomendo!

regifreitas 14/02/2024

COMIDA É MEMÓRIA: 23 HISTÓRIAS DE COZINHA PARA AQUECER O CORAÇÃO (2023), Jane M. G. Lutti.

Livros que tratam do lado afetivo da cozinha sempre me chamam a atenção. Cozinhar pra mim, mais do que receitas elaboradas e técnicas, sempre significou reunir as pessoas amadas em torno de uma comida gostosa, num ambiente acolhedor, regado com boas e divertidas conversas.

As comidas contam histórias. A vaca atolada que experimentei pela primeira vez na casa da Rita e do Adones. A maionese esquecida num almoço de domingo na casa da Cris. Os "xis" de 1,99 do carrinho de lanche da esquina, com a Ana Cristina e o Fabene. Os festivais gastronômicos com a Juliana e a Andrea. As porções (gigantes!) de batatas com bacon do Adriano Lanches, com a Giordana e o Ricardo. Os bolos "comprados", degustados nas tardes de cafés filosóficos com a Carlise. Recentemente, os Cafés na companhia de minha amada! Todos deixaram e deixam marcas e lembranças de bons momentos, e sobretudo, da amizade, do carinho e do amor por essas pessoas!

São histórias como essas que Jane Lutti conta aqui em COMIDA É MEMÓRIA. Pratos e receitas marcantes ao longo de uma vida. Relatos ternos e bem humorados nos quais as pessoas importam tanto ou mais do que os próprios pratos degustados.
Afinal, a mesa, o prato e o tempo de nossas vidas a gente não divide com qualquer pessoa! Somente com quem significa!
Marta Skoober 14/02/2024minha estante
Parecido com Minha mãe fazia?

regifreitas 16/02/2024minha estante
no mesmo estilo.

Marta Skoober 16/02/2024minha estante
Então deve ser gostosinho de ler

regifreitas 17/02/2024minha estante
eu gostei mais do MINHA MÃE FAZIA. mesmo assim, foi um leitura gostosa.

Keilizie.Santaroza 08/08/2023

Um amorzinho
O livro é exatamente o título dele "Comida é Memória". Nele a autora traz em cada capítulo um prato associado a alguma memória afetiva e sua história por trás dele. No final do livro as receitas de todos os pratos são apresentadas juntamente com seu modo de preparo. Um livro bem gostosinho de se ler !
asisoynara 13/08/2023minha estante
Pela sua resenha parece ser muito interessante ?

Amanda 26/12/2023

Um livro cheio de memórias
E com cheiro de comida temperada de amor! Lindo demais, me inspirou a correr atrás de algumas receitas de família! Não quis ler correndo, li uma receita por vez, aos poucos, como se estivesse degustando!