Chuva de Vento

Chuva de Vento Breno Leite Brito

Resenhas - Chuva de Vento

Uma pequena leitora 04/12/2023

História marcante
Temas sensíveis + história emocionante + protagonista forte + enredo bem estruturado + citações de músicas + leitura rápida e super fluída.

Começamos essa resenha te mostrando que "chuva de vento", não é só mais um livro de literatura e romance, ele vai muito além disso.

Logo de início nos conectamos com a nossa protagonista Judith, uma mulher de personalidade muito forte, decidida e que se sentia totalmente desconfortável quando algo não lhe agradava.
(Para nós mulheres, ler um livro com uma personagem tão forte nos inspira)

Esse enredo irá nos mostrar uma mãe que tenta se reconciliar com o seu filho, pois, após sua separação com o seu ex marido, não houve uma aceitação por parte de André e que desde o dia em que esse episódio ocorreu, eles nunca mais haviam se comunicado ou ao menos se visto.
As mágoas do passado ainda existiam e muitas feridas ainda estavam abertas...

Uma festa de ano-novo está por vir e Judith com a intenção de ter uma folguinha no fim de ano, decidiu ir para a casa de sua mãe... mas esse não era o motivo real pois o coração dela estava pulsando por seu filho e ela tinha o desejo de que esse ano novo fosse totalmente diferente.

Nesse viagem, Judith irá ter uma descoberta imensa sobre seu filho! Qual descoberta será esta?

A barreira que existe entre ela e André será finalmente quebrada?
Você só irá saber lendo o livro.

Minhas considerações: Eu amei esse livro, pois o autor tem uma escrita clara e envolvente.

Alguns personagens adicionais foram vistos na história e gostei bastante da Amélia, filha de Judith que no auge dos seus 17 anos ama samba, reggae rock e MPB e essa frase dela me pegou: "Por que o bom da vida é ser eclética ".

O enredo foi super elaborado e a cada capítulo que passamos a história vai se completando, nos prendendo ainda mais na história e nos deixando ansiosos para saber o final.

Alguns temas adicionais são citados na história como por exemplo as dificuldades de que toda família passa, o famoso drama familia, além de muitos outros que são importantes para enriquecer a história, mas descritos de uma forma leve.

Espero que leiam e que gostem da história assim como eu.

Patrick Furtado 20/11/2023

Um novelão
Carta aberta a Breno Leite Brito

Eu, como bom noveleiro que sou, logo nas primeiras páginas de Chuva de Vento me deparei com um enredo digno de novela das 9.
A trama familiar criada pelo autor me remeteu diretamente aos conflitos escritos por Manoel Carlos em suas inesquecíveis historias e porque não comparar Judith a uma Helena? Personalidade forte, determinada, mãe, guerreira, não abaixa a cabeca pra ninguém, mas acima de tudo uma mulher normal, repleta de sentimentos, ou seja, protagonista.

Mas se você pensa que para por aí, está enganado, minha veia televisiva ainda conseguiu encaixar mais 2 grandes novelistas nessa história criada por Breno, são eles: Walcyr Carrasco e Glória Peres.

Walcyr com seus grandes circos dramáticos, capaz de levar uma família inteira para frente da tv, é visivelmente encontrado em uma cena onde uma das personagens tenta expulsar os convidados de uma festa, simplesmente ameaçando-os com uma mangueira, pronta para dar-lhes um banho d'agua. juro! É impossivel não rir com toda situação.

E claro, uma telenovela só é boa se tiver barraco, mulheres se estapeando nos locais mais inusitados. Assim como Glória Peres adora colocar suas personagens para jogo, Breno também cria uma cena clássica de briga entre rivais no corredor de um hospital.

Trama familiar, segredos, ameaças, amor proibido e um enredo digno de um novelão "Global".

Motivos é o que não faltam para você ler Chuva de Vento. Não perca tempo!

Entrelivros_efilho 09/11/2023

Judith é uma funcionária pública que vem tentando há um tempo se reconciliar com André, seu filho mais velho que desde a sua separação do ex-marido mora com a avó em Maceió. Decidida a se reconciliar de vez com ele, ela aproveita o feriado de ano novo e vai para a casa da mãe em Maceió no fuscão que recebeu de herança do pai na companhia da sua filha Amélia e de Fátima, sua empregada, mas que é muito mais que uma amiga.

Durante a viagem o fuscão quebra e por acaso do destino elas se deparam com Marcelo, um rapaz desconhecido que por coincidência está indo para o mesmo destino e lhes oferece uma carona, mas ao chegar em Maceió, a viagem que era para ser tranquila e de reconciliação, se torna uma tempestade de mágoas, ressentimentos e muitas descobertas.

Esse é o livro de estreia do autor e ele começou muito bem, já mostrou que sabe como envolver e prender o leitor do início ao fim com uma escrita leve, fluida, objetiva e viciante. Por ter pouco mais de duzentas páginas, fiz a leitura em uma tarde sem perceber, o autor abordou temas reais e importantes como a homofobia, preconceito e dramas familiares de forma leve porque recheou o enredo com várias referências musicas e com muitos momentos descontraídos, o que nos faz conectar fácil com Judtih e mais alguns personagens.

Judith é uma personagem que nos cativa por sua força, determinação e por sua coragem, como mãe preciso dizer que entendo algum de seus sentimentos porque em 90% da nossa vida, abrimos mão do que é melhor para nós para fazermos o que é melhor para os filhos, e quando usamos os 10% que faltam para fazer algo por nós e algo “dá errado”, nos culpamos e nos entregamos a um looping eterno de: e se eu não tivesse feito isso? E se? E se.... então em alguns momentos em que ela estava vulnerável a mercê da mãe que é agressiva, manipuladora e cruel, eu só queria abraçá-la e não soltá-la nunca mais, e o que mais me cativou é que independente de tudo, ela não desistiu, seguiu buscando a reconciliação com seu filho até o último segundo.

O autor criou muito bem os personagens detestáveis desse enredo, quando pensei que iria detestar só a mãe da Judith, conheci a irmã Jane e detestei mais ainda, e o triste é que elas são muito reais, porque são tão preconceituosas e maldosas que nem vale a pena expressar aqui, mas confesso, em certo momento do livro me senti tão vingada que queria abrir até um champanhe para comemorar hahaha, a cena só não foi mais perfeita porque eu não podia entrar no livro pra ajudar, porque se pudesse, seria per-fei-to!!

Mas temos aqui também personagens cativantes que vão ganhar seu coração: a Fátima com seu jeito reclamão, o tio Geraldo que é um fofo com seu jeito sempre apaziguador, a Amélia e seu espirito livre e prático, o Marcelo com seu jeito alegre sincero e André com sua timidez e coragem de assumir quem é, deixam a leitura fluída e cativante, cada um deles roubou um pedacinho do meu coração, fiquei morrendo de vontade de passar um dia na praia com eles, tenho certeza que seria apaixonante.

O autor abordou a homofobia, preconceito, a toxidade que muitas vezes acontece no ambiente familiar, a violência e toda a hipocrisia não só com homossexuais, mas com todas as pessoas que ao ver da sociedade arbitrária que ainda vivemos, infelizmente, são fora do “normal”, mas, entregou também, empatia, reconciliações, recomeços, muita representatividade LGBTQIA+ e o coração muito quentinho no final.

Raiane.moraes 29/09/2023

Muito BOOOOM!
"Liga sim meu amor. A gente sempre liga [...] Nenhuma pessoa, de bebê, criança e velho, gosta de parece ridicularizado. Todo mundo liga. Todo mundo liga, sim. E todo mundo se fere, mesmo preferindo mentir para si mesmo."

Chuva de vento

É um livro que aborda questões familiares muito necessárias a serem discutidas.
Primeiramente iremos conhecer Judith, uma funcionária pública que com seu fuscão que recebeu de herança do seu pai. Teve a ideias de ir visitar sua mãe com o carro, no feriadão de fim de ano.

Mesmo sabendo de tudo que poderia ocorrer nessa viagem, Judith estava disposta a tentar evitar possíveis brigas, pois nossa protagonista de personalidade forte, não se da muito bem com sua mãe.

Só que essa viagem rendeu uma história que iria abalar um pouco Judith, uma descoberta totalmente nova em sua vida. O que a fez de primeiro momento ficar em choque, e não aceitar muito bem o que foi revelado a ela.

Porém com o desenrolar da trama, iremos perceber o amadurecimento de ideias dos personagens, e como as coisas irão fluir é extremamente interessante e instigante.

Como disse ao autor, sua escrita é parecidíssima com a da Fernanda Torres, e eu estou simplesmente encantada por tudo que aconteceu nessa obra. Representatividade LGBTQIA+, desentendimentos familiares, a aula que os personagens deram sobre o assunto foi incrivelmente maravilhosa. Eu amei ter a experiência de ler esse livro, que eu já tinha grandes expectativas e todas elas foram supridas.

Marya 20/09/2023

Eu amei desfrutar de uma narrativa curtinha e bem detalhada. Em um espaço de tempo tão curto, eu conheci personagens cativantes, e deparei-me com uma história que trouxe muitas reflexões.

Durante o processo de leitura, você vai embarcar em uma viagem, juntamente com Judith, Amélia e Fátima. Para começo de conversa, a funcionária pública, Judith, tem um relacionamento conturbado com sua família, isso inclui a filho André, a mãe Luiza, e a irmã Maria Rejane. (Jane como prefere ser chamada). Durante uma viagem para Maceió, Judith vê-se em uma saia justa, o fusca quebra no meio do caminho; a sorte é que conseguiriam carona com um rapaz desconhecido, por nome Marcelo. Detalhe: temos uma reviravolta na história, e Marcelo torna-se alguém importante na narrativa.

O livro nos proporciona uma história com representatividade LGBT. Contudo, a história também é sobre família, recomeço, amizade, e segunda chance. Uma verdadeira chuva de vento.

De um modo geral, a leitura fluiu agradavelmente, posso assegurar-lhes que a história é rápida, fluida e sem enrolação. Confesso que, eu fiquei deveras encantada, estou certa de que os personagens secundários foram bem desenvolvidos na trama. Posso sem receio, afirmar que, tais personagem ensinaram-me que "família não é só de sangue."

Anna Clara e Clarissa 02/09/2023

VEM LER TAMBÉM!
Oieee, gente!!! Viemos trazer para vocês a resenha desse livro que tivemos a oportunidade de ler recentemente. Breno Leite escreve de uma forma única que nos faz mergulhar em cada página da história! Vem saber um pouquinho mais dessa obra!!!

Aqui somos apresentadas a Judith, a mãe de André e Amélia. Devido a desafios do passado, uma distância se formou entre ela e André, que agora vive em Maceió com sua avó materna. No entanto, quando chega o Ano Novo, Judith, acompanhada por Amélia e Fátima (uma ajudante da família) embarcam em uma viagem de fusca até a casa da mãe de Judith. A viagem está repleta de acontecimentos marcantes e, no percurso, elas cruzam com Marcelo, cuja ajuda se torna essencial quando o fusca deixa todas elas na mão.

Neste enredo, temos complexas e difíceis dinâmicas familiares, como a relação de Judith com André, sua relação com a mãe e com a irmã. Há uma série de problemas não resolvidos que permeiam a trama. Além disso, é abordado uma temática super importante: o amor entre André e Marcelo, que desafia tabus dentro da própria família.

Esta história está repleta de acontecimentos que vão manter você totalmente envolvido desde o começo até o desfecho. Cada página será uma imersão, deixando você ansioso para descobrir como tudo se desenrola. Tem muita água pra correr nesse rio...

Esperamos que tenham gostado desse post. Vocês ficaram com vontade de conhecer a história fe Judith? Como será que vai se dar o final dessa trama intensa?

Naty @livrossaofilhos 04/07/2023

Um bom drama familiar
Nessa história vamos encontrar dramas familiares, representatividade e autoconhecimento, tudo com uma escrita cativante e super fluida.

Nos primeiros capítulos conhecemos Judith que tem personalidade forte e quer se reencontrar com seu filho André que foi morar com a avó Dona Luiza depois do divórcio de seus pais, Judith terá que ir pra casa de sua mãe, mas é relação das duas é bem complicada. Para fazer essa viagem ela vai no seu Fusca azul que é seu xodó.

É um problema com o Fusca que faz ela conhecer Marcelo e pegar carona com ele pra chegar na casa de sua mãe. Chegando lá percebemos como a mágoa entre as duas é grande, houve separações, escândalos e muito drama familiar.

Chegando lá, Judith descobre que André está morando com sua irmã mais velha Jane e teremos mais reflexões e cenas dramáticas.

Essa é uma história que me cativou e trouxe muitas reflexões sobre nossas escolhas e como isso afeta a família. Andre não fica de fora dessas mágoas já que sua avó não gosta de seu jeito e até fala sobre namoradas que nunca foram apresentadas.

É uma história que aquece o coração e que vai falar sobre perdão, família, amor, representatividade e vai te trazer para uma montanha russa de emoções. Com certeza é uma leitura que recomendo.

Leonardo 30/05/2023

Emocionante
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Chuva de vento lançado pela editora Viseu. O livro é de autoria de Breno de Leite Brito e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.

Os últimos dias de dezembro se aproximam quando Judith decide ir até Maceió visitar sua mãe e seu filho que, há algum tempo, foi morar com ela. O relacionamento de Judith com seu filho, André, não é dos melhores. Na verdade, faz cerca de três anos que eles sequer conversam entre si, pois por mais que a mãe tente, o filho evita quaisquer contatos.

Com isso, Judith, sua filha adolescente Amélia e a Fátima, uma mulher que trabalha como doméstica da família, parte para o município de Alagoas para tentar reestabelecer contato e passar as férias de fim de ano juntos. O clima em Maceió, no entanto, é tenso.

Luíza, mãe de Judith, também guarda uma série de rancores da própria filha, principalmente por ela ter se divorciado cerca de seis anos atrás. É nesse clima de animosidade que as três chegam até a casa de Luíza. E para piorar, Judith descobre que seu filho não está mais morando com a avó, mas sim com sua tia, uma mulher ácida e mesquinha chamada Maria Rejane.

Em busca de tentar recriar os laços com André, Judith então passa a descobrir mais sobre o filho durante aqueles dias, principalmente a respeito da sexualidade do garoto. Com isso, o que seria uma viagem tranquila de fim de ano se torna um temporal de mágoa, ressentimento e novas descobertas para todos.

Com cerca de duzentas páginas, "Chuva de vento" trás uma protagonista incrível chamada Judith, mãe que tenta reestabelecer o contato com seu filho depois de tanto tempo longe. Por mais que tenha suas falhas, Judith está disposta a tentar superá-las para reaver seu diálogo com André, e isso é lindo de se acompanhar durante a leitura.

Isso porque a hospedagem de Judith, Fátima e Amélia na casa de Luiza não é nenhum pouco fácil. A matriarca da família é uma mulher extremamente conservadora, agressiva e ácida. É muito difícil não sentir um ranço gigante dessa mulher! Dela e da irmã de Judith, a Jane. Deu vontade de entrar na história e jogá-las pra bem longe.

Mas no meio de tanto caos, é incrível ver como Judith consegue, aos poucos, reestabelecer contato com seu filho no meio há tantas descobertas. Parece até que eles estão se vendo de verdade pela primeira vez, já que toda aquela fase de culpa e ódio cego que nutriam um pelo outro já se encerrou.

Nisso, o autor consegue estabelecer uma ótima narrativa. Trabalha então temas como aceitação, relacionamentos tóxicos dentro da própria família e empatia de uma forma muito bem desenvolvida!

Por mais que a história traga elementos tão intensos, ela é super fluída e fácil de ler! Li em cerca de dois dias e fiquei apaixonado pela trajetória de alguns personagens! Ideal para quem quer um livro que desenvolva relacionamentos familiares com maestria!

analimajp 25/05/2023

Tem um lugarzinho especial no meu coração
Eu estou apaixonada por esse livro. A narrativa gostosa, personagens carismáticos, escrita fluida. E eu estou falando de um livro de estréia, mas que já mostra o quanto o Breno é brilhante.

O livro tem uma narrativa divertidíssima e isso por causa da relação maravilhosa entre Judith, Amélia e Fátima. Dei muita risada com essas três.

Também chorei de soluçar com os conflitos de Judith e sua mãe. O reencontro dela com o André é emocionante, reconfortante e cheio de amor.

Esse livro trata de um drama familiar vivido por muitas famílias mundo a fora. (Não vou falar mais sobre isso para não dar spoiler)?
Veremos reencontros cheios de mágoas e ressentimentos, mas veremos também, perdão, aceitação, renovo e muito amor.

Esse livro tem sem dúvida um cantinho guardado no meu coração. O final me deixou com o coração quentinho e eu tô emotiva pra caramba, então chorei horrores sim!?

Pollyanna Reis 23/04/2023

CHUVA DE VENTO
?? Chuva de Vento é um livro que aborda muito as complexidades das relações familiares, e os conflitos que muitas vezes são guardados à sete chaves, quando se trata de família.

Judith é funcionária pública, divorciada e tem dois filhos, Amélia e André. Desde que se divorciou do marido, seu filho mais velho mora na casa da avó Luíza, e desde então Judith tenta uma reconciliação. Com o ano novo chegando, ela resolve colocar o pé na estrada, pois não suporta mais esse afastamento. O destino é Maceió, e junto com essa viagem algumas surpresas, segredos e traumas virão à tona. Será que Judith e André estão disposto a enfrentar essa tempestade?

?? Uma história com representatividade LGBT que aborda temas importantes como: família, relações familiares, perdão, traumas, amizade, confiança, aceitação, autoconhecimento, coragem, respeito e fé. Que nos mostra as imperfeições, as turbulências e os dramas familiares. A luta de uma mãe querendo errar menos, enfrentando seus próprios demônios para poder reencontrar o filho.

Judith, tem uma relação difícil com a mãe e a irmã. Relação essa, que acaba refletindo sobre seu próprio relacionamento com o filho. Mas gostei de acompanhar e de vê que apesar de ter errado, ela não desistiu de quebrar esse ciclo.

Gostei muito dos personagens secundários. Marcelo, Amélia, Fátima e o tio Geraldo são personagens que representam bem a famosa frase ?família é aquela que escolhemos, não necessariamente do mesmo sangue, mas que corresponde do mesmo amar.?

A escrita do autor é fluida, envolvente e muito direta. Chuva de Vento é uma história rápida, sem enrolação e grandes reviravoltas. Confesso que fiquei desejando mais algumas páginas, pois acredito que algumas questões poderiam ter um maior aprofundamento.

Mais que recomendado!

?? A senhora geralmente não queria saber o que eu pensava, apenas falava o que vinha a sua mente, e eu que me virasse para aceitar...?

?? Simples assim, né? ? Claro, mãe ? disse Amélia, levemente impaciente, roubando uma azeitona. ? A vida já é complicada demais. Pra que a gente complicar mais ainda??